busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês
Sexta-feira, 23/6/2006
Criei, tive como
Cristiano Dias

Primeiro dia de iSummit 2006, evento organizado pelo iCommons no Rio de Janeiro, evento by gringos, for gringos. As idéias são quase todas novas para mim e precisam ser digeridas e assentadas, coisa que a agitação do evento não necessariamente permite. Algumas rapidinhas:

Na abertura do evento o mestre de cerimônias nacional, Ronaldo Lemos da FGV, pediu a cada palestrante que falasse só por 15 minutos, para não atrasar a agenda. Larry Lessig reclamou do tempo escasso mas falou tudo (e falou bonito) em 18 minutos. Joi Ito falou em menos de 15 minutos, segundo ele, para compensar Lessig. Paulina Urrutia, Ministra da Cultura do Chile falou em espanhol e ninguém entendeu. Quando Gilberto Gil falou (em inglês) os gringos adoraram, nós que já conhecemos a peça achamos graça e, de tanto que ele falou, a sessão de perguntas-e-respostas foi cancelada.

* * *

O pessoal sentado atrás de mim vibrou quando Paulina "protestou contra o gringuismo" falando em espalhol mas também vibrou quando Gil contou como misturou a guitarra do rock com os ritmos brasileiros para criar a Tropicália (enquanto era vaiado por universitários revoltados com tal heresia contra a pureza nacional). Contraditório, não?

* * *

Enquanto em uma sala rolava o debate filosófico-legal sobre as licenças CC passei no workshop mãos-na-massa. O único grupo brasileiro a mostrar seus trabalhos, o Estudio Livre, quis aparecer durante a palestra de Martha Nalebuff da Microsoft. Enquanto a visitante mostrava o plugin que permite anexar licenças Creative Commons a documentos do MS Office seus membros vestiram narizes de palhaço, vaiavam e uma menina mais animada jogava bolinhas de papel. Momento de constrangimento na platéia até a palestrante mostrar rebolado ao pedir um nariz vermelho para si. No fim, a chairwoman do iCommons Heather Ford deu um discreto pito na arremessadora de papel e voltamos à paz. Ignoremos o fato de que o Sony Vaio do pessoal do Estúdio rodava Windows XP e sua demostração só abria em Internet Explorer.

* * *

Depois do almoço do mais alto garbo (um oferecimento do Fábio do Gerador Zero, que gentilmente me forneceu seu voucher sob licença Attribution Share-alike), as cabeças foram espalhadas em grupos. Enquanto uns foram entender o que é uma Freedom Toaster, outros foram ajudar o pessoal do ONG em caixinha a pensar em conteúdo global e outros foram colocar conteúdo cc-remixado no Second Life, fui tentar dar uma mãozinha na tradução dos cctools. Eu sou um tipo tão empolgado que depois de um dia de iSummit já queria chegar em casa, formatar meu computador e botar um Ubuntu. Mas o mestre Jon Philips confirmou minha suspeita de que ajudar a traduzir software (junto com procurar por bugs) é a maneira mais simples de entrar no mundo da colaboração livre, sem precisar investir uma enorme quantidade de tempo.

* * *

A conexão wi-fi custava assombrosos R$ 45 por dia (ou R$ 100 pelos três dias). Hacker ao resgate: Jean-Baptiste Soufron mostra como ele e Cory Doctorow compartilharam o acesso para todo mundo que estiver no seu raio de ação. E você nem precisa ficar ouvindo a música esquisita do vídeo-tutorial.

* * *

O título deste texto veio da apresentação do Estudio Livre. Não sei qual a licença da frase, mas vou usando aqui.

* * *

Celular TIM e nada, no subsolo do Marriot, é a mesma coisa.

* * *

Sábado, tem mais: Science Commons, Enterprise Commons, Revver e o que mais pintar.

* * *

Veja mais: no Technorati (tags: , ), no meu Flickr, no Flickr de todo mundo.

Cristiano Dias
23/6/2006 às 22h56

 

busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês