busca | avançada
35192 visitas/dia
1,3 milhão/mês
Quarta-feira, 5/6/2002
Insanidade é perder
Rennata Airoldi

São Paulo é uma cidade caótica, poluída, cara, barulhenta, abarrotada de gente, ou seja, um péssimo lugar para se morar, correto? Depende. São Paulo é uma cidade enorme com milhares de opções de entretenimento e diversão. Um lugar que cheira cultura, que gera novas idéias e gênios a cada instante. Em cada "cantinho" explode uma novidade. Por isso é que continuamos aqui, investindo no meio do caos. Expondo nossas idéias e esperando que sejam aceitas ou no mínimo questionadas. Assim, milhares de atores se deslocam de todas as partes do país para estarem aqui, na CAPITAL DO TEATRO.

Aqui é possível assistir de tudo. Do teatro mais careta ao mais experimental passando por todos os tipos de gêneros e linguagens. É só abrir o jornal e se deliciar! O melhor de tudo isso é que não é preciso esperar o fim de semana para conferir novidades ou projetos que estão despontando nas noites culturais de Sampa. Falo de um lugar especial onde vêem acontecendo um movimento teatral muito interessante.

O N.E.X.T. (Núcleo Experimental de Teatro) é uma sala de teatro e ao mesmo tempo um espaço cultural. Nesta última semana, aproveitei para conferir duas ótimas atrações numa mesma noite. Primeiro, assisti ao espetáculo "Hotel Lancaster", texto de Mário Bortolotto e direção de Marcos Loureiro. A peça trata de um submundo ligado às drogas e a tudo o que elas podem provocar em termos de relações humanas. Quem detém o poder, quem domina e quem é dominado. O texto, como em toda obra de Mário Bortolotto, é sempre muito coloquial e retrata com total fidelidade o contexto no qual está inserido.

A peça começa de maneira bem engraçada e como nas peças de Plínio Marcos, o buraco vai sendo descoberto aos poucos e as feridas vão ficando cada vez mais evidentes. É incrível a maneira como vamos sendo tomados pelas histórias das "figuras" que circulam no velho "Lanca". Um espetáculo sem pudores ou meias palavras, tudo é dito de forma direta e explícita. Os atores surpreendem ao comporem essa fauna de maneira detalhista. A direção também é bem interessante. Simplicidade sem modéstia, que são coisas bem diferentes. Nada de muitos recursos mas muita verdade cênica. É assim que o espectador é convidado a conhecer o "Hotel Lancaster". A peça está em cartaz todas as terças e quartas às nove da noite até dia 10 de Julho.

Depois da peça, vale à pena dar uma respirada e, para os que forem assistir às terças-feiras, há um programão na seqüência. "Terça Insana"! Criada e coordenada pela atriz Grace Gianoukas, a "Terça Insana" já acontece há algum tempo, desde outubro do ano passado. Você paga um ingresso, entra no bar e logo começa uma enxurrada de pequenas "esquetes" temáticas. Todas elas realizadas por atores cômicos sendo que uma parte do elenco é fixa e a outra é composta por atores convidados que mudam a cada semana. Aí, é sentar numa mesa, tomar alguma coisa e rir muito porque é impossível não se divertir com essa novíssima geração de comediantes de São Paulo! É, os talentos estão aí, é só estarmos dispostos a freqüentar lugares diferentes pois o novo, pelo menos aos olhos do grande público, pode surpreender sendo tão bom ou melhor que o velho circuito já conhecido.

Acontece porém que estas "Terças Insanas" vêem ganhando uma proporção fenomenal! É maravilhoso este movimento boca a boca que faz com que hoje, muitas pessoas tenham que comprar os ingressos com dias de antecedência! Muitos atores, produtores e público de maneira geral lotam no N.E.X.T em plena Terça- feira para dar muita risada! Toda semana, um novo tema e novas performances.

Nesta última semana, o tema era "Pornô". Dá para imaginar as situações hilárias que foram criadas pelos atores? É preciso aqui bater palmas pela iniciativa da Grace e do espaço em investir neste evento e parabenizá-los por todo este merecido sucesso. Destaco a performance do ator Marcelo Médice, da própria Grace e da já conhecida Iara Jamra (também estava ótima). O público têm grandes surpresas a todo instante e, entre elas, cito dois atores convidados que, sem dúvida alguma, serão conhecidos do grande público em breve: Fernanda Brandão e Gustavo Arantes. Eles arrebataram a platéia com uma performance delirante na sala de espera do "Dr. Jairo Bauer!"

O Sucesso está tão grande que se criou a:"Terça em Sexta", que nada mais é que o repeteco destas noites nas sextas-feiras. Assim já são dois dias possíveis para rir e se divertir muito!!!

N.E.X.T. - Rua Rego Freitas, 454 - Fone: 3106-9636
"Hotel Lancaster" - terças e quartas às 21hrs.
"Terça Insana" - todas as terças à partir das 22h30
(Comprar o ingresso com antecedência).

Apêndice: "O Evangelho Segundo Jesus Cristo"

Mudando totalmente de gênero, devo fazer algumas colocações em relação ao espetáculo: "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", de José Saramago, que acaba de voltar para São Paulo. Desta vez, em cartaz no Teatro Cultura Artística, ganhou em ritmo e atuação. Quem acompanha esta coluna deve ter lido "O Evangelho de Lúcifer" (título do texto em que eu comentava o espetáculo em janeiro deste ano). De lá para cá, muitas coisas mudaram... Sem dúvida, a interpretação de Eriberto Leão deu um grande salto qualitativo e outro grande acerto está na entrada de Beth Goulart para a personagem de Maria Madalena, antes interpretada de maneira "não convincente" por Maria Fernanda Cândido. Nada como uma ATRIZ em cena! Sem pudores, com presença cênica, com corpo, voz e alma! Dito isto, fica aqui o convite aos que ainda não assistiram o espetáculo. É longo, mas vale a pena. O Texto traz sem dúvida um grande questionamento sobre nós mesmos e emociona mesmo quando visto pela segunda vez. Em relação aos outros detalhes do espetáculo, tirando as novidades, convido a todos para lerem a minha coluna "O Evangelho de Lúcifer" pois muitas das afirmações em relação ao espetáculo e aos atores Celso Frateschi e Paulo Goulart continuam pertinentes.

"O Evangelho Segundo Jesus Cristo"
Teatro Cultura Artística - R. Nestor Pestana, 196 - F.: 3258- 3616
De Quinta a Sábado às 21hrs e Domingo às 18:00.

Rennata Airoldi
São Paulo, 5/6/2002

 

busca | avançada
35192 visitas/dia
1,3 milhão/mês