busca | avançada
54850 visitas/dia
2,4 milhões/mês
Terça-feira, 14/4/2020
Entrevista com Quarto Xadrez
Julio Daio Borges



Em parceria com o Portal dos Livreiros, lançamos esta série de entrevistas com os Livreiros do Portal. Sempre foi o nosso desejo - desde que o Portal começou -, revelar esse profissional que faz a oxigenação do mercado, recuperando e fazendo circular obras que, de outra forma, seriam descartadas (muitas delas fora de catálogo).

Esperamos que você aproveite esta Entrevista e prestigie o Livreiro Quarto Xadrez, neste momento tão delicado do mercado e do Livro, no Brasil e no mundo.


1. Conte um pouco da história sua loja e/ou do seu acervo. Como começou, há quanto tempo, qual era a motivação inicial etc.
O Quarto Xadrez começou há mais ou menos um ano quando decidi vender, aos poucos, minha biblioteca com livros bem específicos e esgotados.

2. Conte um pouco da sua história pessoal. Qual sua formação, seu histórico profissional. Como chegou até o mercado livreiro?
Sou professor literatura e cinema, tradutor e editor. Nos meados dos anos 80 tive uma editora, A Esfinge Editorial, e desde muito cedo virei um bibliófilo inveterado.

3. Qual é a sua relação com o livro? Sempre leu, ou lê pouco, lia mais, pretende ler ainda bastante? Poderia citar autores de sua predileção?
Os livros são a minha vida. Sem eles não seria quem sou. Leio pelo menos um ou dois livros por semana. Meus autores prediletos são Raymond Guérin~, Kaj Munk, Georges Perec e Botho Strauss.

4. Como é seu histórico de vendas online? Tem site? Trabalha com mídias sociais? Participou (ou participa) de marketplaces (como o Portal dos Livreiros)? Se participa de mais de um, como avalia cada um deles?
Tenho um site, mas minhas vendas são bem esparsas pois trabalho com livros e assuntos bem específicos.

5. Como vê as transformações do mercado livreiro (desde os antigos sebos até o e-commerce)? Se passou por mudanças, quais foram e como se adaptou a elas?
Quando entrei no mercado livreiro, em 2006, já entrei como "livreiro virtual". Fui um dos primeiros a vender na Estante Virtual. Vendia que era uma beleza, mas hoje ficou mais difícil, pois a concorrência aumentou bastante.



6. E o leitor? Acha que ele mudou muito? Ou não mudou tanto? No seu comércio, você trabalha com um perfil de consumidor específico (ou acha isso bobagem)? Como imagina o leitor do futuro?
O leitor de "livros físicos" está cada vez mais raro, ainda mais porque a maioria da população não lê nada, só lê piadas na Web e posts no Facebook.

Eu aposto, sim, num perfil de consumidor específico, pois é o que vale a pena para mim, pelos livros que costumo vender. O leitor no futuro vai ser algo como o apreciador de óperas nos dias atuais.

7. E a leitura? Mudou muito? E o livro eletrônico? E a leitura no celular e em outros aparelhos? Acha que é uma ameaça ao livro de papel? Isso te preocupa (ou acha besteira essa preocupação)?
Acho que isso é um sinal dos tempos, nem bom, nem ruim, apenas existe. Mas sempre haverá colecionadores e apreciadores do livro de papel. Basta ver o que diziam na época que surgiu o CD, de que o LP, discos, iriam acabar... Hoje, você pode vender um disco, um LP, por 500 reais fácil, fácil.

8. Do que você tem na sua loja e/ou no seu acervo, o que você indica para quem está nos lendo? Alguma coisa em especial? Alguma edição rara? Algum livro difícil de encontrar?
Eu indicaria A Letra e a Voz, uma edição esgotada do livro de Paul Zumthor, da Cia. das Letras, e A Origem Animal de Deus, um livro bem raro do artista plástico Flávio de Carvalho, que neste caso se aventurou a escrever uma peça de teatro.

9. Como você faz a aquisição de obras para o seu acervo (ou sua loja)? São livros de família? Adquire de pessoas físicas? Compra de editoras ou distribuidores? (Ou nenhuma das anteriores?)
Eu herdei de meus avós e pais uma vasta biblioteca, e com o tempo, na minha atividade bibliófila, acrescentei outros livros ao acervo, que hoje coloco à disposição para os leitores do Portal dos Livreiros.

10. Qual mensagem você deixaria para quem está nos lendo? Qual é a importância dos livros e da leitura num momento como este? E do comércio de livros? Enfim, qual é a importância do trabalho do livreiro hoje?
Leiam para saberem quem vocês são! E apoiem os livreiros pois eles são a ponte com todo o conhecimento.

Para ir além
Acesse a Loja ou a Newsletter do Quarto Xadrez no Portal dos Livreiros.

Julio Daio Borges
14/4/2020 às 13h57

 

busca | avançada
54850 visitas/dia
2,4 milhões/mês