busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Sexta-feira, 14/7/2006
Festival de Ouro Preto
Fabio Silvestre Cardoso

Para quem conhece e está acostumado com os "centros históricos" existentes dentro de cidades como São Paulo, Salvador e Cuiabá(!), não irá se surpreender, num primeiro momento, com a cidade de Ouro Preto, localizada a cerca de duas horas de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Construções de época foram preservadas e até mesmo as ruas mantêm aqueles paralelepípedos que caracterizavam a cidade no passado. A surpresa virá, suspeita este repórter, quando o visitante andar pelo lugar e reparar que não é apenas o centro de Ouro Preto que é preservado, mas praticamente toda a cidade, destacando, nesse ponto, a arquitetura de todas as casas e das habitações que, atualmente, constituem o comércio do local. É dentro desse cenário que Ouro Preto e a vizinha Mariana abrigam, desde o dia 8 deste mês, o Festival de Inverno da região.

De acordo com a organização do evento, o principal objetivo do festival é "revelar aspectos e problemas relacionados às cidades históricas brasileiras e apontar alternativas de preservação para essas cidades, em especial Ouro Preto e Mariana, estimulando o turismo sustentável." Em outras palavras, o Festival, mais do que atrações musicais e manifestações artísticas, busca também debater novas maneiras de explorar o turismo de maneira adequada nas duas cidades, num modelo que pode, quem sabe, ser aproveitado por outras cidades com o mesmo perfil.

Nesse aspecto, mais algumas palavras sobre Ouro Preto podem ser ditas, pois, além de toda essa preocupação com a preservação, a cidade consegue manter uma convivência com o novo, graças não somente à presença dos visitantes ao longo de todo o ano, mas principalmente porque se trata de uma cidade universitária, com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Esta, não por acaso, participa ativamente do festival.

Atrações do Festival
Pouco depois das 11 horas, a cidade ainda parece se recuperar do show do grupo Los Hermanos, que atraiu muita gente ao estacionamento do Centro de Convenções da UFOP. Mas se engana quem pensa que se trata de um festival apenas com grandes nomes de fora. Pelo contrário. O principal destaque é a manifestação de artistas e de grupos de Mariana e Ouro Preto, de acordo com o que consta no "passaporte cultural", o guia de eventos. Para hoje, por exemplo, estão previstos espetáculos teatrais, como a esquete Beatice, na Plataforma da Estação de Ouro Preto (às 15h30). Ainda na cidade, às 18h, é a vez de Noturnos, no Clube Guarani.

Das muitas apresentações musicais do dia, cabe destacar o show com Sá, Rodrix e Guarabyra, que acontece na Praça da Sé, em Mariana, às 22h. Quem ficar em Ouro Preto, por sua vez, poderá ver a Orquestra Tabajara, no mesmo horário. O dia termina com a Mostra de Rock Regional, à meia-noite.

Para ir além
Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana

Fabio Silvestre Cardoso
14/7/2006 às 13h30

 

busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês