busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês
Quinta-feira, 16/4/2020
Entrevista com Diogo Salles
Julio Daio Borges



Em parceria com o Portal dos Livreiros, lançamos esta série de entrevistas com os Livreiros do Portal. Sempre foi o nosso desejo - desde que o Portal começou -, revelar esse profissional que faz a oxigenação do mercado, recuperando e fazendo circular obras que, de outra forma, seriam descartadas (muitas delas fora de catálogo).

Esperamos que você aproveite esta Entrevista e prestigie o Livreiro Diogo Salles, neste momento tão delicado do mercado e do Livro, no Brasil e no mundo.


1. Conte um pouco da história sua loja e/ou do seu acervo. Como começou, há quanto tempo, qual era a motivação inicial etc.
Sou autor de dois livros de charges, sendo o primeiro independente. Quando recebi os exemplares do segundo de volta da editora, resolvi criar um canal de venda direta.

2. Conte um pouco da sua história pessoal. Qual sua formação, seu histórico profissional. Como chegou até o mercado livreiro?
Sou formado em publicidade, trabalhei em agência, depois trabalhei 15 anos no jornalismo e hoje, após uma pós-graduação, trabalho com educacão interdisciplinar. Leio muito sobre política, história, filosofia, biografias, educação (nos últimos tempos), música, futebol...

Cheguei ao mercado livreiro procurando pela internet, e através da compra de livros usados.

3. Qual é a sua relação com o livro? Sempre leu, ou lê pouco, lia mais, pretende ler ainda bastante? Poderia citar autores de sua predileção?
Eu era um leitor esporádico ate os anos 90, lia os romances do John Grisham e livros sobre assuntos que me interessavam (futebol, biografias, música etc).

De 20 anos pra cá, aumentei bastante a minha leitura, mas 90% do que leio é não-ficção. Devo ler cerca de 30 livros por ano.

Autores favoritos: Millôr, Orwell, Nelson Rodrigues e H.L. Mencken.

4. Como é seu histórico de vendas online? Tem site? Trabalha com mídias sociais? Participou (ou participa) de marketplaces (como o Portal dos Livreiros)? Se participa de mais de um, como avalia cada um deles?
Não participo de nada, nem de redes sociais.

5. Como vê as transformações do mercado livreiro (desde os antigos sebos até o e-commerce)? Se passou por mudanças, quais foram e como se adaptou a elas?
Eu gosto dos sebos, acho que deveria haver mais, até por causa da queda do modelo de megastores. Livrarias de bairro também precisam crescer, e vendas online, também (se conseguirem enfrentar a Amazon).

Acho que o mercado livreiro está perdido. Não estão sabendo encontrar os leitores, se comunicar com eles, saber seus gostos etc. E os que mais conseguem isso é porque contratam uma empresa que usa os dados dos usuários para target ads, uma prática pra lá de discutível.



6. E o leitor? Acha que ele mudou muito? Ou não mudou tanto? No seu comércio, você trabalha com um perfil de consumidor específico (ou acha isso bobagem)? Como imagina o leitor do futuro?
Acho que sempre houve interesse pela leitura e hoje ela está mais acessivel a um publico maior. O problema é como rivalizar com celulares, redes sociais etc.

Talvez a quarentena mude essa percepção e o livro seja uma das "fugas" contra o tédio e uma oportunidade para reflexão (torço muito por isso, mas temo estar sendo um pouco ingênuo).

7. E a leitura? Mudou muito? E o livro eletrônico? E a leitura no celular e em outros aparelhos? Acha que é uma ameaça ao livro de papel? Isso te preocupa (ou acha besteira essa preocupação)?
Leitura em aparelhos, acho menos confortável. Não tenho Kindle, mas leio ensaios acadêmicos e papers em PDF no iPad.

No celular, não leio de jeito nenhum. Odeio telas pequenas que obriguem o leitor a dar zoom na pagina e mover a tela lateralmente.

8. Do que você tem na sua loja e/ou no seu acervo, o que você indica para quem está nos lendo? Alguma coisa em especial? Alguma edição rara? Algum livro difícil de encontrar?
Indico a (re)leitura de 1984 e Admirável Mundo Novo, leituras que nos permitem traçar linhas paralelas com os tempos atuais. Recomendo também Sapiens, do Harari. Quanto a edições especiais, essa nova edição especial do 1984 parece maravilhosa.

9. Como você faz a aquisição de obras para o seu acervo (ou sua loja)? São livros de família? Adquire de pessoas físicas? Compra de editoras ou distribuidores? (Ou nenhuma das anteriores?)
São livros meus mesmo. Sou vendedor dos livros que lancei.

10. Qual mensagem você deixaria para quem está nos lendo? Qual é a importância dos livros e da leitura num momento como este? E do comércio de livros? Enfim, qual é a importância do trabalho do livreiro hoje?
Fundamental não só agora, mas sempre. E, mesmo com a crise, abre-se a oportunidade para novos modelos de negócio. O desafio não é mais saber o que fazer com a Cultura e com a Saraiva. Elas já eram. O desafio é, repito: Como enfrentar a Amazon?

Para ir além
Acesse a Loja de Diogo Salles no Portal dos Livreiros.

Julio Daio Borges
16/4/2020 às 13h00

 

busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês