busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Quarta-feira, 29/6/2005
Repensar cursos de comunicação
Julio Daio Borges

Se eu imaginava que meu blog iria tomar essas dimensões? Na verdade, nunca pensei nisso. Se eu fizesse o mesmo blog, no meu tempo livre, por conta própria, ele seria tão conhecido quanto é? Não sei. Parte de sua importância tem a ver com ser o blog da nomínimo, uma revista eletrônica com muitos jornalistas conceituados e veteranos. O que tento fazer é uma leitura diária agradável, curiosa, informativa. É meu único objetivo. Não costumo ouvir muitos comentários a respeito do blog na grande imprensa. Ouço mais sobre minhas colunas e reportagens publicadas no mesmo site. O que é natural. São poucos os jornalistas que têm o hábito de ler blogs. Jornalistas têm de ler muitas coisas e conversar com muita gente. Ler texto corrido é hábito, blog ainda é coisa nova. Virá com o tempo. Mas, quando ouço comentários, sempre fico feliz. A turma gosta. E reconhecimento dos pares é a melhor coisa do mundo.

* * *
Tenho ótimos comentaristas. Um blog, com o passar do tempo, cria uma comunidade. Tem gente que discorda de você com freqüência, tem gente que concorda quase sempre, tem um ou outro que escreve bem pra caramba. Esta comunidade não só é parte da diversão como é o motivo que te faz trabalhar a cada dia. Às vezes, tento lembrar qual era o barato de escrever sem este retorno imediato e não lembro. Um comentário anedótico não saberia pinçar, mas não consegui encontrar ainda uma fórmula para descobrir que tipo de post, que assunto, traz mais comentários. Tem uns que são surpreendentes. Uma vez, escrevi sobre um livro que tentava imaginar o que seria do mundo se os judeus tivessem reconhecido Jesus como Messias. Deu mais de 150 comentários. Alguns dos leitores disseram que eu estava apostando no caminho fácil. Imagina. Quem haveria de imaginar que o assunto pudesse ser tão palpitante? Notas sobre o conflito entre Israel e Palestina incendeiam, mas não é regra: às vezes, trato do mesmo assunto, e cinco ou seis pessoas falam sobre ele e naquilo se encerra. Outra coisa sobre a qual costumo tratar, as mudanças e dilemas da sociedade a respeito de sexo, aceitação de sexo explícito, privacidade violada etc., algumas vezes, viram grandes assembléias instigadas por vários pontos de vista, noutras são quase ignoradas. Então não há uma fórmula clara.

* * *
Tento falar sobre o estado do mundo, os dilemas atuais. Quais são? Religião. Sexo. Conceito de vida. Segurança. Saúde. Moradia. Alfabetização. Alimentação. Impacto social da tecnologia. Tento explicar o conceito de cada um, o que é aceitável e o que não é e, hoje, você vai encontrar uma gama infinita de opiniões. Muita gente é infeliz por conta do que é aceito ou não na sociedade, por conta do que falta fazer e do que não falta - e discute-se pouco isso. Os assuntos vão além. Globalização. É inevitável? Acho que sim. Que forma deve ter? Como deve ser ditada? Um blog, para o jornalista, é só uma das mídias possíveis para tratar destes assuntos. Há jornais, há revistas, tevê, rádio, quantas mais? Aprende-se um bocado fazendo sozinho. Aprende-se mais fazendo com gente experiente. Esta não é uma regra do jornalismo. É coisa humana. São vários os caminhos possíveis. O Brasil é um dos muitos países que partiu do princípio de que, exigindo formação específica, um diploma, conseguiria estabelecer uma reserva de mercado. Com a Internet, acabou. Gente capaz, que escreve bem e é experiente em suas áreas será capaz de falar sobre assuntos vários com mais competência que jornalistas. Como ninguém deve começar a cassar blogs - espera-se que sindicatos não virem censores -, é hora de repensar os cursos de comunicação.

Pedro Doria, falando sobre seu weblog, na maravilhosa reportagem sobre blogs, na IHU On-Line da Unisinos.

Julio Daio Borges
29/6/2005 às 11h25

 

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês