busca | avançada
75378 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Segunda-feira, 14/11/2005
Fidelio, segunda parte
Fabio Silvestre Cardoso

Se no primeiro ato, a ação ficou centrada na presença de Rocco, Leonora e Don Pizzaro, em que pese a aparição de outros solistas, no segundo ato, com efeito, há uma maior gama de personagens no palco, pelo menos no que se refere às ações mais cruciais. Logo no novo começo, o público conhece a contundente voz de Stuart Skelton (Florestan), cujas frases de entrada não poderiam ser mais contundentes: "Deus, que escuridão está aqui". Em seguida: "A desolação me cerca... e nada... nada vive à minha volta". A resposta também foi de igual nível: um triunfante aplauso foi o que se viu após essa primeira cena.

A propósito, cabe ressaltar que, neste segundo ato, as feições mais românticas definem todo o espetáculo. Em meio à locução, Abujamra também tecia algumas considerações acerca da obra de Beethoven, bem como seu lugar na história da música. Entre outras coisas, o narrador disse que a forca que emanava de determinadas passagens foi, de certa maneira, precursora da obra de Richard Wagner. Adiante, afirma que o segundo ato de Fidelio é essencialmente romântico, o que não deixa de ser um dado curioso, posto que, à época de sua composição (em 1805), o cenário artístico ainda se via influenciado pelo Neoclassicismo.

Dados históricos à parte, a peça se mostra também mais sucinta. Assim, dos 130 minutos, a menor parte fica nesta etapa, mas isso não significa economia de encantamento. Muito pelo contrário. Tanto é que, ao chegar no ápice da ópera, o momento em que Florestan é finalmente libertado os poucos gestos cedem lugar a movimentos mais nítidos, como se fosse a manifestação da potência executada naquele instante pela Osesp. Por fim, mas não menos importante, o encerramento, com boa parte do elenco e com o coro, merece uma palavra que não apreende a sensação daquela ocasião: apoteose. Os aplausos foram equivalentes.

Se é verdade que esta montagem teve de se adequar às limitações de espaço e de cenário, o resultado é também de altíssimo nível, digno tanto de uma apresentação da Osesp como de uma peça única de Beethoven.

Fabio Silvestre Cardoso
14/11/2005 às 11h15

 

busca | avançada
75378 visitas/dia
1,7 milhão/mês