busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Domingo, 16/7/2006
Festival de Ouro Preto (III)
Fabio Silvestre Cardoso

"Festivais como esse [de Ouro Preto] são ótimos porque, para além da competição, o que existe é a amostra da diversidade cultural, como no caso de um panorama musical, tornando-se, ao final, uma grande festa". Essas foram as palavras de Zélia Duncan, durante a coletiva de imprensa pouco antes de subir ao palco em Mariana para apresentar o show que comemora os seus 25 anos de carreira. Em certa medida, a opinião da cantora, que agora faz parte oficialmente dos Mutantes (informação divulgada por Zélia Duncan na mesma entrevista), pode ser considerada uma espécie de síntese desse Festival de Inverno que ocorre nas cidades de Ouro Preto e Mariana. Isso porque, tanto para o público como para os artistas convidados, a grande oportunidade, ao que parece, é a chance de interagir de maneira mais direta, seja nas apresentações ao vivo, seja nas oficinas culturais.

No caso das oficinas em particular, essa interação foi bem orquestrada pela organização do Festival. Com pouco mais de 2.100 vagas oferecidas, o público tem a possibilidade de escolher entre as seguintes áreas: Artes Visuais, Infanto Juvenil, Música, Patrimônio e Artes Cênicas. Para que o leitor tenha uma idéia, os alunos da Oficina de Cinema e Documentário, uma das mais concorridas, têm a oportunidade de aprender técnicas de filmagem e produção de documentários. Já na oficina de Teatro de Cordel, existe a proposta da edição de um livro que abrangerá toda a produção durante os dias de Festival. Tudo isso sem mencionar a oficina de Culinária, que ressalta os pratos típicos da região - ainda que alguns Hotéis de Ouro Preto insistam em imitar a culinária francesa e italiana, por exemplo.

O Festival de Inverno de Ouro Preto segue com esses e outros cursos e atrações até o dia 23 de julho, quando Ouro Preto novamente será um espaço "exclusivo" das festas das inúmeras Repúblicas estudantis da cidade - não que isso seja necessariamente menos animado (muito pelo contrário, diga-se). Na região que já fez parte do Caminho do Ouro, a efervescência e a diversidade são, atualmente, os grandes valores culturais.

Para ir além
Festival de Inverno de Ouro Preto.

Fabio Silvestre Cardoso
16/7/2006 às 13h10

 

busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês