busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Quarta-feira, 6/8/2014
Mongólia:ainda dá tempo
Eugenia Zerbini



Sob mediação de João Luiz Marques, filósofo e jornalista cultural, o Clube de Leitura da Biblioteca Monteiro Lobato reúne-se no próximo dia 8/8, às 20 horas, na biblioteca que lhe empresta o nome. A conversa será sobre Mongólia (Cia das Letras), de Bernardo Carvalho, que recebeu o prêmio APCA de melhor romance, em 2003, e o Jabuti no ano seguinte.

Um jovem diplomata brasileiro, servindo na China, recebe a missão de partir para Mongólia, em busca do filho desaparecido de um embaixador. Sem pistas claras, em meio a paroxismos e contradições, surge uma Mongólia que emerge dos escombros da União Soviética, povoada de nômades, xamãs, criadores de renas e divindades exóticas. Uma procura que ao mesmo tempo é perda e encontro. Uma das obras primas do romance brasileiro contemporâneo.

"No primeiro andar, ao abrir uma sala reservada às pinturas religiosas, segue direto para um quadro ao fundo, em que se vê uma deusa vermelha, cujo nome eu não compreendo, e começa a contar uma lenda cheia de detalhes que seu inglês obviamente não pode expressar, o que torna o relato ainda mais exaustivo e tortuoso, conforme ela tenta formular alternativas para o que não consegue dizer, tomando desvios que me parecem intermináveis. Diz que a deusa tinha sido uma mulher gananciosa, mas um dia, horrorizada com a consequência de seus desejos, se arrependeu, se retirou do mundo e se purificou etc. Leva horas nos detalhes, como uma criança. É mais que um suplício. Enquanto fala, sorri para mim. E pede os meus olhos. De vez em quando, pergunta se estou entendendo. Digo que sim, sempre. A figura no quadro é perturbadora, uma espécie de demônio feminino que bebe o sangue derramado de um crânio. No final do relato, que dura quase meia hora, ela me pergunta se acredito em alguma coisa. Já estou exausto, com a cabeça distante. Levo uns segundos para ouvir o que ela está me perguntando, mas antes de poder responder, ela mesma se adianta e diz: "Pois eu acredito em tudo", sempre sorrindo. Diz que adora acreditar".

O que: Clube de Leitura da Biblioteca Monteiro Lobato

Quando: 8/8, sexta-feira, das 20 às 22 hrs.

Onde: Biblioteca Monteiro Lobato, à Rua General Jardim nš 485

Medição:João Luiz Marques

Evento Gratuito

Eugenia Zerbini
6/8/2014 às 15h57

 

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês