busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês
Sábado, 3/9/2005
Osesp, 01.09
Fabio Silvestre Cardoso

Na mensagem que abre o Programa de Concerto de setembro da Osesp, o diretor artístico e regente John Neschling anuncia que este será um mês de muito trabalho. Entre os destaques, chamam a atenção a gravação de mais três sinfonias de Beethoven e o início das transmissões televisivas, pela TV Cultura de São Paulo, dos concertos da Osesp. No âmbito das apresentações da Orquestra, o maestro ressaltou, ainda, a presença da violinista japonesa Midori, junto com a Osesp, no Parque do Ibirapuera, já neste domingo (04.09). A propósito, quem esteve na Sala São Paulo ontem pôde conferir a performance singular, do início ao fim, da musicista numa chuvosa noite paulistana. Leia a seguir como foi o concerto, que contou com a presença do regente convidado Cláudio Cruz.

De início, o público da Sala assistiu a uma obra recentemente composta: Kabbalah, Op.96, do compositor recifense Marlos Nobre. Como se vê no texto do programa, o próprio autor ensaia uma reflexão acerca do nome e do significado de sua peça: "eu trabalhei os processos de composição com a numerologia e letras judaicas da Cabala em duplo sentido: o consciente e o inconsciente, isto é, deixando que o cérebro encontrasse caminhos não previsíveis dentro dos esquemas". Mas é quando a música começa a ser executada que essas palavras começam a fazer sentido. O ritmo sincopado da obra reverbera em todos os naipes da orquestra: metais, madeiras, percussão, cordas. Em certo sentido, a Kabbalah, como título, justifica-se nos dez minutos de ritmo forte durante a apresentação.

Em seguida, Seguei Prokofiev (1891-1953). Os leitores, bem como os freqüentadores da Sala, mais atentos já devem ter percebido que há uma preocupação em dar continuidade na apresentação da obra de determinados compositores. Um caso ilustrativo é Prokofiev, cuja obra tem recebido atenção especial pela Orquestra neste ano. Nesta ocasião, outro detalhe importante foi a participação de Midori ao violino, num estilo que se destacou pelos movimentos da musicista ao longo do Concerto para violino nº1 em ré maior, Op.19. E, com efeito, foi a violinista a condutora do andamento da peça nos dois primeiros movimentos, tornando-se um ponto de referência para os músicos e para a platéia, que, por sua vez, ficou por demais encantada com a vivacidade de sua interpretação. Isso pôde ser comprovado ao final, quando a intérprete foi instada ao palco inúmeras vezes para um bis. Contrariando a expectativa do público, Midori apenas voltava e agradecia - provavelmente não entendeu que gostariam que tocassem novamente. Curioso.

Depois do intervalo, uma platéia um pouco mais reduzida viu a Osesp interpretar o Concerto para Orquestra, de Bela Bártok (1881-1945). Nesta obra, Cláudio Cruz imprimiu com mais fluência seu estilo à frente da Orquestra. Em parte porque a obra de Bártok permitiu essa expansão, uma vez que não dava demasiada ênfase a um instrumento (solista, no caso); antes, era o conjunto que sobressaía. Desse modo, o espectador presente conferiu um espetáculo que transitava entre o tom solene, mais sério, e o harmonioso, com frases instrumentais mais suaves com violinos e fagotes à frente. Dos cinco movimentos, vale a pena citar a introdução, que se inicia de forma suave, quase como um sussurro das cordas. Adiante, no terceiro, essa característica estaria de volta, mas já seria um contraponto aos "ataques" dos metais e da percussão. Ao final, entre os aplausos, ouvia-se alguns comentários acerca da breviedade das peças. Novamente, voltemos às palavras de Neschling: "[porque] a quantidade em si não é suficiente".

Fabio Silvestre Cardoso
3/9/2005 às 09h00

 

busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês