COLUNAS
Quarta-feira,
4/2/2015
Colunas
Colunistas
 |
|
O Velho e Bom Complexo de Inferioridade
>>> Se você não viu ainda, procure na rede um desses 'youtubes' com crianças tocando violão, violino, piano com a maestria de velhos virtuoses e a alegria de quem mal saiu do berço. Um fluxo de serotonina inunda nossa mente e nos faz sorrir para a tela, embasbacados e contentes. Faz bem à saúde. Recomendo porém doses pequenas, para não correr o risco de sofrer estranhamento, quando em contato com o mundo normal, cotidiano. Foi o que me aconteceu outro dia. Fui a um recital na escola das crianças...
por Marilia Mota Silva
Leia
Mais
|
Caminhos para a esquerda
>>> Muitas das propostas presentes em "O que a esquerda deve propor" podem ser resumidas nos dois imperativos que Mangabeira Unger coloca como essenciais para a política progressista: a necessidade de inovar e a necessidade de cooperar. Uma não pode existir sem a outra. Inovação sem cooperação degenera em atomização egoísta; cooperação sem inovação gera a estagnação e a repetição de fórmulas.
por Celso A. Uequed Pitol
Leia
Mais
|
Alcorão
>>> Quem se dispuser a ler o Alcorão com espírito desprevenido, poderá deparar-se com gratas surpresas. O leitor alguma vez imaginaria encontrar a expressa recomendação de convivência pacífica entre árabes, judeus e cristãos? Que não importa o livro que siga, si a Torá, o Alcorão, ou os Evangelhos, desde que o fiel creia em Deus e possa apresentar boas obras diante d'Ele? Que a mulher deve ser tratada com o respeito, evitando-se lhe o sofrimento? Pois é...
por Ricardo de Mattos
Leia
Mais
|
Buenos Aires: guia de viagem
>>> Visitar Buenos Aires pode ser uma experiência interessante. Embora seja um país colado ao nosso, a Argentina tem grandes diferenças culturais. Recentemente tive a oportunidade de conhecer a capital portenha. Compartilho aqui algumas de minhas impressões. Para quem gosta de ler, Buenos Aires é um paraíso. Há diversas livrarias e muitos sebos. A avenida Corrientes tem praticamente um a cada quarteirão, ou mais.
por Gian Danton
Leia
Mais
|
'Noé' e 'Êxodo': Bíblia, Especismo e Terrorismo
>>> Já foi dito que não se faz nunca um filme propriamente histórico - sempre se trata de retomar fatos mais ou menos antigos na medida em que revestem apreensões contemporâneas. É esse tipo de processo que criou, em Noé, de Darren Aronofsky, e Êxodo: Deuses e Reis, de Ridley Scott, um Noé não-especista e um Moisés guerrilheiro.
por Duanne Ribeiro
Leia
Mais
|
Como ser um Medina
>>> O que me comove, resumindo, é raça. É gente que sabe o que quer, mas que sabe também o que tem de projetar e fazer pra chegar lá. E faz. E chega, quando dá. E gente que ouve, que aprende, que tem o apoio de gente mais experiente, que traça um caminho - ou vários - e manda ver. Aí eu fiquei vendo aquele adolescente que se dedicou a ser campeão.
por Ana Elisa Ribeiro
Leia
Mais
|
Rugas e rusgas
>>> O que acontece é que isto não se entende verdadeiramente até acontecer com a gente. Pimenta no olho do outro sempre é refresco. Ruga no rosto do outro também. A coisa pega assim que uma olhada mais profunda ao espelho revela os vincos que finalmente deram as caras. Começa assim: de repente, uma fenda temporal se abre, se acorda com um rasgo de vida rente à ela mesma.
por Elisa Andrade Buzzo
Leia
Mais
|
A metade da vida
>>> Chegamos à metade das nossas vidas. Estamos cada vez mais próximos da morte. Há quinze anos, tínhamos uma eternidade à nossa frente. Hoje, nossa eternidade é tão limitada... Um passo em falso dado há dez, quinze anos não era tão determinante quanto um passo em falso hoje. Claro, sempre dá pra corrigir o erro, não importa a idade. Mas há uma diferença: antes era só passar uma borracha, continuar na mesma linha; agora, é arrancar a página, recomeçar todo o parágrafo; depois, em alguns anos, será jogar o caderno fora e recomeçar tudo.
por Guilherme Pontes Coelho
Leia
Mais
|
Por um 2015 sem carteiradas
>>> Pode ser utopia, mas, nestes tempos de aquecimento global, em que as ameaças pairam sobre uma coletividade, está mais do que na hora de valorizarmos outros tipos de competências/inteligências em nossas lideranças, e também nos postos chaves da nossa sociedade. A competição e o individualismo podem ter mostrado sua eficiência no sistema capitalista, mas as novas gerações começam a perceber os riscos dessa fórmula, e a limitação que ela impõe para o futuro.
por Marta Barcellos
Leia
Mais
|
Paixões e baratas
>>> Quem tinha mais medo de morrer, quem tinha mais medo de viver? Só sei eu que não poderia perdê-la de vista, não poderia dormir com ela e nossas impurezas andando pela casa. Nosso encontro era o primeiro e deveria ser o derradeiro. Isso porque a revelação é rápida e os tiros por vezes certeiros. Tirei então o tênis do pé direito e, lentamente, me aproximei dela, sendo que não poderia deixar que fugisse, se entranhasse por debaixo de sonhos e móveis.
por Elisa Andrade Buzzo
Leia
Mais
|
Amores, truques e outras versões, de Alex Andrade
>>> Na capa do livro, a representação de duas cabeças masculinas. Um cigarro introduzido na orelha de um deles é fumado pelo outro que o alcança por trás. Na contra-capa, um rosto, agora sozinho, expira a fumaça que se dispersa lentamente. Uma alegoria das relações amorosas no mundo contemporâneo? A capa perfeita para o que se vai ler nas páginas do romance "Amores, truques e outras versões", de Alex Andrade.
por Jardel Dias Cavalcanti
Leia
Mais
|
A Dama Dourada, de Anne-Marie O'Connor
>>> Viktor Frankl utiliza o termo "vivência" com o significado muito específico de experiência íntima. Não qualquer experiência cotidiana que se perca no turbilhão da existência, mas aquela que move profundas cordas na alma e tornam o momento, para continuar usando suas palavras, irrepetível.
por Ricardo de Mattos
Leia
Mais
|
O cão da meia-noite
>>> Para Lobato, a literatura devia falar a língua do povo, repetir suas gírias e modos de dizer. E ninguém conseguiu encarnar a proposta de Lobato de maneira tão perfeita como Marcos Rey. O grande autor de livros juvenis, cujo pai era encadernador na gráfica lobatiana, conseguiu apanhar o jeito de falar de toda a gente e transformá-lo em palavra impressa. Ótimo exemplo disso é o livro de contos "O cão da meia-noite".
por Gian Danton
Leia
Mais
|
O problema da Petrobras são vários
>>> Para quem acha que o problema da Petrobras é ter sua cotação despencando em bolsa, lamento informar que esse é apenas o problema mais visível, o mais aparente, posto que é mensurável, nítido, incontrastável. A cotação em bolsa é apenas o termômetro. A Petrobras vive a pior crise de sua história e existem outros problemas a serem encarados.
por Julio Daio Borges
Leia
Mais
|
Joana a Contragosto, Mirisola em queda livre
>>> A solidão aumenta com a chegada do amor, porque o amor desperta imperativamente a necessidade do outro. Como dizia Proust, em "O amor de Swan", é a ausência do amado e, não, sua presença que amplia a paixão. Esse parece ser o mote do livro "Joana a contragosto", do escritor Marcelo Mirisola, publicado pela Editora Record em 2005.
por Jardel Dias Cavalcanti
Leia
Mais
|
Julio Daio Borges
Editor
mais colunas
|
topo
|
|