busca | avançada
75378 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Quarta-feira, 22/10/2014
Lula e o Nazismo
Duanne Ribeiro

Comparações com o nazismo em discussões políticas são usuais ao ponto da internet ter cunhado uma nova falácia - o Reductio ad Hitlerum - e estabelecido uma lei pseudocientífica - a Lei de Godwin - mas estamos todos impressionados depois de Lula ter comparado os militantes do PSDB a nazistas ("Lula compara Aécio Neves e o PSDB aos nazistas", no Estadão; "Em comício no Recife, Lula compara tucanos aos nazistas", no Globo).

De acordo com outro hábito da rede, a indignação seletiva, esse choque aparece como se o próprio Aécio não tivesse feito comparação semelhante ("Aécio compara marqueteiro de Dilma a ministro nazista", no UOL), assim como Marina Silva ("Marina liga ataque do PT a frase atribuída a ministro nazista", na Folha). De modo similar, a indignação não percorreu os mesmos círculos quando Danilo Gentili comparou Luciana Genro a Hitler. E uma pesquisa rápida nos rincões do Google (não sejamos desinformados), nos lembraria que José Serra, em 2012, fez precisamente o mesmo ataque de Lula ("Serra vê 'nazismo' em militância do PT na internet", no Estadão). Sobre os boatos, distorções e mentiras de 2010, escrevi esta coluna.

Seria a competição de retórica de costume se não tivéssemos um lastro com o qual nos preocupar. O exemplo mais recente e forte nesse sentido é o da reação xenófoba contra nordestinos após o primeiro turno das eleições (compiladas pelo tumblr Esses Nordestinos; a Procuradoria Geral da República recebeu 85 denúncias de preconceito), que foram alimentadas pela declaração de Fernando Henrique Cardoso (sobre o caso, leia "Fernando Henrique e o preconceito contra o nordestino", no Jornalismo Wando). Mas há outros. Leonardo Sakamoto escreve sobre "Como a polarização das eleições trouxe o medo para dentro da escola" e Laura Capriglione que o "Ódio ao PT está matando a candidatura de Aécio Neves". Igualmente, não se pode tratar como pouca coisa a recorrente referência à "intervenção militar" por parte dos eleitores de Aécio (do qual este vídeo da TV Folha é só uma instância).

Embora aqui estejam ressaltados os casos ligados ao PSDB pela temática do post, manifestações desse tipo são preocupantes não importa o lado em que ocorram: é isso, para além de jogos de palavras, que de fato se compara ao nazismo. Portanto, incluam nos comentários o que haja de relacionado ligado ao PT.

Duanne Ribeiro
22/10/2014 às 11h10

 

busca | avançada
75378 visitas/dia
1,7 milhão/mês