COLUNAS
Segunda-feira,
15/12/2014
Colunas
Colunistas
 |
|
O fim do PT
>>> Tanto quanto no anti-PT, precisamos pensar no "pós-PT". Se o anti-PT vai durar enquanto o PT for governo, o pós-PT será o período que virá imediatamente depois. Entre o anti-PT, que já existe, e o pós-PT, que pode começar a qualquer momento, existe o "fim" do PT. Não acredito que o partido acabe, e nem que tenha seu registro cassado, não é isso - mas acredito que o PT vem "acabando" desde 2005, com a eclosão do mensalão.
por Julio Daio Borges
Leia
Mais
|
Doida pra escrever
>>> A escrita é uma mistura inexplicável de força, memória, conexões, leituras, falatórios, horas de filmes bons e ruins, uma vida inteira de ações e reações, atenção, desatenção, amor e desamor, ímpetos, convicções, perdões, convenções, aulas de tudo quanto há, escola, muita escola, contenção, habilidade, um tico de tendências sado-masô, exibicionismo, em algum grau, experiência em qualquer medida, mas, fundamentalmente, desobediência.
por Ana Elisa Ribeiro
Leia
Mais
|
Por que o petrolão é muito diferente do mensalão
>>> A diretoria da Petrobras será implicada, mesmo que, agora, fuja da raia. Já está implicada fora do Brasil. Mesmo que Sergio Gabrielli se esconda numa secretaria de Estado no governo da Bahia. E mesmo que Graça Foster seja amiga de Dilma. Isso tudo só piora as coisas. Como Dilma foi presidente do Conselho de Administração, será, no mínimo, implicada como executiva.
por Julio Daio Borges
Leia
Mais
|
Viagem a 1968: Tropeços e Desventuras
>>> Aceitar a vida e o que nos foi dado saber, com humildade. Aceitar o que somos e o que não sabemos. Viver o melhor possível. Descobria, aos poucos, o que fazia sentido para mim. Nos fins de semana, visitava os velhos da Vila Vicentina, ou pobres da periferia. Ia de bicicleta com uma irmã ou amigas. Quando um rapaz me pedia pra namorar, inventava uma desculpa. Me sentia muito jovem, e eles me intimidavam.
por Marilia Mota Silva
Leia
Mais
|
Dando nome aos progres
>>> Compartilhando, como compartilhamos, da atitude de Miguel de Unamuno, fomos à Espanha fazer o caminho contrário, mas com o mesmo espírito: em busca de enriquecimento, de conhecer o outro lado, de buscar "rincones y recovecos" . E voltamos, desta vez, com uma palavra nova, que, acreditamos, será de imensa valia para os brasileiros, sobretudo nestes tempos em que correm: a palavra "progre".
por Celso A. Uequed Pitol
Leia
Mais
|
Sobre o caso Idelber Avelar
>>> Vou tentar falar sobre o caso hipoteticamente: falar sobre o caso em si, e falar menos - ou nada - sobre ele, Idelber, porque não o conheço. O que me interessa, aqui, é muito mais *o que* aconteceu do que propriamente as pessoas envolvidas. Vou tentar falar mais sobre o evento, o acontecimento em si, e sobre seus desdobramentos, do que sobre os envolvidos.
por Julio Daio Borges
Leia
Mais
|
O livro do Natal
>>> No caso do novo Chico, eu leria de qualquer forma, porque realmente adorei "Leite derramado" (e também "Budapeste"). Acabei comprando "O irmão alemão" de primeira hora, e lendo rápido, por vários motivos: o tempo disponível na fisioterapia, a fase mais tranquila de trabalho e também a expectativa de outros lançamentos de fim de ano que iriam congestionar a minha cabeceira...
