busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês
Terça-feira, 3/3/2015
Raízes do Brasil
Celso A. Uequed Pitol

A Companhia das Letras reeditou "Raízes do Brasil", a primeira, mais conhecida e mais influente obra de Sérgio Buarque de Holanda.

Já lá se vão quase oitenta anos da primeira edição. Não parece. Ao contrário do que se passa com um Gilberto Freyre ou um Caio Prado Júnior, seus companheiros de geração, que precisam de ressalvas e cuidados para aproveitarmos, no meio de vários pontos de vista altamente discutíveis e superados, as grandes verdades que inegavelmente nos trazem, este trabalho de Sérgio Buarque chega até nós sem ter sofrido tanto com o tempo. Conceitos, expressões e temas ali presentes, como o de homem cordial, patriarcalismo, a adaptabilidade do português em face de outros ambientes e tantos outros são descontraidamente empregues nos mais diversos contextos e para os mais diversos propósitos, a ponto de se converterem em lugares-comuns do debate nacional.

Por isso, e por muito mais, trata-se de uma leitura obrigatória para quem queira, de alguma forma, participar deste debate.

Celso A. Uequed Pitol
3/3/2015 às 14h23

 

busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês