busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Terça-feira, 4/9/2001
Fazendo Amigos e Influenciando Pessoas
Vicente Tardin

O que você faria para trazer muitos visitantes a um site dedicado a produtos que estão em toda a parte? É o caso da cerveja - uma vez na internet, usando a linha discada e pagando pulso, quem vai visitar a Brahma Chopp?

Em geral o público prefere interações mais atraentes. Como o chat, uma das maiores atrações da internet, ambiente onde todo dia milhões de pessoas vão conversar e paquerar.

Diante dessa realidade a Brahma preparou uma ação de marketing muito bem bolada (se pegar, o adjetivo muda para genial). Para atrair visitas, o site da cerveja está oferecendo um ambiente de chat que pode ser mais interessante do que a telinha de diálogo normal.

Quem entra em Brahma Chopp vê a imagem de uma ilha, para onde é convidado a participar de um chat em 3D. Aparentemente a novidade está funcionando sem divulgação, talvez em teste, talvez para ver se pega sozinha. A idéia é simples - você vira um bonequinho que passeia e conversa com quem encontra...

Não é para todo mundo, mas pode agradar a muita gente. Ao entrar (após passar por uma fase instalação de instalação de cliente shockwave e registrar uma senha), você escolhe se é homem ou mulher, escolhe a cor da roupa e pronto, vira um bonequinho (seria Avatar o nome técnico?) que chega a uma praia de desenho Tem uma cachoeira ao lado, o mar suave, cadeiras na areia e, mais ao fundo, um bar da Brahma com mesas.

Todos os bonequinhos estão conversando, mas você não ouve nada (ou não lê as legendas das falas deles). Só vai ver o que estão falando se mover seu bonequinho (você) para mais perto de outro. É possível marcar um encontro - duas pessoas podem combinar de entrar a um determinado horário, tipo assim: "Entre às três horas e vá para a água me esperar".

Há outras atrações no site consumer da Brahma (a agência deles é a F/Nazca), mas a novidade é mesmo este chat diferente, onde você é um pouco mais do que um nickname - você anda, senta, pede uma cerveja, entra na água, sobre um morrinho e, que sabe, eventualmente vai passear com alguém em local mais discreto. Ao oferecer mais interação, torna-se um chat mais divertido, onde há propaganda presente fortemente, mas não ao ponto de incomodar.

Aparentemente também (a agência foi consultada mas não quis comentar ainda) há espaço para promoções pontuais. É possível colocar no meio do chat várias pessoas como atrações especiais, como os músicos de uma banda, por exemplo.

Além da praia, há outro cenário funcionando, um rodeio. Se há uma praia e um rodeio, possivelmente haverá eventos patrocinados, como Barretos, Oktoberfest, camarote no carnaval, essas coisas. As possibilidades são muitas. Agora vamos ver se o pessoal vai aderir.

Para ir além
http://www.brahma.com.br/

Nota do Editor
Vicente Tardin é editor do Webinsider, onde este texto foi originalmente publicado.

Vicente Tardin
Rio de Janeiro, 4/9/2001

 

busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês