busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Segunda-feira, 22/6/2015
Hector Ângelo
Julio Daio Borges

Atendendo a pedidos, publicamos pequenas entrevistas com os Blogueiros do Digestivo. (Até que a plataforma esteja 100% pronta e você conheça os blogs propriamente ditos...!) - JDB

1. Qual é a sua história com o Digestivo? (Como conheceu; há quanto tempo lê; por que acredita na iniciativa do Digestivo Blogs.)

Conheci o Digestivo Cultural no ano passado. Gosto muito da forma como divulgam a cultura. Assim como o site, quero espalhar arte por onde eu passar. Levar arte para crianças carentes. E, se possível, levar a arte brasileira pelo mundo afora.

2. Qual é o seu "background" (sua formação)? De onde vem; o que estudou; quais trabalhos seus citaria etc.

Como sou muito jovem, não tenho uma graduação ainda, mas tenho vontade de fazer arte. Já fiz alguns cursos que me ajudaram muito. Entre eles, o "Animação - Casa de Cinema Rosa Berardo", "Teatro - Cia. Zabriskie" e a "Oficina de Roteiro do David França Mendes".

Além dos meus livros, mantenho um blog onde escrevo novelas, contos e seriados. Tenho também duas páginas de desenhos nas redes sociais: Criative Croquetes e Criative Desenhos.

3. Sobre quais temas vai falar/tratar no seu blog?

Vou contar muita história, quero postar minhas 3 novelas: Histórias da Vida, Celebridade - Um caso de polícia e Futuros Contos. Quero lançar, ainda, A Morte da Bezerra e meu seriado Cérebrus & Pingulino.

4. Você já teve blog? Se sim, qual (ou quais), e com que repercussão?

Sim, já tive um blog destinado à minha banda virtual: 4 Stars.

Muita gente se espanta, por causa da minha idade... Entram por curiosidade, mas acabam gostando das minhas histórias.

5. Qual é sua relação com a escrita? Já escreveu em outros veículos/sites? Já publicou? Como foi a sua experiência nesse sentido (de colaborar e/ou publicar)?

Escrever, para mim, é uma coisa fundamental. O dia do lançamento do meu primeiro livro foi muito importante. Achei sensacional ver meu livro na livraria. Era o que eu mais queria. É muito emocionante ver um livro pronto.

Escrever na internet também é muito legal, porque, na mesma hora, você já recebe a opinião dos leitores.

6. Como é se interessar por cultura, ou ter uma atividade intelectual, ou simplesmente ler o Digestivo, num país como o Brasil, ou sendo brasileiro? É uma profissão de fé? Ou é um desafio que te motiva (no dia a dia)?

Gostar de cultura até que é fácil, mas ser intelectual, no Brasil, é muito complicado. Fui palestrante do "Forum Goiânia 2020 - A cidade que queremos" e falei sobre isso. Meu desejo é que minha cidade seja a capital da cultura no Brasil (sei que isso está longe).

Todos falam que arte não dá dinheiro, então não dão valor ao trabalho que o artista faz. Os pais não apoiam (felizmente não é meu caso), aí é preciso "trabalhar" para ganhar dinheiro - e fazer arte... para ser feliz.

7. Você acha que, através da internet, podemos mudar esse cenário (de pouca cultura, pouco interesse pela vida intelectual, parca discussão de ideias etc.)?

Acho que a internet pode ajudar muito. Isso já vem acontecendo. Sites com o Digestivo Cultural vêm facilitando a divulgação da arte.

É mais fácil acessar a internet do que abrir um livro. Mesmo em horário de trablho, as pessoas podem ler um texto, um conto, ver uma obra de arte etc.

8. Quais foram suas maiores influências? (Não precisa, necessariamente, ser alguém conhecido ou "famoso". Pode citar obras e/ou experiências também.) Quais "modelos" pretende seguir (ou te servem de referência)?

Não me inspiro em nenhum artista em particular. As ideias vão surgindo na minha cabeça e simplesmente passo para o papel. Não tenho um "modelo", digamos assim, mas sei o que quero ser quando crescer.

9. Mais alguma coisa que os Leitores precisam saber de você (mais alguma coisa que você gostaria de falar e eu não te perguntei)?

Além de escrever, sou artista plástico. Ano passado, fiz uma "individual" chamada "Mulheres". Perfilei 40 mulheres.

Neste ano, estou escrevendo meu 5º livro. Também estou preparando a exposição Arte na Sacola: uma mostra de 30 sacolas abordando temas como Contos Infantis, Diversidade Racial, e Social, e Festas Populares.

Tenho, ainda, o projeto "Arteiro do Bem", para levar arte até crianças carentes. Em 2015, quero reunir o maior número possível de artistas, a fim de que mais crianças tenham acesso à cultura.

10. Onde mais a gente pode te encontrar? (Links ou referências, na internet, que você quiser/puder passar...)

No Facebook, no Twitter e no e-mail.

Nota do Editor
Hector Ângelo compõe o grupo de blogueiros do Digestivo Cultural ;-)

Julio Daio Borges
22/6/2015 às 13h37

 

busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês