busca | avançada
55773 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Quinta-feira, 29/8/2002
De como ser um embuste
Julio Daio Borges

"Primeiro passo: Seja filho de alguém famoso, de preferência um intelectual famoso. A ciência ainda não tem uma explicação para isso, mas as estatísticas comprovam que 50% da humanidade acreditam que erudição e inteligência são hereditários. (Os outros 50% não sabem o que é erudição, nem hereditário.) Se seu pai, ou sua mãe, foi ou é um intelectual famoso, você já tem meio caminho andado. Ninguém questionará sua autoridade: é genética.

"Segundo passo: Escolha uma profissão em que haja grande possibilidade de vir a ser uma figura pública. Nem pense em ser arqueólogo, cozinheiro ou veterinário: sua profissão deve lhe permitir o máximo de visibilidade. Pode ser ator/atriz, modelo, cantor/cantora, político etc. Mas a melhor de todas, de longe, é o jornalismo: nela você poderá ser independente ao mesmo tempo em que faz tudo o que o patrão manda; ter opiniões próprias ao mesmo tempo em que não foge da pauta; ser democrático sem aceitar as críticas de ninguém ('só as construtivas'); ter acesso a informação privilegiada e, ainda assim, por preguiça, incompetência ou comprometimento, só usar dicas de terceiros (seus 'amigos'); estar atrasado enquanto parece tremendamente up-to-date; e ser condescendente dando a impressão de ser muito legal ('dando uma força a quem merece'). Se você já conseguiu dar o primeiro passo deste manual, terá, de cara, uma coluna assinada. Depois disso...

"Terceiro passo: Arregimente um exército de baba-ovos. Este passo é uma conseqüência natural do segundo. De acordo com as estatísticas, 90% da humanidade pensam que amizade é como mosquito: funciona como vetor. Para essas pessoas, basta um mínimo contato com um deus para que elas imediatamente se sintam parte do Olimpo. E com isso formam um séquito de fiéis fervorosos que jamais questionarão um pingo de letra que você disser. E ainda assumirão pronta e voluntariamente sua defesa, com a vantagem adicional de constantemente lhe dizerem como você é inteligente, jovem, lindo, maravilhoso, perspicaz, culto, engraçado etc., mesmo que você seja uma toupeira velha, sem atrativos, chato, um tanto retardado, tenha uma cultura superficial e nada do que você diga tenha a menor graça.

"Pronto! Agora você pode ser um embuste de sucesso. É claro que tais procedimentos têm seus efeitos colaterais. Você não terá, ao contrário do que pensa, unanimidade absoluta. Terá seus detratores, alguns raivosos (mas, deles, seu exército de asseclas o protegerá); e poderá surgir alguém ainda mais retardado que você querendo ser engraçadinho à custa de sua chatura. Mas tudo tem seu preço, não é?"

(É o jornalismo brasileiro escrito. Desconfio que tem alguém do Cocadaboa por trás disso...)

fonte: www.cocadaboa.com


Julio Daio Borges
29/8/2002 às 08h25

 

busca | avançada
55773 visitas/dia
2,0 milhão/mês