busca | avançada
49427 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Sexta-feira, 19/6/2015
Anchieta Rocha
Julio Daio Borges

Atendendo a pedidos, publicamos pequenas entrevistas com os Blogueiros do Digestivo. Todo dia, no Blog do Digestivo, pelo menos uma nova entrevista. (Até que a plataforma esteja 100% pronta e você conheça os blogs propriamente ditos...!) - JDB

1. Qual é a sua história com o Digestivo? (Como conheceu; há quanto tempo lê; por que acredita na iniciativa do Digestivo Blogs.)

Tenho muita curiosidade por blogs e sites literários. Fiquei conhecendo o Digestivo por intermédio de Marta Barcellos, umas de suas colaboradoras.

2. Qual é o seu "background" (sua formação)? De onde vem; o que estudou; quais trabalhos seus citaria etc.

Nasci em Pitangui, MG, moro em Belo Horizonte, fiz letras nas PUC-BH.

3. Sobre quais temas vai falar/tratar no seu blog?

Vou editar contos e crônicas, notas e citações relacionadas com literatura e artes.

4. Você já teve blog? Se sim, qual (ou quais), e com que repercussão?

Nunca tive blog, mas acho muito interessante, principalmente pra quem gosta de escrever e divulgar.

5. Qual é sua relação com a escrita? Já escreveu em outros veículos/sites? Já publicou? Como foi a sua experiência nesse sentido (de colaborar e/ou publicar)?

A minha relação com a escrita é relativamente nova. Praticamente comecei a escrever depois que me aposentei. Tenho publicado livros, em sites literários e em antologias.

6. Como é se interessar por cultura, ou ter uma atividade intelectual, ou simplesmente ler o Digestivo, num país como o Brasil, ou sendo brasileiro? É uma profissão de fé? Ou é um desafio que te motiva (no dia a dia)?

Interessar-se por cultura ou ter uma atividade intelectual nos proporciona prazer. Como professor, driblei muitos desafios e faria tudo de novo mais motivado ainda. Quanto ao Digestivo, eu o acho interessante e diferenciado por acolher colaboradores de todas as áreas e tendências.

7. Você acha que, através da internet, podemos mudar esse cenário (de pouca cultura, pouco interesse pela vida intelectual, parca discussão de ideias etc.)?

Podemos mudar, mas temos saber como chegar aos que não têm acesso ou não se interessam. Temos que decifrá-los, laçá-los e içá-los.

8. Quais foram suas maiores influências? (Não precisa, necessariamente, ser alguém conhecido ou "famoso". Pode citar obras e/ou experiências também.) Quais "modelos" pretende seguir (ou te servem de referência)?

Em vez de influência prefiro dizer que mais provocaram impacto em mim. São eles: Guimarães Rosa, Fernando Pessoa, García Márquez, Henry Miller, Dalton Trevisan, D.H. Lawrence, Stefan Zweig e outros. Publiquei recentemente pela Editora Jaguatirica o romance Dias de Vinho e de Chumbo. Participei de mesas literárias na Flipoços, Off Flip e Estação das Letras no Rio.

9. Mais alguma coisa que os Leitores precisam saber de você (mais alguma coisa que você gostaria de falar e eu não te perguntei)?

O que os leitores precisam saber que a coisa que mais me toca é quando eu consigo tocá-los.

10. Onde mais a gente pode te encontrar? (Links ou referências, na internet, que você quiser/puder passar...)

No Facebook e no e-mail.

Nota do Editor
Anchieta Rocha compõe o grupo de blogueiros do Digestivo Cultural ;-)

Julio Daio Borges
19/6/2015 às 12h46

 

busca | avançada
49427 visitas/dia
1,7 milhão/mês