busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês
Quarta-feira, 18/9/2002
Música baiana na faixa
Waldemar Pavan

A coluna Bahia Singular e Plural, publicada ontem, continha um presente explicito para quem lesse, mas precisava ser decifrado, estava sugerido no meio do texto: 6 discos (92 músicas ) originários de manifestações populares do povo baiano para ouvi-los por inteiro e gratuitamente.

Visitando o site do IRDEB voce tem a possibilidade de ouvir todas as 92 músicas por inteiro e melhor sem precisar comprar os discos, isso só é possível porque o IRDEB realizou este trabalho de forma a torná-lo acessível a toda a população internáutica, é arte musical baiana gratuíta na rede mundial de computadores. O objetivo do IRDEB não é financeiro, compra os cd's quem como eu é fissurado. Falei de preço por que quem quiser ou fizer questão em adquiri-los já sabe quanto custará

Sou paulistano, quando em férias em Salvador fiquei sabendo sobre esta coleção liguei para pedir informações, a senhora que me atendeu na fitóteca convidou-me então para que eu fosse até a TVE-Bahia onde fica a fitotéca do IRDEB para que eu ouvisse os discos. Por conta do meu traje inadequado não foi possível entrar no recinto da TVE.

Minha mulher, adequadamente trajada, entrou para comprar os seis discos e voltou só com dois, a atendente disse-lhe que era recomendável ( já que não tive possibilidade de entrar para ouvir) que ela levasse somente os dois para que eu tivesse alguma noção sobre o conteúdo antes de arrastar os outros, como já estava bastante cabreiro por não ter entrado montei no mesmo taxi em que fui e voltei para o hotel.

Lá chegando fui direto ouvir no meu discman de viagem, chapei, liguei de volta, falei que queria todos, já estava na hora de fechar, era semana do folclóre e a mesma simpática atendente me falou sobre uma exposição do IRDEB que estava rolando em um shopping a beira mar que eu já tinha planejado ir, foi sóóó no dia seguinte quando o shopping abriu ( agonia, eu já estava na porta aguardando há 1 hora a abertura ) que finalmente consegui cravar pincinhas nos outros 4 discos e assistir rápidinho a alguns trechos de videos, detalhe: de bermuda, têninho, meinha e camiseta do tipo jacaré, uniforme oficial, sessão dia, claro.

Ninguém lá no IRDEB tá afim , nem precisando e muito menos tentando te vender nada, o que é de suma importância para a instituição é a divulgação da música verdadeiramente popular e comunitária baiana , tanto que os discos estão ai, disponiveis para serem ouvidos por inteiro na rede, se for até a sede do IRDEB (desde que trajado adequadamente ) voce assiste a todos os videos disponíveis e ouve todos os discos que quiser, mas isso é papo pra baiano ir ou para quem goza férias de 40 dias por ano, 'magina, férias curtas, bermudão folgado, em Salvador, e eu assistindo filme cultural? Nem morrrrta, se ainda fosse ouvindo só discos inéditos vá lá, mas assistindo filme na televisão em sala de exposição de folclóre com o marzão urrando às minhas costas? nem que a vaca tussa !

O que é absolutamente fascinante na música baiana exibida na coleção Bahia Singular e Plural é que ela é constituida de diversos gêneros musicais matrizes que geraram uma infinidade de outros gêneros musicais filiais, celeiro de matrizes e filhotes. Esta coleção é muito importante por que funcionou como uma antena na captação destes movimentos musicais matrizes, muitos deles provenientes de bailados, festanças e toda a sorte de comemorações onde rola música, enredo e encenações, como são encenações e cantorias de rua, passei a acreditar pela diversidade de temas musicais ( atrevido, sem ainda conhecer as representações correspondentes) que a Bahia é o maior teatro a céu aberto do planeta, teatro musical, diga-se de passagem, fiquei absolutamente chapado com as matrizes musicais das manifestações de nossa gente, explore-se comercialmente ou não, a arte musical e a arte cenica são os melhores, os mais abundantes e os principais produtos brasileiros

. Mêda: esse é o primeiro blog que posto e tem uma luzinha piscando frenéticamente do lado esquerdo do titulo, deve estar lotado de erro ortográfico, alerta geral para o revisor, meu revisor sistêmico já era.

Waldemar Pavan
18/9/2002 à 00h15

 

busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês