Literatura Falada (ou: Ora, direis, ouvir poetas) | Fabio Gomes | Digestivo Cultural

busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Novo livro de Nélio Silzantov, semifinalista do Jabuti de 2023, aborda geração nos anos 90
>>> PinForPeace realiza visita à Exposição “A Tragédia do Holocausto”
>>> ESTREIA ESPETÁCULO INFANTIL INSPIRADO NA TRAGÉDIA DE 31 DE JANEIRO DE 2022
>>> Documentário 'O Sal da Lagoa' estreia no Prime Box Brazil
>>> Mundo Suassuna viaja pelo sertão encantado do grande escritor brasileiro
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Pense nos brasileiros
>>> Os Doze Trabalhos de Mónika. 2. O Catolotolo
>>> Dá-lhe, Villa!
>>> Controlando o acesso à Web
>>> O escritor está nu
>>> Lamartine Babo e futebol, uma simbiose
>>> Quem é Daniel Lopes
>>> Arte é intriga
>>> Primavera e Jukebox
>>> 20 anos de Trapo
Mais Recentes
>>> Livro Literatura Estrangeira A Concubina de Morris West pela Circulo do Livro (2024)
>>> A Neta Da Maharani de Maha Akhtar pela Primavera Editorial (2009)
>>> José Saramago - Rota De Vida de Joaquim Vieira pela Livros Horizonte (2018)
>>> Livro Ensino de Idiomas Memoirs of a Geisha de Arthur Golden pela Pearson (2008)
>>> The Wordsworth Collection Of Classic Short Stories de Rosemary Gray pela Wordsworth Editions Ltd (1996)
>>> Uma Vida com Propósitos: Você Não Esta Aqui Por Acaso de Rick Warren pela Vida (2003)
>>> O Assassinato E Outras Histórias de Anton Tchekhov pela Cosac & Naify (2002)
>>> Os Portões Do Inferno de Andre Gordirro pela Fabrica 231 (2015)
>>> Coleção 2 Livros Prática das Pequenas Construções de Alberto de Campos Borges pela Edgard Blucher (1978)
>>> Livro Literatura Brasileira Eu Não Sei Ter de Marcelo Candido pela Virgiliae (2011)
>>> A Ultima Casa Da Rua Needless de Catriona Ward pela Fisicalbook (2024)
>>> Escravos E Rebeldes Nos Tribunais Do Império: Uma História Social Da Lei De 10 De Junho De 1835 de Ricardo Figueiredo Pirola pela Ministério Da Justiça, Arquivo Nacional, (2015)
>>> A caminho de Wigan de George Orwell pela Nova Fronteira (1986)
>>> Livro Esoterismo Despertar um Guia para a Espiritualidade sem Religião de Sam Harris pela Companhia das Letras (2015)
>>> Engenhocas Da Moral de Manoela Pedroza pela Ministério Da Justiça, Arquivo Nacional (2011)
>>> Contabilidade Rural de José Carlos Marion pela Atlas (2007)
>>> Descubra o Maior Poder do Mundo de Tiago Brunet pela Vida (2018)
>>> Livro Administração A Organização Humana de Rensis Likert pela Atlas (1975)
>>> Dando um jeito no jeitinho (2 vol) de Karla Cristina de Araújo Faria pela Gaylussac
>>> Livro Psicologia Sonhos Lúcidos Uma Iniciação ao Mundo dos Feiticeiros. de Florinda Donner pela Nova era /record (1993)
>>> O convento de Sto. Antonio do Rio de Janeiro - Sua história, memórias, tradições com 43 estampas de Frei Basilio Rower pela Vozes (1954)
>>> Dois estudos de processo de Napoleão Nunes Maia Filho pela Ufc (2002)
>>> A Biologia Da Crença de Bruce H. Lipton pela Butterfly (2007)
>>> Coleção Como Reconhecer a Arte 5 Livros Gótica + Rococó + Mesopotâmica + Chinesa de Maria Cristina Gozzoli; Flavio Conti; Sabatino Moscati pela Martins Fontes (1987)
>>> Stress e Qualidade de Vida no Trabalho de Ana Maria Rosi pela Atlas
COLUNAS

Segunda-feira, 11/5/2020
Literatura Falada (ou: Ora, direis, ouvir poetas)
Fabio Gomes
+ de 35900 Acessos

Nestes tempos de quarentena em função da pandemia de Covid-19, quase todos os estados brasileiros - e também alguns municípios - lançaram editais emergenciais de socorro à classe artística, que viu sua renda desabar vertiginosamente logo no começo das (indispensáveis) medidas restritivas. Teatros foram fechados, deixando sem palco atores e músicos; também estão sem funcionar cinemas e livrarias, estas impactando no rendimento de escritores. Embora um ou outro dos editais emergenciais tenha se voltado apenas para a classe dos músicos, a maioria deles buscou contemplar também os profissionais da área de Literatura, possibilitando-lhes remuneração pela realização de recitais, oficinas e debates transmitidos via streaming, seja em vídeos gravados, ou mesmo em lives, seja publicando textos (em geral poemas) em redes sociais. 

