busca | avançada
85620 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Quinta-feira, 13/7/2006
Propaganda no museu
Adriana Baggio

Que arte e propaganda caminham de mãos dadas, não é novidade. A relação às vezes não é muito bem vista mas, desde os cartazes de Tolouse-Lautrec, vem se estreitando cada vez mais.

A propaganda faz referências à história da arte, às poéticas de determinadas épocas e, agora, até mesmo aos processos de manifestação artística. Vide o artigo publicado no site Arte e Cidadania, que mostra a publicidade realizando ações semelhantes aos happenings para divulgar alguma marca ou produto.

Por outro lado, a gente sabe que a arte também tem absorvido as técnicas ou os suportes publicitários, seja para melhorar o desempenho mercadológico do artista, buscar novos caminhos de expressão ou até aumentar o público apreciador de artes plásticas.

Em Curitiba, essa relação fica mais próxima com a exposição das peças do 3º Festival do Anuário do Clube de Criação do Paraná, no Museu Oscar Niemeyer - mais conhecido como "Museu do Olho".

De 15 a 24 de julho, os visitantes poderão conferir, no belo e imponente espaço do museu, mais de 250 trabalhos publicitários selecionados e premiados no Festival do Anuário. O Festival é um concurso promovido pelo Clube de Criação do Paraná, associação que reúne os profissionais de criação de todas as agências do estado. As peças expostas farão parte do 3º Anuário do Clube de Criação, que será lançado no final de 2006. A iniciativa da publicação, assim como das duas edições anteriores, é preservar a memória da comunicação paranaense.

A mostra é uma ótima oportunidade para conhecer o que se faz de melhor em comunicação na terra das araucárias, já que a exposição não se limita apenas aos anúncios publicitários. Também têm seu lugar ao sol as logomarcas, projetos de design, ações promocionais e malas-diretas muito diferentes daquelas que você está acostumado a receber em casa. E o interesse não é apenas dos profissionais da área. Considerando que a publicidade é uma importante manifestação cultural, esta é a ocasião de observar como a linguagem dos materiais reflete a nossa sociedade.

Uma exposição de materiais publicitários no museu não significa dizer que a propaganda está virando arte. Arte é arte, propaganda é técnica. Mas a arte tem sido referência e inspiração para muitos publicitários. E o contrário também parece estar acontecendo. Afinal, se as obras artísticas estão invadindo os outdoors, os luminosos e os banners de internet, porque a publicidade não pode ocupar, nem que seja só por alguns dias, as paredes do museu?

Para ir além
Exposição dos premiados pelo Clube de Criação do Paraná
Onde: Museu Oscar Niemeyer
(R. Marechal Hermes, 999 - Fone: 41 3350-4400)
Quando: de 15 a 24 de julho de 2006, das 10h às 20h
(exceto às segundas-feiras)
Quanto: R$ 4,00
(R$ 2,00 para estudantes com carteirinha)

Adriana Baggio
13/7/2006 às 08h56

 

busca | avançada
85620 visitas/dia
2,0 milhão/mês