busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Quarta-feira, 26/7/2006
Festival de interatividades
Ana Elisa Ribeiro

O Festival de Inverno da UFMG este ano, em sua 38ª edição (são 40 anos!), teve como tema "interatividades". De fato, nunca vi tanta fusão, tanta confusão e tanta cooperação. Sem o menor tipo de estresse, alunos e professores de oficinas diferentes se esbarram pelas ruas de pedra pura e formulam mil maneiras de interagir. E isso realmente acontece!

O Festival 2006 está vazio. Vazio de gente, vazio de gandaia, vazio de arruaça. Em Ouro Preto, a organização começou a ter problemas com baderna, briga, assassinato. Entre outros motivos, estes foram os que trouxeram o Festival para Diamantina, 5 horas de ônibus distante da capital mineira. Essa distância desencoraja uma viagem com intenção de balbúrdia. Daí que estão aqui as pessoas da região (a porta do Vale do Jequitinhonha, no norte de Minas), belo-horizontinos que procuram oficinas com feras da música, das artes plásticas e da literatura e gente do país todo atrás do patrimônio da humanidade.

Algumas oficinas funcionam com 10 alunos, outras, com 1. E isso não impede o Festival de continuar. Só mesmo a universidade pública para trabalhar com esse contingente. Dali saem vídeos, poemas, músicas, peças.

A primeira semana da festa terminou no sábado, dia 22 de julho. Para finalizar, mil produtos de oficinas ficaram à mostra. Nesta segunda semana, vêm acontecendo, entre outras, as oficinas de Marcelo Dolabela (poesia), Álvaro Garcia (artes digitais), Esdras Neném (músico), Rodrigo Minelli (vídeo) e todas confluem, de alguma maneira mirabolante.

O site www.ciclope.art.br é, atualmente, um "sítio de imaginação" onde acontecerão, em palavra e movimento, os produtos de todas as oficinas que terminam nesta sexta, dia 28. Estaremos lá também os escritores de micro poemas para Internet e para celular. Tem valido a pena, especialmente para quem veio trocar idéias, fazer conexões. Nem o frio parou aqui. O negócio é interagir.

Ana Elisa Ribeiro
26/7/2006 às 19h39

 

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês