busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês
Sábado, 23/7/2005
Um modelo para Porto Velho
Eduardo Carvalho

O melhor momento para ir à praia é definitivamente o inverno. E isso é verdade especialmente no Brasil, onde o sol resiste o ano inteiro, e - mais verdade ainda - em cidades como Búzios, que estão mais tranquilas e melhor frequentadas nesta época do ano. Nem precisava do Festival de Jazz & Blues. Só que esse movimento musical na cidade, combinado com a temperatura e a geografia daqui, transformam Búzios num destino bacana nesta época do ano - bacana e, desconfio, menos aproveitado e divulgado do que deveria.

O que, na verdade, é até bom. Búzios nasceu para ser tranqüila. Não tem estrutura nem vontade de receber multidões, que estragam e enfeiam os melhores lugares. Mas Búzios não é - nem deveria ser - uma espécie de Barra Grande carioca. Seu espírito é bem mais internacional - e eu não diria nem cosmopolita. E os melhores lugares do litoral brasileiro são - como Barra Grande, Mandacaru, Jericoacara - brasileiros até a medula; e talvez muito cosmopolitas. Búzios é uma exceção no litoral do Brasil.

Cheguei aqui ontem à noite, mais tarde do que pretendia, depois de uma viagem maravilhosa de São Paulo - com exceção de duas batidas policias, que não encontraram o que queriam. Ainda conseguimos, de qualquer forma, assistir Kurt Brunus e Cynthia Bland, no bom e velho Chez Michou, que - por ignorância musical - eu não consigo descrever mais precisamente do que uma música boa, animada.

Búzios está recebendo o tratamento musical que merece. Este é o tipo de evento que deveria se espalhar pelo Brasil inteiro, de Palmas a Passo Fundo, para ver se eliminamos para sempre esse ritmo que costuma tocar nos quiosques nacionais. Não precisa ser Jazz nem Blues, não precisa ser em cidade nem ter gente bonita. Um festival de country em Porto Velho, por exemplo, acho que já faz falta. Que Búzios sirva, então, como modelo. E que a noite de hoje - que começa agora na praia de João Fernandes - seja pelo menos tão divertida quanto a de ontem. Mando notícias.

Eduardo Carvalho
23/7/2005 às 17h54

 

busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês