busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Terça-feira, 28/8/2001
Pílulas II
Sol Moras

Yara Mitsuishi

There's So Much Beauty In The World
Reprisaram "Beleza Americana", filme ganhador do Oscar de 2000 no Telecine Premium. Vi no cinema, entre ruídos, chicletes, pipocas, balas, risadinhas e um simpático joelho nas minhas costas. Difícil se concentrar. Em casa, sem seres humanos estranhos para atrapalhar, pode-se testemunhar uma obra de arte, um sensível passeio pelas angústias mais inconfessáveis, mais profundas do homem. Sam Mendes, diretor de teatro inglês, comandou o espetáculo, atento ao drama da trama, matéria prima esquecida. "There's so much beauty in the world". Acontece novamente dia 30 de agosto, às 23h35. Preste atenção no vídeo que o garoto filmou, com um saco de supermercado em movimento, flanando entre folhas e sonhos.

Entendendo A Beleza
"A beleza é um acordo entre o conteúdo e a forma" - Henrik Ibsen.

Globalização
Transcrevo uma aula sobre a democracia na Internet: "O dia em que acabar o lixo da Internet, acabou a liberdade, acabou o próprio sonho da Grande Rede. E o que todo mundo, todo idiota procura, é acabar com o lixo. O lixo é o sonho de Brecht no rádio. O sonho de eu poder falar com você e poder jogar o lixo para todo mundo receber."

People & Arts
Gosto. É informativo, cultural e visualmente mais do que satisfatório. Só não entendo duas coisas nesse canal. Uma é a dublagem, assassinato consentido. A outra é o anúncio do documentário "Falling water", sobre o projeto arquitetônico clássico de Frank Lloyd Wright. Esse comercial está há dois anos no ar, mas o programa em si, neca de pitibiribas. Acho que essa emissora classe A teve um comportamento classe Z, instigando a curiosidade de gente incauta e inocente.

Bota Na Memória
Em cartaz no Rio com a peça "O provocador", Antônio Abujamra comanda na TVE e na TV Cultura um ensaio televisado, um debate com cara de embate chamado "Provocações". O Buda Louco do Teatro brasileiro abraça e conversa com gente que vai da socialite Marina de Sabrit até o concreto Haroldo de Campos. Abu Cara de Tatu também sola, em elocubrações que dispensam coerência, num código de comunicação que é só dele, em "provocamentos" que causam mais impressão do que ruído. Essa catarse pessoal é levada ao ar todas as terças e quintas, às 23h30.

É Tipo Stones!
Roberto Frejat está solo em todas as lojas com "Amor pra recomeçar", sua tentativa "roqueira" de fazer "baladas". Numa matéria assinada pelo chapa Jamari França, Frejat refuta as comparações com Bryan Adams: "Essa não bicho! O disco é romântico, mas do tipo os brutos também amam". Esse bruto homem chamou o Max de Castro para colocá-lo no século XXI, mas o máximo que o líder do Barão conseguiu, do crítico MPB Antônio Carlos Miguel, foi uma comparação com o Rod Stewart. 40 participações especiais, 13 faixas, 48 minutos,12 parcerias, três estúdios, uma orquestra e nenhum pingo de talento depois, lá está "Amor pra recomeçar", um belo presente de grego para a sua paixão.

É Tipo Manguaça!
Ah, mas em compensação o livro do Jaguar, "Confesso que bebi, de bar em bar, memórias de um amnésico alcoólico", é de fato um artefato, um instrumento de consulta para os melhores drinks que já passaram pela goela de Sérgio Jaguaribe. Tem steinhager, underberg, batida, Madame Satã e o procedimento para tirar a Carteira do Cachaceiro, "válida em todo o território nacional e em MG". Os deveres de cada sócio:

1. Beber até o fígado aguentar.
2. Ficar constantemente bêbado.
3. Só tomar em copo duplo.
4. Sempre que encontrar alguém bebendo, filar a maior quantidade possível.
5. Nunca deixar nada pro santo.

Quem quiser essa honraria, é só comparecer na Casa da Cachaça, Mem de Sá, 110, Lapa.

É Tipo Um Pensamento…
"Beber é uma necessidade, saber beber é uma ciência, embriagar-se é uma infâmia." - Emílio Azevedo.

Para ir além
http://sol_moras.blogspot.com/

Sol Moras
Rio de Janeiro, 28/8/2001

 

busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês