busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Segunda-feira, 19/12/2005
Minha casa, sua casa
Fabio Silvestre Cardoso

Arquitetura. Design de interiores. Móveis e decoração planejada. Há quem se espante com tudo isso, mas trata-se de uma tendência cada vez mais comum, e não apenas reservada a alguns poucos privilegiados, a oportunidade de ter uma decoração diferente para a casa, para o escritório, especialmente para aqueles que buscam conforto. De 27 de dezembro a 5 de março de 2006, quem estiver na concorrida Riviera de São Lourenço poderá conferir o Vida & Estilo Riviera 2006, mostra que traz ao todo 25 ambientes com a participação de arquitetos, decoradores e paisagistas. O número de "expositores" pode assustar, mas a mostra não é tão extensa. Trata-se de um ambiente organizado, que dá a impressão de ser, de fato, uma casa e seus inúmeros cômodos, com quartos, cozinhas, livings, terraço, biblioteca, cada qual com a assinatura de seu designer ou arquiteto.

Apesar de ser uma mostra de decoração, o público não deve se sentir estrangeiro, uma vez que boa parte das locações foi planejada tendo em perspectiva o próprio visitante, e não tanto os especialistas, por mais diferente que algumas projeções aparentem o contrário. É o caso do Espaço gourmet, de Nelson Lojo. Dizem os decoradores que a mescla da cozinha, com fogão e acessórios, ao living, uma espécie de sala de estar, está entre as opções mais adotadas. Ainda assim, o choque é inevitável ao notar a TV de plasma bem próxima ao fogão, sem mencionar o pufe (sofá?) e a mesa de centro.

Cozinha gourmet

Semelhante estranhamento é causado pelo Escritório projetado por Marcelo Rosset. Esqueçam, aqui, o clima sóbrio e formal dos escritórios de executivos: o que vale, nessa produção, é o tom despojado e relaxante dos objetos e dos quadros bem adequados à mesa de centro. Esse tom leve continua em outro cômodo, este mais clássico ainda, a sala de leitura. A arquiteta Jóia Bergamo é uma das poucas que não marcaram sua produção pela TV. E, como seu objeto de destaque teria de ser o livro, ela fez disso um aliado, e não um vilão. As estantes, nesse sentido, são peças que ajudam a dessacralizar o ambiente. Segundo a arquiteta, esta é uma sala de leitura típica da Riviera, por isso o clima tinha de ser desse jeito.

leitura em ambiente agradável

Nem todos os projetos, no entanto, estão adequados no que se refere ao espaço existente. Alguns, como a sala de Home Theater, de Flávia Campana e Ruth Mendonça, subutilizam uma bancada que está totalmente fora do entorno reservado ao aparelho de TV. Bonito visualmente, destoa de todo o cômodo no quesito praticidade. É a versão totalmente oposta aos Quarto de Hóspede e ao Quarto do Filho que são, respectivamente, os melhores projetos dessa mostra, sempre na opinião deste repórter. Começando pelo último, há um espelho ao fundo (e os espiritualistas do feng shui condenariam o projeto por isso) que dá uma nova dimensão ao quarto, sem mencionar a escrivaninha bem detalhada. Ademais, das luminárias, em gesso, à cama, o tom dado por Ana Carolina Guedes é de uma discrição absoluta e elegante (o que chama a atenção, porque quando se pensa em quarto de adolescentes, toda uma parafernália de objetos vêm à tona). Já o Quarto de Hóspedes, de Bianka Mugnatto, prima pela riqueza de detalhes, o que não quer dizer aqui superabundância de elementos. Nota-se, antes, um lugar aconchegante desde a poltrona até a cama, passando pelo armário. Aqui, o consenso: nenhum deles agride o ambiente.

O espaçoso quarto do filho

Uma visita à Riviera de São Lourenço, graças ao clima e ao bom trato do local, já é bastante agradável. Uma vez lá, a mostra Vida & Estilo alimenta a idéia de que a qualidade de vida pode estar além do discurso. É uma questão de estilo.

Fabio Silvestre Cardoso
19/12/2005 às 17h00

 

busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês