busca | avançada
39901 visitas/dia
1,6 milhão/mês
Sexta-feira, 1/3/2019
Lançamentos de literatura fantástica (1)
Luís Fernando Amâncio

As adaptações cinematográficas de histórias de heróis da DC e, sobretudo, da Marvel, são um caso crescente de sucesso. Além de êxito nas bilheterias, com recordes de arrecadação sendo constantemente quebrados, a indicação de Pantera Negra ao Oscar de melhor filme consagra o bom momento do cinema de heróis.

Esse hype recente chama a atenção para o chamado “universo expandido” nas franquias, que é a ligação desses filmes entre si e com outros produtos culturais. Star Trek e Star Wars são exemplos bem claros de uma extensão envolvendo obras ficcionais como romances, jogos, séries televisivas e filmes de grande orçamento.

No Brasil, a Jambô Editora possui o universo expandido de Tormenta, com histórias que se passam no mundo de Arton. Tormenta surgiu em 1999, através da Revista Dragão Brasil, concebida por J.M. Trevisan, Rogerio Saldino e Marco Cassaro, como cenário para jogos de RPG (role-playing game, ou jogo de representação). Desde então, o universo de fantasia cresceu, abarcando dezenas de produções de literatura, histórias em quadrinhos e jogos.



É neste universo de deuses e batalhas épicas que se situa A Flecha de Fogo, livro de Leonel Caldela (autor de A Lenda de Ruff Ghanor, Ozob e O Código Élfico). Trata-se de um romance em volume único, com 736 páginas. Nele, é narrado o combate entre a civilização humana e a Aliança Negra, confronto que definiu os rumos de Arton. A obra foi lançada na CCXP 2018 e teve todos os exemplares disponíveis no evento vendidos.

Dentro do universo de Tormenta, a Jambô lançou, também no fim do ano passado, Reinos de Moreania. O RPG tem autoria de Marcelo Wendel, Álvaro Freitas e Marcelo Cassaro e conta a história da Ilha Nobre, habitada pela raça moreau, povo com características animais. A inspiração para a concepção da raça, não é difícil descobrir, veio do romance de ficção científica A Ilha do Dr. Moreau, de H.G. Wells. Para entender melhor sobre Tormenta e conhecer as tramas complexas que envolvem o mundo de Arton, pode-se buscar o primeiro livro lançado sobre o universo, O Inimigo do Mundo, de Leonel Caldela, que conta a história da violenta tempestade que dá nome ao cenário. Outra obra introdutor é A Joia da Alma, de Karen Soarele, que conta as aventuras de guerreiros em busca desse tesouro.



Também foi lançado pela Jambô Editora o livro Passagem para Escuridão, dividido em dois volumes. O romance, escrito por Danilo Sarcinelli, conta a história de Lúcio Dante, príncipe do Reino de Tibéria, que precisa lidar com uma tentativa de usurpação do trono por seu tio exilado. A trama tem ambientação medieval, com batalhas de espadas e críticas ao fanatismo religioso.

Em um cenário em que vemos grandes livrarias fechando as portas e editoras passando por problemas financeiros, é interessante observar que a literatura fantástica segue com um volume interessante de publicações. Embora avanços tecnológicos e novos hábitos sejam um desafio estratégico para o mercado editorial, é importante notar que o público leitor continua aí. É preciso chegar até ele. Essas e outras publicações da Jambô Editora podem ser conferidas no link.


Luís Fernando Amâncio
Belo Horizonte, 1/3/2019

 

busca | avançada
39901 visitas/dia
1,6 milhão/mês