Nem todas as iniciativas visando valorizar a poesia no âmbito da quarentena, porém, são de iniciativa da esfera pública. Um projeto de destaque é o 40 Poemas, que iniciou as postagens no Instagram em 3 de abril e conclui em 12 de maio. Aqui o foco é trazer um(a) autor(a) lendo seu poema em áudio (outro diferencial num campo onde têm predominado os vídeos) - ouça por exemplo Mary Paes lendo "Devaneios Loucos"

Já no Mato Grosso do Sul, 14 poetas se uniram para criar o projeto Poema na Quarentena MS, que difere um pouco de outras iniciativas similares: primeiro, porque nos vídeos postados desde o dia 6 de maio um autor lê um texto de outro, num rodízio até se completarem os 14; segundo, porque o projeto não tem uma página própria, você localiza os vídeos no Facebook através da hashtag #poemanaquarentenams

De tudo que foi falado até agora, nada chega a ser novidade: nem a presença de poesia na internet, muito menos a gravação de autores lendo seus próprios textos. O que é raro sim são projetos onde um poeta lê poemas alheios. Além do exemplo sul-mato-grossense citado logo acima, o único outro exemplo que conheço é... meu: toda quarta posto um vídeo lendo autores brasileiros cuja obra esteja em domínio público, na série Rapidola Clássico; claro que podem haver outros cuja existência me escape, peço que quem conheça me indique para que eu possa incluí-los no texto. De todo modo, os exemplos que vou mencionar a seguir são de autores interpretando sua própria criação (não pretendo, porém, esgotar o assunto, dadas as dificuldades de se proceder a um levantamento que conseguisse abranger tudo o que se fez neste campo). 

O que pode ser definido como novidade, não do pandêmico 2020, mas da internet em si, é a possibilidade de a poesia chegar ao público na voz do autor sem que seja necessário um suporte físico, como o LP ou o CD. Ou seja, havia a necessidade de o poeta precisar convencer uma gravadora a (ou ser convidado por uma para) lançar um disco falado, e nem é preciso dizer que a prioridade das gravadoras sempre foi lançar música e não poesia. Isso desde os primórdios da indústria musical brasileira, que deu seus primeiros passos em 1902.

O primeiro disco brasileiro a trazer um poema foi lançado em 1906: Edmundo Araújo interpretava "Se se morre de amor", de Gonçalves Dias. Outros discos de intérpretes se seguiram, até que em 1928 Olegário Mariano inaugurou no país a prática de poetas gravarem sua própria obra, registrando na Parlophon "As Duas Sombras", "O Soldadinho que Passa" e "Meu Brasil". Em 1945, quando a gravadora Continental retomou os discos de poetas, chamou novamente Olegário Mariano; a iniciativa durou até 1951 e incluiu também Manuel Bandeira e Ascenso Ferreira.  

Estes três autores também fariam parte do grande momento da poesia em disco no Brasil: a coleção Poesias, da gravadora (também chamada por vezes de 'selo') Festa, cujo slogan inspirou o título deste artigo: a empresa iniciou suas atividades em 1955 apresentando-se como "a primeira editora brasileira de literatura falada em discos long-play de 33 R.P.M.". 

Até 1958, Festa lançou 13 LPs reunindo 24 poetas, sempre com um autor ocupando um lado inteiro do disco. Foram 24 e não 26 porque Manuel Bandeira e Guilherme de Almeida estiveram presentes em dois discos. A lista de autores que gravaram pelo selo Festa abrange os principais nomes vivos da poesia brasileira na época (podemos citar Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, João Cabral de Melo Neto, Murilo Mendes, Paulo Mendes Campos e Vinicius de Moraes). A empresa também lançou o poeta Abgar Renault, que só publicaria seus versos em livro em 1966, dez anos após sua estreia em disco. Houve ainda uma série de compactos literários lançados em 1963 e 1964, tendo como novidade o registro também de prosadores: a coleção trouxe Rubem Braga lendo crônicas e Erico Verissimo, fragmentos  de sua monumental obra O Tempo e o Vento

Existe um canal no YouTube inteiramente dedicado aos discos do selo Festa: Selo Festa Irineu Garcia. Depois que ele encerrou suas atividades, em 1971, voltaram a ser raros em nosso país o lançamento de discos de poetas. Cabe mencionar as Antologias Poéticas de Vinicius de Moraes (1977) e de Ferreira Gullar (1979) e, já na fase do CD,  A Poesia Viva, de Ariano Suassuna (1998). 

  • Para a redação deste texto, foi de fundamental importância a leitura da dissertação de Mestrado em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da USP Literatura e música: a trajetória da gravadora Festa (1955-1971), de autoria de Ana Paula Orlandi Mourão Delfim, onde colhi todos os dados sobre discos de poesia de 1906 a 1979. Sem a divulgação deste estudo na internet, eu não poderia ter escrito este artigo. 



Fabio Gomes
Maceió, 11/5/2020

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Sabemos pensar o diferente? de Guilherme Carvalhal


Mais Fabio Gomes
Mais Acessadas de Fabio Gomes em 2020
01. Literatura Falada (ou: Ora, direis, ouvir poetas) - 11/5/2020
02. Vamos pensar: duas coisas sobre home office - 6/4/2020
03. Elis vive - 16/3/2020
04. A medida do sucesso - 27/1/2020
05. Arte sem limites - 2/3/2020


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Manutenção de Automóveis
Amaury F. de Almeida
Sem



Os Delírios de Consumo de Becky Bloom
Sophie Kinsella
Bertrand
(2009)



Celebrando Pentecostes
Reinaldo B. dos Reis
Rcc



Espiral De Desejo -Despertar - Livro 1 - Literatura
Nina Lane
Paralela
(2008)



Dicionário de Direito Penal
Luiz Vicente Cernicchiaro
Universidade de Brasilia
(1974)



Contabilidade Gerencial - um Enfoque Em Sistema de Informação Contábil
Clóvis Luís Padoveze
Atlas
(2000)



Case Comigo um Guia para Conquisar o Homem Certo
Bradley Gertsman
Best Seller
(2001)



A Alma Encantadora das Ruas - The Enchanting Soul of the Streets
João do Rio
Cidade Viva
(2010)



O Teatro de Alberto Guzik
Alberto Guzik
Imprensa Oficial
(2009)



Litalia in 120 Vignette
Mosca
Rizzoli
(1962)





busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês