busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Quinta-feira, 20/12/2001
Anéis na Telona
Juliano Maesano


Leia a coluna sobre o livro aqui.

É isso aí, na virada do ano vocês já poderão assistir no cinema o início de uma das mais esperadas sagas do cinema mundial, O Senhor Dos Anéis. A trilogia do Um Anel começa com o longa A Sociedade Do Anel, que foi filmado ao mesmo tempo que suas duas continuações. Todos vocês já ouviram falar nisso, eu sei, mas é algo tão grandioso que nunca foi tentado antes.

E daí?

E daí que a idéia de Peter Jackson, o diretor, foi filmar todos juntos para economizar uma montanha de dinheiro e fugir de imprevistos, como o envelhecimento ou morte de seus personagens. Ao contrário de Harry Potter, cuja saga durará prováveis sete anos (os sete anos letivos de Hogwarts), os atores na Trilogia do Um Anel passam suas aventuras numa só época. Isso é quase verdade, já que o elfo Elrond, por exemplo, vive a história por mais de três mil anos, já que, como todo elfo, é imortal.

Vá ver.

O negócio é o seguinte: pode assistir sem medo. Você nem sentirá as horas passarem. O filme é um show de interpretação, maquiagem, figurinos, cenários e efeitos especiais. As paisagens da Terra-Média então, nem se falam... todas direto da Nova Zelândia.

Preciso conhecer a história ou ter lido os livros?

Aí existem algumas diferenças. Não, você não precisa ter lido o livro para gostar. O filme começa com uma longa e ótima explicação de toda a história, com cenas maravilhosas. Agora, se você leu o livro como eu, já sabe o que vai acontecer em cada parte do filme. Quem morre, quem vive, quem usa qual arma, etc... Isso tira um pouco da graça? Não, pois você terá um outro tipo de emoção: ver Legolas usar o arco e flecha como nas páginas do livro, ver Ferroada e a armadura de Mithril, conhecer os personagens que tanto aprendeu a gostar... e olhe, eles são maravilhosos.

Falando na armadura de Mithril, o sujeito que sentou ao meu lado no cinema devia ser um fã daqueles bem ferrenhos... suspeitei quando primeiro apareceu Arwen (Liv Tyler), mudando a história do livro, já que não encontram Arwen até o segundo livro... O rapaz ao meu lado cochichou para a namorada:”Está errado!”... Eu ri, não aguentei.

Depois, quando Bilbo, o tio de Frodo, oferece a ele a armadura de Mithril o sujeito deu um soco no ar, como se tivesse feito um gol! Hahaha! Show de bola!

Essa é a emoção extra pra quem leu os livros... Reencontrar grandes amigos, ver armas antigas, e já saber o quanto elas serão importantes...

E então?.

Não vou falar mais nada, pra não estragar. Quem não sente nenhuma afeição por RPGs, histórias de magos, elfos e anões arrisca-se a não gostar... Mas olhem, para muitos será o melhor filme de muitos que passaram nos últimos anos. E você não vai conseguir aceitar ter de esperar um ano pra ver o próximo...

PS.: Saruman, seus uruk-hai e a torre de Isengard são um show à parte!

Leia a coluna sobre o livro aqui.

Juliano Maesano
São Paulo, 20/12/2001

 

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês