busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês
Sexta-feira, 6/3/2015
Humberto Alitto
Julio Daio Borges



Atendendo a pedidos, publicamos pequenas entrevistas com os Blogueiros do Digestivo. Todo dia, no Blog do Digestivo, pelo menos uma nova entrevista. (Até que a plataforma esteja 100% pronta e você conheça os blogs propriamente ditos...!) - JDB

1. Qual é a sua história com o Digestivo? (Como conheceu; há quanto tempo lê; por que acredita na iniciativa do Digestivo Blogs.)

Conheci o Digestivo no ano de 2007, iniciando maior interação com comentários desde 2008. Os temas diversos e abordagem cultural sempre interessantes me fizeram tornar um leitor mais cativo deste portal.

O "Digestivo Blogs" é uma oportunidade de leitores se tornarem, de alguma forma, colaboradores dentro deste universo do saber. Seja escrevendo suas ficções, críticas, poesias ou ensaios de acordo ao gosto de cada um.

2. Qual é o seu "background" (sua formação)? De onde vem; o que estudou; quais trabalhos seus citaria etc.

Tomei conhecimento da literatura muito jovem, com 9 anos de idade já explorava temas da enciclopédia que minha Mãe colecionava. Com 11 anos, li Clarice Lispector e seu estilo atraiu minha curiosidade em buscar uma literatura semelhante. Passei, como todo bom aluno, lendo tudo que era obrigatório naquele tempo. Contudo, explorei um continente paralelo e, muitas vezes, lúdico. Era quase uma fuga este mergulho em livros, desde romances e até temas religiosos...

Nasci em 1973, no Sul de Minas Gerais. Numa cidade cercada por matas e muitas fazendas de café, montanhas, insetos e pouca gente. Apesar da cidade ser considerada o Vale da Eletrônica, hoje tem cerca de 40 mil habitantes. Por falta de opção e por gostar de tecnologia, fiz Análise de Sistemas. Quando mudei para São Paulo em 1996, para realizar um estágio na Hewlett Packard, com sede em Alphaville, realizei uma pós-graduação em Marketing Internacional.

Mais tarde, e já mergulhado na vida cultura de São Paulo, resolvi iniciar um mestrado em Semiótica da Comunicação na PUC. Minha pesquisa seria com a obra dos modernistas, Mario de Andrade em especial. Tendo como foco neste campo de pesquisa a peça teatral Macunaíma, adaptada da obra de Mario pelo diretor teatral Antunes Filho. Isto me rendeu algumas visitas ao CPT (Centro de Pesquisa Teatral).

No período entre 2001 a 2008, realizei cursos de cinema na Casper Líbero, CineSesc, cursos de teatro físico com a Cia Luis Louis e oficina teatral com Marco Plá e Aline Borsari (atualmente no grupo Théâtre du Soleil), que rendeu uma peça teatral encenada no espaço Fábrica. Esta peça teve contribuição do grupo na dramaturgia e encenação. O que me deu mais maturidade para seguir com o ferramental de crítica literária e semiótica aprendidos durante o período de estudos na PUC e que utilizaria no melhor entendimento da dramaturgia.

Tenho um conto publicado na revista digital Fênix, da Academia de Letras da USP. Sempre que posso acompanho a agenda da Flap!, que eu acho um evento super importante para o universo literário daqui de São Paulo. E a Flap! já teve eventos envolvendo escritores da América Latina.

Realizei alguns cursos no Centro Cultural b_arco, alguns cursos de contos e minicontos com Marcelino Freire, alguns de fotografia e de desenho com o estúdio do Ferenc Kiss.

3. Sobre quais temas vai falar/tratar no seu blog?

O intuito do meu blog será abordar temas do cotidiano ligados a cultura, tecnologias, ciência e esportes na cidade de São Paulo. Também, pretendo exercitar um pouco a crítica teatral e literária dentro do universo que visito. Tais como peças teatrais, literatura, filmes, museus, e também esportes.

4. Você já teve blog? Se sim, qual (ou quais), e com que repercussão?

Atualmente, tenho uma coluna chamada Openland dentro do portal de corridas Running News e que fala sobre equipamentos tecnológicos para corredores.

Tive blogs no UOL e iG (hoje desativados). Mantenho desde 2006 o blog Apodiforme, apenas para divulgar vídeos, alguns textos sem pretensão de atrair o olhar de leitores mais sérios. O Apodiforme tem alcance global, apesar de escrito em português.

5. Qual é sua relação com a escrita? Já escreveu em outros veículos/sites? Já publicou? Como foi a sua experiência nesse sentido (de colaborar e/ou publicar)?

Exercito a escrita de forma menos intensa do que a leitura.

Atualmente, tenho escrito contos e mini-contos que já ultrapassam 100. O único site que escrevo como convidado seria o portal Running News. E que não tenho uma obrigatoriedade de escrever frequentemente. Dado que escrevo apenas sobre material que testo durante um período de tempo para análise.

Tenho realizado alguns testes de produtos para corrida e, eventualmente, apareço na revista Sport Life. Este mês coloquei um teste de um tênis de competição da marca japonesa Mizuno.

Estou participando de um núcleo de novos escritores e pretendemos lançar uma coletânea impressa de contos, prevista para este início de 2015. Onde publicarei dois contos.

No ano de 2009, colaborei com uma edição digital da revista Fênix e foi muito especial ter participado.

6. Como é se interessar por cultura, ou ter uma atividade intelectual, ou simplesmente ler o Digestivo, num país como o Brasil, ou sendo brasileiro? É uma profissão de fé? Ou é um desafio que te motiva (no dia a dia)?

Primeiramente, tenho o hábito da leitura desde pequeno. Posso não ter uma formação intelectual voltada totalmente para a filosofia, cuja base eu ainda considero precária. Mas o estudo do Homem, temas ligados a sociologia, assim como arte, religião ou saúde, sempre me interessaram.

Não posso evoluir como pessoa sem compreender, primeiramente, de onde parti e para onde estou indo. (Por mais platônico que possa parecer.) Este "para onde estou indo" é o que sempre me motivou. E, isto também, é preparar-se para envelhecer. Pois, um dia, chegarei lá...

7. Você acha que, através da internet, podemos mudar esse cenário (de pouca cultura, pouco interesse pela vida intelectual, parca discussão de ideias etc.)?

O despertar pelo interesse cultural de cada um é um grande desafio. Eu mesmo, muitas vezes, me vejo mais fazendo ócio, que não agrega nada, puramente por preguiça.

A força do hábito, isto deve ser incentivado. O hábito da leitura, da curiosidade em descobrir obras de arte e seus significados, de visitar museus, teatros, participar mais das atividades culturais.

A internet é um imenso recurso e portal, mas despertar e atrair leitores para um portal mais sério, que divulga cultura e outros temas ligados ao saber, continuará sendo um desafio de quem produz tal conteúdo e de quem quer massificar o conhecimento. E não pode existir barreiras para o saber.

8. Quais foram suas maiores influências? (Não precisa, necessariamente, ser alguém conhecido ou "famoso". Pode citar obras e/ou experiências também.) Quais "modelos" pretende seguir (ou te servem de referência)?

Primeiramente, minha Mãe. Ela lia muito e meu tio, seu irmão.

Depois, um professor de matemática que era da Ordem Rosacruz. Este me despertou o lado místico, e li muitas obras ligadas tanto as religiões orientais, quanto a prática do Yoga.

Da literatura, como tinha comentado, despertei minha paixão por Clarice Lispector com 11 anos de idade. Fui descobrindo a turma dela, outros escritores, e fui aumentando este núcleo de escritores que me interessavam e continuam interessando.

Atualmente, tenho contato com Santiano Nazarian, que descobri em São Paulo. É muito fácil em São Paulo toparmos com estes jovens e talentosos escritores. Fernanda Young, também.

Ana Rusche, Paulo Ferraz, tive contato em 2008 pela produção da poesia deles. Assim como, da poesia mais underground e do pessoal do Cooperifa, revista O Casulo, Casa das Rosas, oGangorra, clube Noir, espaço Os Satyros, lugares que atraem escritores, novos talentos, atores e todo universo, seja da vanguarda ou da arte contemporânea.

Antunes Filho é uma pessoa que admiro profundamente e Charles Cosac, com sua editora. Charles conseguiu desenvolver lindas obras que atraíram novos leitores, proporcionando uma nova formação de leitores, sem dúvida.

Existem muitos blogs que eu leio com mais frequência, diferentes estilos e alguns gringos ou espanhóis. Gosto do realismo, da escrita rápida de Marcelino Freire, Xico Sá e por aí vai...

9. Mais alguma coisa que os Leitores precisam saber de você (mais alguma coisa que você gostaria de falar e eu não te perguntei)?

Sou praticante de atletismo e corridas de rua desde 2008. Completei 7 corridas de São Silvestre seguidamente e duas maratonas nos últimos 12 meses. Lembrando a todos que São Silvestre não é uma maratona, mas uma prova de pedestrianismo de 15 kilômetros. Uma maratona tem a distância oficial de 42 kilômetros (ou 42.195 metros). Tenho como desejo completar a maratona de Veneza (por ser neto de Italianos) e Atenas (o berço das maratonas).

10. Onde mais a gente pode te encontrar? (Links ou referências, na internet, que você quiser/puder passar...)

Facebook, Linkedin, Twitter, Youtube, Blogs Apodiforme e Openland.

Tenho uma página no Facebook de nome ContoCorrendo. A iniciativa do ContoCorrendo é ter uma forma de produzir contos e minicontos inspirados nas idéias que tenho enquanto estou correndo.

Com a corrida, adquiri maior concentração e organização, mais concentração e disciplina. Para não distrair muito, costumo focar num tema. Muitas vezes, isto desenvolve um trecho de uma música, de um poema ou de um conto. Quero daqui a um tempo publicar um livro de contos deste projeto.

Nota do Editor
Humberto Alitto compõe o novo grupo de blogueiros do Digestivo Cultural ;-)

Julio Daio Borges
6/3/2015 às 13h12

 

busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês