busca | avançada
59318 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Terça-feira, 23/6/2015
Mirian de Carvalho
Julio Daio Borges


Atendendo a pedidos, publicamos pequenas entrevistas com os Blogueiros do Digestivo. (Até que a plataforma esteja 100% pronta e você conheça os blogs propriamente ditos...!) - JDB

1. Qual é a sua história com o Digestivo? (Como conheceu; há quanto tempo lê; por que acredita na iniciativa do Digestivo Blogs.)

Em 2011, recebi o Digestivo via e-mail. Achei excelente pela variedade de temas abordados e pela diversidade de enfoques.

2. Qual é o seu "background" (sua formação)? De onde vem; o que estudou; quais trabalhos seus citaria etc.

Doutorado em Filosofia. Docência e pesquisa na UFRJ. Atividades literárias. Meus livros de poesias: Cantos do Visitante; Teia dos Labirintos; O Camaleão no Jardim; Travessias; Violinos de Barro; Nada mais que isto; 50 Poemas escolhidos pelo autor; Roteiro de Mitavaí; e Vazadouro.

3. Sobre quais temas vai falar/tratar no seu blog?

Questões relacionadas à cultura brasileira, dando destaque à literatura e à cultura popular.

4. Você já teve blog? Se sim, qual (ou quais), e com que repercussão?

Não. Mas já colaborei em blogs de amigos.

5. Qual é sua relação com a escrita? Já escreveu em outros veículos/sites? Já publicou? Como foi a sua experiência nesse sentido (de colaborar e/ou publicar)?

A experiência de escrever vem da infância. Além dos livros de poesias supracitados, escrevi inúmeros posfácios, prefácios, capítulos de livros. E cerca de 150 trabalhos, tais como: artigos, ensaios e releases, que foram publicados em revistas especializadas, jornais, anais de congressos e revistas eletrônicas.

Meus livros na área do ensaísmo: Novas Visões: Fundamentando o espaço arquitetônico e urbano (coautoria); A escultura de Valdir Rocha; Metamorfoses na poesia de Péricles Prade; A carnavalização na arte poética de Oleg Almeida (disponível em: Plataformas virtuais: ISSUU/Dinamarca), Calaméo (França) e Youblisher (Suíça), em 2014; também A costura na arte de Alê Prade.

6. Como é se interessar por cultura, ou ter uma atividade intelectual, ou simplesmente ler o Digestivo, num país como o Brasil, ou sendo brasileiro? É uma profissão de fé? Ou é um desafio que te motiva (no dia a dia)?

É um pouco das duas coisas. A proposta do Digestivo abre caminhos e esperanças que me levam a acreditar em novos rumos do conhecimento. Acredito em revoluções culturais.

7. Você acha que, através da internet, podemos mudar esse cenário (de pouca cultura, pouco interesse pela vida intelectual, parca discussão de ideias etc.)?

Acredito que a internet é o meio ideal e eficaz para mudar o panorama de dirigismo cultural imposto pelas grandes mídias atreladas ao mercado. Mas para isso é preciso que se criem ações como as do Digestivo: ouvir e dar voz ao outro.

8. Quais foram suas maiores influências? (Não precisa, necessariamente, ser alguém conhecido ou "famoso". Pode citar obras e/ou experiências também.) Quais "modelos" pretende seguir (ou te servem de referência)?

Na infância, meu pai: lendo histórias e comprando livros. A partir de 2000, através da crítica literária (e por motivos de ordem política): Prof. Ivan Cavalcanti Proença. Do ponto de vista da formação acadêmica: Marx, Bachelard, Foucault, Bakhtin. Há quem os ache "ultrapassados". Mas não vejo contradição em buscar desdobramentos e reflexões a partir da obra de tais autores. Penso que, na perspectiva de um pensamento "polifônico" e próprio da contemporaneidade, eles representam inesgotável ponto de partida para o estudo de questões culturais e sociais (entre outras).

9. Mais alguma coisa que os Leitores precisam saber de você (mais alguma coisa que você gostaria de falar e eu não te perguntei)?

Pretendo desenvolver algumas idéias através da crônica e de pequenos ensaios.

10. Onde mais a gente pode te encontrar? (Links ou referências, na internet, que você quiser/puder passar...)

No e-mail.

Nota do Editor
Mirian Carvalho compõe o grupo de blogueiros do Digestivo Cultural ;-)

Julio Daio Borges
23/6/2015 às 12h11

 

busca | avançada
59318 visitas/dia
1,7 milhão/mês