busca | avançada
75378 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Quinta-feira, 25/6/2015
Renato Alessandro dos Santos
Julio Daio Borges


Atendendo a pedidos, publicamos pequenas entrevistas com os Blogueiros do Digestivo. (Até que a plataforma esteja 100% pronta e você conheça os blogs propriamente ditos...!) - JDB

1. Qual é a sua história com o Digestivo? (Como conheceu; há quanto tempo lê; por que acredita na iniciativa do Digestivo Blogs.)

Conheci o Digestivo porque lia o site do Daniel Piza e ele mencionava o Digestivo lá. Acredito nessa iniciativa porque vivemos uma época em que as vozes que dizem alguma coisa interessante não estão mais só nos gigantescos veículos de comunicação por aí, mas por toda parte, como aqui, no Digestivo.

2. Qual é o seu "background" (sua formação)? De onde vem; o que estudou; quais trabalhos seus citaria etc.

Sou professor. Tenho mestrado sobre Jack Kerouac e termino o doutorado, falando de tradição de rebeldia na literatura norte-americana, considerando o trabalho de autores como Melville, Thoreau, Whitman, Hemingway, Kerouac e outros. Sou de Araraquara, SP, mas moro em Batatais, SP. Fiz graduação e mestrado lá e, agora, vou terminar o doutorado também. Tudo lá em Araraquara, na UNESP. Qual trabalho meu citaria? O único livro que publiquei, Mercado de pulgas: uma tertúlia na internet, de 2011.

3. Sobre quais temas vai falar/tratar no seu blog?

Gosto muito de música, de cinema e de literatura; por isso, pretendo falar sobre esses três assuntos principalmente.

4. Você já teve blog? Se sim, qual (ou quais), e com que repercussão?

Sou editor do blog do curso de Letras onde trabalho, com boa repercussão entre alunos e leitores; também edito um site, Tertúlia, que era um fanzine nos anos 1990 e, desde 7 de julho de 2009, está na internet, onde conto com a ajuda de colaboradores, com textos e ilustrações. É muito gratificante contar com a ajuda desse pessoal para manter o site no ar. Ilustradores de primeira, bem como os autores, que são jornalistas, professores e gente que gosta de escrever. Se você, que lê esta entrevista, gosta de escrever, entre em contato comigo e venha a ser um colaborador do Tertúlia.

5. Qual é sua relação com a escrita? Já escreveu em outros veículos/sites? Já publicou? Como foi a sua experiência nesse sentido (de colaborar e/ou publicar)?

Sempre gostei de ler e de escrever. Tenho o maior cuidado com a escrita. Não só por ser professor, mas porque me interessam a boa prosa & a boa poesia. Sobre publicação, além do Tertúlia, já colaborei em outros veículos, como a revista Conhecimento Prático Literatura, a Estação Literária (on-line) e a Pacheco (on-line).

6. Como é se interessar por cultura, ou ter uma atividade intelectual, ou simplesmente ler o Digestivo, num país como o Brasil, ou sendo brasileiro? É uma profissão de fé? Ou é um desafio que te motiva (no dia a dia)?

É uma pena não existir uma tradição no Brasil, como nos EUA, em que revistas culturais estão nas bancas não por três meses, mas por gerações. Por aqui, o papel do Digestivo e de outros veículos é louvável, por mostrar que há mais pessoas interessadas em leitura do que apontam estatísticas que pouco revelam sobre a verdadeira função da leitura, que é dar prazer, antes de tudo.

7. Você acha que, através da internet, podemos mudar esse cenário (de pouca cultura, pouco interesse pela vida intelectual, parca discussão de ideias etc.)?

Obviamente, sim. Há pouco tempo, o videogame era visto como algo que não parecia fazer muito bem à molecada; hoje, creio que não dá para acreditar mais nisso, porque é possível encontrar jogos que fazem um moleque não só tomar contato mais direto e prático com a língua inglesa, por exemplo, mas que o deixam institivamente mais aguçado para a vida.

8. Quais foram suas maiores influências? (Não precisa, necessariamente, ser alguém conhecido ou "famoso". Pode citar obras e/ou experiências também.) Quais "modelos" pretende seguir (ou te servem de referência)?

O trabalho de bons romancistas, como Machado de Assis, Kerouac ou Eça de Queirós, e o jornalismo exercido por gente que tem, ou teve, estilo para escrever, como Daniel Piza (inesquecível), João Pereira Coutinho, Greil Marcus, Marcel Plasse, Pepe Escobar, Brito Broca, Roberto Muggiati, Lester Bangs e Hunter S. Thompson.

9. Mais alguma coisa que os Leitores precisam saber de você (mais alguma coisa que você gostaria de falar e eu não te perguntei)?

Ando apaixonado por discos de vinil.

10. Onde mais a gente pode te encontrar? (Links ou referências, na internet, que você quiser/puder passar...)

No site Tertúlia; será um prazer fazer parte do Digestivo. Só tenho a agradecer ao Julio pela oportunidade. Tomara que os leitores possam gostar do que irei escrever e, com isso, criar uma ponte entre a gente, isto é, de uma cabeça com centelhas faiscantes (a do leitor) a outra cabeça com centelhas nem tão faiscantes assim (a do blogueiro).

Nota do Editor
Renato Alessandro dos Santos compõe o grupo de blogueiros do Digestivo Cultural ;-)

Julio Daio Borges
25/6/2015 às 12h14

 

busca | avançada
75378 visitas/dia
1,7 milhão/mês