busca | avançada
59318 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Domingo, 31/8/2014
Clube de Leitura Sesc do Carmo
Eugenia Zerbini



Na última semana de agosto, reuniu-se o Clube de Leitura do Sesc do Carmo. Com três anos de funcionamento, é um dos grupos de leitura mais longevos da cidade de São Paulo. Na pauta do debate, a coletânea de poemas do notável poeta português Fernando Pessoa (1888-1935), organizada por Cleonice Bernardinelli. Sob mediação de Suzana Ramos Ventura (Doutora em Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa pela USP), a reunião contou ainda com a presença da jornalista e escritora portuguesa Inês Pedrosa. Autora de vários romances (entre eles Nas tuas mãos, Fazes-me falta, A eternidade e o desejo e Dentro de ti ver o mar), Inês Pedrosa esteve a frente da Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, de 2008 a abril deste ano.

Ó naus felizes, que do mar vago
Volveis enfim ao silêncio do porto
Depois de tanto nocturno mal -
Meu coração é um morto lago
E à margem triste do largo morto
Sonha um castelo medieval

Com a leitura desses versos, escritos por Pessoa em 1911, começou o diálogo sobre as características do modernismo português e brasileiro. Se no Brasil, o Movimento Modernista de 1922, iniciado ao mesmo tempo em que se comemorava o centenário da Independência, serviu para questionar o que era ser brasileiro, em Portugal, foi oportunidade, de forma geral, de se mostrar que era possível fazer-se no país poesia tão boa como a francesa, afirmou com humor Inês Pedrosa. O movimento mostrou-se uma procura pelo cosmopolitismo, mas um modernismo melancólico (vide a menção aos castelos medievais). Só os presentes puderam ter o privilégio à continuação dessa conversa...

Quem perdeu esse encontro, poderá associar-se ao próximo, que será dia 30 de setembro, às 19 horas, e irá discutir o livro Toda Poesia de Paulo Leminski (1944-1989).

O que: Clube de Leitura Sesc do Carmo
Quando: 30/9, às 19 horas
Onde: Sesc do Carmo, Rua do Carmo nš 147, Centro
Evento gratuito (inscrições [email protected])

Eugenia Zerbini
31/8/2014 às 22h36

 

busca | avançada
59318 visitas/dia
1,7 milhão/mês