busca | avançada
39901 visitas/dia
1,6 milhão/mês
Sexta-feira, 17/12/2010
Tumblr: a renovação dos blogs
Vitor Diel

Desde sua popularização no início dos anos 2000, os blogs passaram por algumas mudanças significativas. A mais notável foi a ascensão de diário pessoal on-line à categoria de veículo de comunicação. Jornalistas de longa carreira, como Reinaldo Azevedo, Ricardo Noblat e Políbio Braga, hoje dedicam-se exclusivamente ao formato, que foi, em alguns casos, adaptado à imprensa tradicional com coragem e legitimidade. Outra mudança, esta relacionada aos novos recursos que a Web 2.0 trouxe, foi a vinculação com as redes sociais. Blogueiros reproduzem seu conteúdo no Twitter, Facebook e similares, ampliando o alcance de sua produção, arrecadando novos leitores e aumentando o número de acessos dos seus espaços. Assim, o blog, que dentro da velocidade de renovação do mundo virtual pode ser considerado uma ferramenta "velha", encontra novas formas de existir e se mantém como um instrumento sólido de comunicação. O blog veio pra ficar.

Porém, há um sistema de publicação cuja crescente popularização tem ampliado os alcances e renovado as capacidades do blog: o Tumblr.

Tumblr.com é uma empresa fundada em 2007 e sediada em Nova York que oferece o serviço gratuito de servidor de blogs ― ou, na sua linguagem própria "tumblelogs". "Tumble", em inglês, significa "tombo", "queda"; precipitação involuntária e acidental que, no caso, simboliza a navegação de um usuário pelo universo Tumblr. Percorrer tumblelogs é tombar, tropeçar e cair em publicações (ou "postagens") breves, ágeis e sucintas, tais quais um "tweet".

A semelhança do Tumblr com o Twitter vai além da brevidade dos posts. O Tumblr, assim como o famoso microblog de texto enxuto, propõe que um usuário "siga" outros e acompanhe seus conteúdos na tela de atualização de seu tumblelog. Assim, quando um "cliente" do Tumblr efetua login no Tumblr.com, ele é jogado numa tela inicial que apresenta uma "timeline" semelhante à do Twitter: sucessão de posts dos blogs "seguidos" encadeados em ordem inversa de publicação ― os conteúdos mais antigos, ao rolar da página.

Um dos grandes atrativos do Tumblr é sua interface amigável e a facilidade de publicação. Acessando-se o Tumblr.com e criando uma nova conta, é possível publicar texto, foto, vídeo, áudio, citação, um link ou trecho de diálogo com apenas um clique no mouse. Esta rapidez na publicação dá um caráter de efemeridade aos conteúdos publicados no Tumblr: muitos "tumblogueiros" dão preferência à publicação de imagens, fotos com legenda, gifs animados, ilustrações e textos de um parágrafo ou menos, "postados" sempre com enorme frequência diária. Tumblr é o império da imagem; tumblogueiros comunicam-se com seus seguidores prioritariamente através de imagens e não texto. Quando lembramos dos blogs hospedados no Blogspot.com ou Wordpress.com, percebemos que estes priorizam o texto. O Tumblr muda a relação do blog com seu leitor e a sua função na famigerada blogosfera. Tumblr apresenta um novo paradigma à ferramenta blog.

Outra forte característica do Tumblr é o sentimento de comunidade entre seus "usuários", com a promoção semanal do "Tumblr Tuesday", em que tumblogueiros podem indicar tumblelogs, que não os seus próprios, para figurarem numa listagem temática. Seguidores de um tumblelog sobre, por exemplo, ciência espacial podem indicá-lo, toda terça-feira, à lista de blogs sobre ciência espacial. Assim, os blogs mais indicados recebem destaque no universo Tumblr e aumentam seu número de leitores-seguidores.

Há ainda a ferramenta "Like": cada post de um tumblelog pode ser arquivado numa pasta de publicações preferidas. Uma foto, uma música, uma entrevista, um trecho de um livro que o usuário não quer perder no emaranhado de postagens efêmeras do Tumblr pode ser guardado permanentemente na pasta "Likes.

Já a ferramenta "Reblog" permite a republicação do post de um tumblelog em outro, com apenas um clique no mouse, sem precisar selecionar o conteúdo ou criar um link para indicar a origem do material. Mais uma evidência da prioridade que o Tumblr dá à rapidez na publicação (e republicação) de conteúdo.

O Tumblr tem se tornado cada vez mais popular entre aqueles que procuram um servidor gratuito de blogs. O crescimento agudo no número de "clientes" em 2010 fez com que o problema de congestionamento na rede Tumblr chegasse com antecedência. Como resultado, o Tumblr tem se mostrado um sistema oscilante e pouco eficiente, com muitas quedas e mensagens de erro, principalmente neste segundo semestre de 2010.

A necessidade de ampliar a capacidade do servidor Tumblr vai, inevitavelmente, trazer mais "clientes", o que resultará em mais tumblelogs, o que, por sua vez, obrigará a empresa a experimentar novos recursos de navegação pelo universo Tumblr, novas formas de relacionamento entre usuários e publicação de conteúdo. Devemos prestar muita atenção ao Tumblr. É um sistema moderno, ágil, inteligente e antenado com tudo o que ocorre na Web atual; ferramenta obrigatória para quem usa a Web para se relacionar e conhecer o novo.

Vitor Diel
Porto Alegre, 17/12/2010

 

busca | avançada
39901 visitas/dia
1,6 milhão/mês