busca | avançada
55773 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Quinta-feira, 20/9/2001
Ave César
Juliano Maesano


Quem aqui gosta da mundialmente famosa Salada César? Bom, o Aldo Rebelo que me perdoe, mas vou me referir a esta querida íntima com seu nome apropriado em inglês: Caesar Salad.

Primeiro um pequeno histórico, a Caesar Salad parece ter sido inventada em 1924 por um cozinheiro mexicano em Tijuana, cidade fronteiriça da americana San Diego. O cozinheiro hermano se chamava Caesar Cardini, pelo que consta nas pesquisas, e um certo dia arriscou uma nova receita ao perceber que seu estoque tradicional estava vazio. Para não desapontar os fregueses, Caesar enfiou a mão nas anchovas e criou a salada mais famosa do mundo. Duvido que ele tenha ficado rico...

Já que falamos em anchovas, segue aqui uma explicação: na Caesar Salad tradicional as anchovas não fazem parte do molho, são usadas inteiras na salada. Mas o mais comum é que usem anchovas como ingrediente do molho, deixando assim seu sabor mais leve para o público em geral.

Outras regras dos puristas são usar azeite europeu, croutons feitos em casa (não os comprados no mercado, que ficam murchos) e o mais importante, usar queijo parmesão original italiano, como o Parmesano Reggiano. As folhas de alface devem ser geladas e crocantes.

Quem está esperando por uma receita aqui nessa coluna pode esquecer, não sei nem fritar um ovo. E sobre Caesar Salad só sei comer. Por isso aproveito para recomendar aos moradores de São Paulo que experimentem a melhor Caesar Salad da cidade, na minha modesta opinião: é no Bice Ristorante, que se encontra na Rua Groenlândia, depois da Avenida Nove de Julho.

O lugar é caro e anda ficando muito vazio, infelizmente. Os pratos são todos maravilhosos, como o nhoque verde com gorgonzola. Mas a Caesar Salad do Bice é campeã e não tem concorrente que chegue perto do seu nível.

O molho é fenomenal. Peça a salada que acompanha tiras de frango, não vai se arrepender. Nunca vi frango como aquele, tão branquinho e molhado.... é um absurdo. Mas o melhor, o que faz o show mesmo, são as lascas de parmesão. São ardidas de tão puras, um gosto de queijo parmesão de verdade, como pouco se pode experimentar. O prato de Caesar Salad com frango (existe uma salada com camarões) sai por volta de dezesseis reais.

Espero que o Bice continue se mantendo lucrativo, para que eu possa semanalmente saborear a melhor Caesar Salad da cidade. Caso o pior aconteça, que fique na memória a beleza que era sentir o cheiro e sabor daquela maravilha. Caso contrário terei que me contentar com as deploráveis Caesar Salads do Outback, Friday's ou America.

Se você gosta de Caesar Salad ou quer recomendar pratos especiais em sua cidade, envie um email para essa coluna.

Juliano Maesano
São Paulo, 20/9/2001

 

busca | avançada
55773 visitas/dia
2,0 milhão/mês