busca | avançada
55592 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Quarta-feira, 23/7/2025
100 anos de Flannery O'Connor
Celso A. Uequed Pitol



2025 marca o centenário do nascimento da escritora norte-americana Flannery O'Connor (1925-1964). A agenda para a celebração inclui, em sua Georgia natal e no resto dos EUA, uma série de palestras, exposições, leituras, releituras -  incluindo aí tentativas de cancelamento, motivadas por certas posições da autora sobre questões raciais - e, claro, muitas novas edições. Não será diferente no Brasil, com a publicação, através da editora É Realizações, do livro de ensaios "Mistérios e Costumes" (296 páginas, tradução de William Campos da Cruz).

"Mistérios e Costumes" reúne ensaios e palestras, a maior parte deles inéditos, recolhidos por Robert e Sally Fitzgerald, amigos de Flannery O'Connor. O título refere duas tendências presentes em sua obra: o Mistério, oriundo de sua formação católica, e os Costumes ("Manners", no original) do Sul dos EUA, de onde ela vem. Por um lado, a busca pela transcendência; pelo outro, os hábitos consagrados da vida sulista, seus códigos e suas regras escritas e não-escritas.

Essas duas tendências, quando combinadas, dão origem em um problema complexo de identidade: católica de origem irlandesa, Flannery era uma outsider no sul dos EUA profundamente anglo-saxão, profundamente protestante e, por vezes, profundamente anti-irlandês e anti-católico. Ao mesmo tempo, sendo uma mulher sulista, era alvo dos muitos estereótipos sobre os nativos daquela região cultivados pelos americanos do Norte, onde estavam - e estão - os maiores centros literários dos EUA. Essas e outras inquietações da autora permeiam os ensaios "O escritor de ficção e o seu país", "O escritor regional" e "Alguns aspectos do grotesco na ficção sulista". O processo de criação literária é contemplado em "A natureza e o objetivo da ficção", "Escrevendo contos" e "Sobre sua própria obra". O volume traz ainda ensaios sobre a posição do escritor católico diante da Igreja e de sua missão como artista. A leitura é saborosa, bem temperada pelo senso de humor de O'Connor.

Celso A. Uequed Pitol
23/7/2025 à 01h01

 

busca | avançada
55592 visitas/dia
1,7 milhão/mês