busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Quinta-feira, 22/12/2011
Nerdcast e seu toque de Midas
Carla Ceres

Fim de ano, época de engarrafamentos, demoras em aeroportos, longas horas em ônibus e aviões, festas com parentes nem sempre animadas. Ótima oportunidade para viciar-se em Nerdcast, o podcast do site Jovem Nerd.

Simplificando, podcasts são arquivos de áudio transmitidos pela internet. Podem tratar de qualquer assunto e lembram programas de rádio que você ouve no computador ou em algum player, quando bem entender. Quem já está farto de saber disso, deve saber também que existem inúmeros podcasts brasileiros, alguns muito interessantes, como o RapaduraCast, do site Cinema com Rapadura, que fala sobre cultura pop, com atenção especial a filmes, e o Tungcast, dos colegas de Digestivo Cultural Diogo Salles e Rafael Fernandes, programa favorito dos geeks musicais.

Ganhador de vários prêmios importantes, o Nerdcast prima pelo humor enquanto aborda temas da cultura nerd como filmes, livros e séries de ficção científica e fantasia. Tem ótimos episódios sobre RPG, quadrinhos, tecnologia e videogames. Mas, se você nunca leu O Senhor dos Anéis, detesta Guerra nas Estrelas e não faz ideia do que seja um RPG (role-playing game), pode ficar tranquilo, há Nerdcasts sobre história, ciência, nostalgia e até novela de TV.

Em cada episódio, os empresários Alexandre Ottoni (o Jovem Nerd) e Deive Pazos (Azaghâl, o anão) recebem convidados para conversar sobre algum tema. Embora procurem contar com a presença de um especialista quando necessário, erros e omissões costumam ocorrer, pois, o programa visa principalmente a diversão.

Sem dúvida, o Nerdcast tem um lado educativo, mas não é um programa infantil. Palavrões mal encobertos e piadas fortes aparecem com frequência, alegrando o espírito eternamente adolescente dos ouvintes nerds. O humor prevalece sobre a clareza e a precisão didáticas. No entanto, muitos ouvintes passam a interessar-se por livros e assuntos mencionados nos programas.

Um novo episódio, com cerca de uma hora e meia de duração, costuma sair sem falta, às sextas-feiras e tem uma audiência estimada em duzentos e dez mil ouvintes. Os minutos após a apresentação do tema e dos convidados servem para a leitura dos e-mails, nos quais os ouvintes comentam sobre o programa anterior, corrigem seus erros, acrescentam informações, dão palpites, enviam links e trabalhos artísticos como animações e desenhos.

Há professores de segundo grau que recomendam episódios de Nerdcast a seus alunos adolescentes, mas os usuários do site Jovem Nerd são, em sua maioria, jovens de nível superior.

Ganhador do Prêmio #EPIC 2011 de Melhor Cross Publisher (melhor mídia que trabalha blog, podcast, videocast, Twitter e Facebook), o site Jovem Nerd tem atraído patrocinadores de peso, como bancos, canais de televisão e empresas de tecnologia. Quase metade de seus visitantes afirma ter comprado algo por indicação do site ou do podcast. Não é de se duvidar, tendo em vista o sucesso do livro Protocolo Bluehand: Alienígenas, de autoria de Eduardo Spohr, Alexandre Ottoni e Deive Pazos, proprietários do selo editorial Nerdbooks. Vinte e quatro horas depois de ser disponibilizado exclusivamente na Nerdstore, loja virtual do site Jovem Nerd, o seu guia definitivo contra a ameaça extraterrestre, chegava a dois mil exemplares vendidos.

Ao que parece, o Protocolo Bluehand pode repetir o sucesso do primeiro livro de Eduardo Spohr, A Batalha do Apocalipse, que vendeu mais de quatro mil exemplares pela Nerdstore, antes de ser publicado pelo selo Verus, da editora Record, em junho de 2010 e tornar-se um dos mais vendidos do ano.

Até Paulo Coelho, cujo tino comercial não é de se desprezar, tomou a iniciativa de gravar um Nerdcast. Esbanjou carisma, agradou aos ouvintes e agora se denomina, em tom de brincadeira, o mago dos nerds. Certamente, Paulo Coelho e Nerdcast sabem fazer sucesso.

Para finalizar, deixo minha indicação dos melhores Nerdcasts de 2011:

Nerdcast 249 - "Evolução artificial da Seleção Natural" Um dos melhores Nerdcasts científicos. Conta com a presença de ótimos convidados, com destaque para Bluehand, o nerd a quem devemos procurar em caso de invasão alienígena, e Átila, na época um doutorando em microbiologia e dono do blog Rainha Vermelha. O episódio fala, entre outras coisas, sobre as viagens de Darwin e a teoria da Seleção Natural.

Nerdcast 251 - "Especial RPG - O bruxo, a princesa e o dragão" Gravação de uma aventura compacta de role-playing game muito divertida até para quem nunca participou de um jogo de interpretação de personagens.

Nerdcast 270 - "De nórdico e louco, todo mito tem um pouco" Episódio sobre mitologia nórdica. Traz algumas informações incorretas, ou "caneladas", como dizem no Nerdcast, mas é interessantíssimo.

Nota do Editor
Carla Ceres mantém o blog Algo além dos Livros. http://carlaceres.blogspot.com/

Carla Ceres
Piracicaba, 22/12/2011

 

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês