busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês
Quinta-feira, 5/3/2015
Cind Canuto
Julio Daio Borges



"Gosto mais de ler do que de escrever, mas escrever me ajuda a pensar melhor sobre o que leio. Escrever nos ajuda a encontrar nosso 'eu'. Nem sempre precisamos publicar. Aliás muita gente podia, por favor, não publicar. Rs."

1. Qual é a sua história com o Digestivo? (Como conheceu; há quanto tempo lê; por que acredita na iniciativa do Digestivo Blogs.)

Comecei a ler o digestivo quando fui estagiária no suplemento literário de Minas e um dos escritores publicados lá falou sobre o digestivo. Em 2009 assinei pra não esquecer de onde poderia encontrar sempre o que ler. O conteúdo de leitura da internet está em um emaranhado com tendência ao caos, por isso acredito na possibilidade de encontrar algo gostoso de ler entre os blogueiros do digestivo que por aí virão...

2. Qual é o seu "background" (sua formação)? De onde vem; o que estudou; quais trabalhos seus citaria etc.

Sou da comunicação. Fiz produção editorial e sou uma "impublicável" [explicações logo abaixo], nem mesmo o projeto experimental escrito na faculdade tem registro. Mas também eu não ia precisar do diploma pra atuar na comunicação...

3. Sobre quais temas vai falar/tratar no seu blog?

Sobre brasilidade e infância. Sobre o que somos e coisas que não deveríamos esquecer.

4. Você já teve blog? Se sim, qual (ou quais), e com que repercussão?

Já tive blog, sim. Não teve muita repercussão. Tenho alguns amigos que também escrevem e o liam, mas sempre eu acabava parando por falta de disciplina. Muitas coisas para fazer e pouco tempo para refletir.

5. Qual é sua relação com a escrita? Já escreveu em outros veículos/sites? Já publicou? Como foi a sua experiência nesse sentido (de colaborar e/ou publicar)?

Gosto mais de ler do que de escrever, mas escrever me ajuda a pensar melhor sobre o que leio. Escrever nos ajuda a encontrar nosso "eu". Nem sempre precisamos publicar. Aliás muita gente podia, por favor, não publicar. Rs.

Fizemos na faculdade uma revista: os impublicáveis. Um movimento que, aqui em Belo Horizonte, esteve nas mãos de alguns envolvidos com cultura. Sempre achei que meus colegas escrevessem e eu só ajudasse, mas também escrevi (pouco) e gostei, mais nesse sentido de encontrar a si mesmo no momento da escrita.

Não quero ensinar sobre teoria, mas ajuda se eu disser que há uma sacralidade na escrita que vem desde a época em que foi criada, e de seu suporte impresso, que permanece há centenas e até milhares de anos. Você tenta escrever o que vai permanecer. Não é o caso de todos, mas acontece.

6. Como é se interessar por cultura, ou ter uma atividade intelectual, ou simplesmente ler o Digestivo, num país como o Brasil, ou sendo brasileiro (a)? É uma profissão de fé? Ou é um desafio que te motiva (no dia a dia)?

Com certeza é um desafio. Tenho companhia nessa jornada e isso me motiva.

7. Você acha que, através da internet, podemos mudar esse cenário (de pouca cultura, pouco interesse pela vida intelectual, parca discussão de ideias etc.)?

Se não pudermos mudar o cenário geral, estaremos mudando o nosso cenário. Estaremos discutindo ideias. Eu sei que eu não poderia fazer outra coisa.

8. Quais foram suas maiores influências? (Não precisa, necessariamente, ser alguém conhecido ou "famoso". Pode citar obras e/ou experiências também.) Quais "modelos" pretende seguir (ou te servem de referência)?

Tudo começou com o gibi. Sofri influências severas de textos com mais de uma linguagem e minhas preferências são por coisas do tipo letra-harmonia, palavra-imagem, livro-objeto etc.

9. Mais alguma coisa que os Leitores precisam saber de você (mais alguma coisa que você gostaria de falar e eu não te perguntei)?

Eu não sei se eu tinha vontade de publicar algo. Pensei em fazer isso depois de bem velhinha porque sou lenta e gosto de ser assim. Não me importaria se achassem que eu não deveria. (Temo ser desnecessário.)

Mas ao mesmo tempo sinto que é preciso (navegar), não que alguém mais precise, mas eu preciso.

10. Onde mais a gente pode te encontrar? (Links ou referências, na internet, que você quiser/puder passar...)

Procure osimpublicaveis.com.br

Eu colaboro com o site e tem algumas coisas minhas lá...

Nota do Editor
Cind Canuto compõe o novo grupo de blogueiros do Digestivo Cultural ;-)

Julio Daio Borges
5/3/2015 às 12h02

 

busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês