busca | avançada
65269 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Segunda-feira, 20/4/2020
Entrevista com Franklin Costa
Julio Daio Borges



Em parceria com o Portal dos Livreiros, lançamos esta série de entrevistas com os Livreiros do Portal. Sempre foi o nosso desejo - desde que o Portal começou -, revelar esse profissional que faz a oxigenação do mercado, recuperando e fazendo circular obras que, de outra forma, seriam descartadas (muitas delas fora de catálogo).

Esperamos que você aproveite esta Entrevista e prestigie o Livreiro Franklin Costa, neste momento tão delicado do mercado e do Livro, no Brasil e no mundo.


1. Conte um pouco da história sua loja e/ou do seu acervo. Como começou, há quanto tempo, qual era a motivação inicial etc.
Há muito tempo, tenho especial apreço pelos livros, pelo conhecimento, como artista que sou, bem como pessoa humana; já tive muitos livros mas, só há pouco tempo - quatro ou cinco anos -, comecei a comercializar, motivado pelo desejo de fazer circular e renovar o acervo, vendo o crescimento do interesse do público em geral pela leitura, pelos livros!

2. Conte um pouco da sua história pessoal. Qual sua formação, seu histórico profissional. Como chegou até o mercado livreiro?
Sou artista independente, escrevo e publico literatura de cordel, sou musicista e pintor artístico; cheguei no mercado livreiro por estar muito próximo de sebos e livrarias, distribuindo cordéis; terminei por me incorporar ao negócio.

3. Qual é a sua relação com o livro? Sempre leu, ou lê pouco, lia mais, pretende ler ainda bastante? Poderia citar autores de sua predileção?
Sempre li bastante; sem predileção por autores específicos, os escritores clássicos universais, romances mediúnicos e literatura deste gênero sempre tiveram minha preferência, bem como teatro e livros de arte.

4. Como é seu histórico de vendas online? Tem site? Trabalha com mídias sociais? Participou (ou participa) de marketplaces (como o Portal dos Livreiros)? Se participa de mais de um, como avalia cada um deles?
Trabalho com mídias sociais mas não tenho site; no que se refere aos marketplaces, atualmente estou satisfeito com o Portal dos Livreiros somente.

5. Como vê as transformações do mercado livreiro (desde os antigos sebos até o e-commerce)? Se passou por mudanças, quais foram e como se adaptou a elas?
Sem sombra de dúvida, as transformações foram muito satisfatórias para o mercado livreiro e a adaptação inevitável e estimulante.



6. E o leitor? Acha que ele mudou muito? Ou não mudou tanto? No seu comércio, você trabalha com um perfil de consumidor específico (ou acha isso bobagem)? Como imagina o leitor do futuro?
Não creio que o perfil do leitor mudou muito; talvez o que tenha mudado é a quantidade de leitores: esta, sim, aumentou - o que me faz trabalhar sem um perfil específico de público. O leitor do futuro imagino mais atuante e dinâmico.

7. E a leitura? Mudou muito? E o livro eletrônico? E a leitura no celular e em outros aparelhos? Acha que é uma ameaça ao livro de papel? Isso te preocupa (ou acha besteira essa preocupação)?
Isso não me preocupa justo por não achar que seja uma ameaça; pelo contrário, penso que, de alguma forma, esses formatos irão valorizar o livro de papel.

8. Do que você tem na sua loja e/ou no seu acervo, o que você indica para quem está nos lendo? Alguma coisa em especial? Alguma edição rara? Algum livro difícil de encontrar?
Em especial indico Como ouvir e entender música, de Aaron Copland; um excelente exercício de leitura, com audição do conteúdo que o autor indica, principalmente para quem não é músico. Tenho pouca coisa mas, em breve, estarei ampliando o acervo.

9. Como você faz a aquisição de obras para o seu acervo (ou sua loja)? São livros de família? Adquire de pessoas físicas? Compra de editoras ou distribuidores? (Ou nenhuma das anteriores?)
Adquiro de pessoas físicas e distribuidores.

10. Qual mensagem você deixaria para quem está nos lendo? Qual é a importância dos livros e da leitura num momento como este? E do comércio de livros? Enfim, qual é a importância do trabalho do livreiro hoje?
A importância dos livros hoje é a mesma que veio crescendo com o decorrer da História da sociedade através dos temos. Em um momento como este, essa importância se amplia, as oportunidades se dilatam, oportunidades de nos tornamos pessoas melhores, através da aquisição do conhecimento proporcionado pelos livros. E esta é a importância do trabalho do livreiro hoje: ele distribui conhecimento através dos livros que oferece ao público leitor.

Para ir além
Acesse a Loja de Franklin Costa no Portal dos Livreiros.

Julio Daio Borges
20/4/2020 às 13h38

 

busca | avançada
65269 visitas/dia
2,0 milhão/mês