busca | avançada
56027 visitas/dia
1,8 milhão/mês
Quinta-feira, 24/4/2003
Ser bom é ótimo, mas ser mau é muito melhor*
Adriana Baggio

Por que será que as pessoas mais interessantes são as mais mal humoradas? Não o mau humor no sentido da chatice, da cara amarrada, do estraga prazeres. É o mau humor das frases mordazes, das tiradas sarcásticas, da maldade calculada. São pessoas cuja companhia é como uma deliciosa picanha mal passada com dois centímetros de gordura. Apesar do prazer que proporciona, pode matar você. Pessoas maldosas nos fazem rir, mas inevitavelmente, uma hora outra, somos nós que serviremos de matéria-prima para seus comentários maldosos. Para poder ficar só com a melhor parte da história, apele para Mau humor - uma antologia definitiva de frases venenosas, do colecionador de víboras Ruy Castro (Companhia das Letras, 2002).

Depois de O melhor do mau humor (1989), O amor de mau humor (1991) e O poder de mau humor (1993), Ruy conseguiu encontrar mais 400 frases venenosas e acrescentar ao repertório já formado, dando origem a esta antologia. Uma oportunidade, já que as outras edições estão esgotadas. É a versão definitiva sobre a capacidade humana de falar mal dos seus e de si mesma.

Mau humor é um livro para ser saboreado como a morte lenta e agonizante de um desafeto. É a chance que temos de nos vingar por tabela de nossos pais, nossos amigos, nossos amores, nossos chefes, nosso país. Enquanto pessoas comuns como nós correm o risco de ser rejeitadas, espancadas e eventualmente processadas se destilam o veneno que desejam, os autores das frases deste livro puderam maldizer à vontade, sem grandes riscos. Eles falaram o que muitas vezes gostaríamos de ter dito, e que na verdade dissemos. Muitas tiradas já estão incorporadas ao nosso repertório, e agora temos a chance de saber quem o foi o autor da pérola.

Todos sabemos o quanto é importante o respeito às pessoas, às minorias, às normas sociais. Mas convenhamos: seguir nessa linha não tem graça nenhuma. É por isso que algumas frases de Mau humor podem chocar, ferir suscetibilidades. Mas foi justamente a possibilidade de não ter que se preocupar com esses limites que propiciou a criação destas frases. Sem falar, é claro, da criatividade, do conhecimento e do puro espírito de porco dos autores.

A antologia reúne de frases célebres e consagradas até tiradas desconhecidas. Vai do humor depressivo e obsessivo de Nelson Rodrigues às tiradas chiques de Danuza Leão; da erótica mordacidade de Mae West ao veneno malandro de Agamenon Mendes Pedreira; da crueldade de Ivan Lessa à total falta de sentimentos de Groucho Marx; do dicionário cáustico de Ambrose Bierce as elucubrações psicanalíticas de Woody Allen. Mas de que adianta ficar falando? Segue uma palhinha das frases mais politicamente incorretas só para despertar o gosto de sangue:

O homem casado, se não transar com as amigas da mulher, vai transar com quem? Eduardo Mascarenhas

A amante perfeita é aquela que se transforma em pizza às quatro da manhã. Charles Pierce

Amar é... ser a primeira a reconhecer o corpo dele no instituto médico legal. Ivan Lessa

Uma mulher só precisa de quatro animais na vida: uma raposa no armário, um tigre na cama, um Jaguar na garagem e um burro para pagar por tudo isso. Mae West

A arte abstrata é um produto dos incompetentes, vendida pelos inescrupulosos e comprada pelos imbecis. Al Capp

Para quem nunca voou num Fokker, um aviso: Fokker é uma corruptela de fuck you. Sérgio Augusto

Certas mulheres deveriam apanhar regularmente, como gongos. Noël Coward

Sou a favor do canibalismo compulsório. Se as pessoas fossem obrigadas a comer o que matam, não haveria mais guerras. Abbie Hoffman

*Adaptado de Mae West: "quando eu sou boa, sou ótima. Mas quando sou má, sou muito melhor".

Para ir além




Adriana Baggio
Curitiba, 24/4/2003

 

busca | avançada
56027 visitas/dia
1,8 milhão/mês