por Marta Barcellos
Leia
Mais
|
Ossos, mulheres e lobos
>>> O mundo atual se, por um lado, colocou a mulher em um patamar social de maior igualdade (digo isso imaginando o lado Ocidental), desvitalizou a essência do feminino. O modelo de sucesso é ainda masculino. Na busca de sua verdadeira realização cabe a recuperação dos arquétipos das mulheres selvagens, as ditas mulheres que correm com os lobos...
por Eugenia Zerbini
Leia
Mais
|
A Puta, um romance bom prá cacete
>>> Obscena - fora de cena - a literatura erótico/pornográfica causa constrangimento, pois se pressupõe que o assunto sexo deva ser tratado apenas na alcova e não publicamente: a sexualidade é "aquilo que se mostra e deveria ser escondido". E mais obscena se tornaria por se pretender Literatura com L maiúsculo?
por Jardel Dias Cavalcanti
Leia
Mais
|
Imagina se fosse o contrário
>>> Depois de um vitória apertada sobre a petista Dilma Rousseff, o tucano Aécio Neves concedeu uma coletiva, num hotel em Belo Horizonte, vestindo branco e convocando o atual governo para o "diálogo". Ao lado de FHC e Walter Feldman, ex-candidato a vice pela chapa de Marina Silva, proclamou que era hora de "superar a polarização". E, para enterrar de vez a "velha política", sugeriu uma ampla "reforma"...
por Julio Daio Borges
Leia
Mais
|
A maldição da internet no celular
>>> Parecia impossível, mas a internet no celular conseguiu deixar a comunicação ainda mais intrusiva. O surgimento dos smarthphones está criando uma geração que passa 24 horas por dia logada. Para essa geração, estar off-line é como estar morto. E estar on-line é estar disponível para conversar. Antes mandava-se uma carta e esperava-se muitas vezes um mês inteiro para receber resposta. Hoje, espera-se que todas as pessoas estejam disponíveis para responder às mensagens instantaneamente.
por Gian Danton
Leia
Mais
|
Memorial do deserto e das ruínas
>>> Da organização da vida em parcelas mínimas, mas possíveis, das transferências e do caminhar diário e autêntico, seja em meio à imundície, seja nas transcendências desta arquitetura sinuosa e pura. A cada dia é preciso muita paciência para atravessar a música ausente destas paragens secas, impenetráveis pelo castigo que o sol impõe a quem por elas se desvia.
por Elisa Andrade Buzzo
Leia
Mais
|
Um mês depois
>>> Estamos há exatamente um mês de 26 de Outubro, quando foi divulgado o resultado das eleições. Tanta coisa aconteceu de lá pra cá que resolvi refletir um pouco sobre o quanto caminhamos e o quanto ainda continuamos "na mesma". É igualmente uma maneira de avaliar criticamente a nossa atuação e imaginar os próximos passos...
por Julio Daio Borges
Leia
Mais
|
É Tabu, Ninguém Quer Saber
>>> Nascem crianças destinadas ao abandono todos os dias. Não há ninguém por elas. Ninguém as protege. E temos responsabilidade nisso, como sociedade. Menos burocracia. Menos indiferença ao sofrimento das crianças, é disso que se trata. E a vasectomia, um procedimento simples, menos invasivo, mais barato, e reversível, deveria ter prioridade no tratamento desse problema. Quando se trata de reprodução, todos se esquecem que a mulher não gera filhos por mitose.
por Marilia Mota Silva
Leia
Mais
|
O irmão alemão, de Chico Buarque
>>> Desde Estorvo, seu primeiro romance, Chico Buarque vem mesclando fantasia e realidade nas suas criações literárias. Também aspectos biográficos (ligados ao "eu" do artista ou à sua inserção na história do Brasil) compõem grande parte do que ele escreve (e mesmo no âmbito de suas canções, pressentimos o mesmo tipo de presença). Não é diferente agora em seu novo romance, denominado O irmão alemão, que a Companhia das Letras acaba de lançar.
por Jardel Dias Cavalcanti
Leia
Mais
|
Julio Daio Borges
Editor
mais colunas
|
topo
|
|