busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Quarta-feira, 10/7/2002
Trapaceiros, de Woody Allen
Clarissa Kuschnir

Ele pode ter aparecido no Oscar, coisa que ele não fez nem quando ganhou o prêmio de melhor filme em 1979 com Noivo Neurótico Noiva Nervosa (Annie Hall), pode estar querendo mudar de sua querida Nova York para a Europa, mas ele ainda é um dos meus cineastas prediletos.

Woddy Allen, baixinho feinho, cheio de manias, mas esses seus defeitos são rapidamente esquecidos depois que Woody faz um filme. Sem dúvida para mim sua comédias são as mais inteligentes do cinema norte-americano.

Nada de Debi & Lóide, Corra que a polícia vem ai, que não passam de um monte de besteirol, que em nada nos acrescenta. É claro que, em determinados momentos, essa comédias-pastelão podem até divertir, mas o ícone ainda é a linguagem de Woody Allen.

Para quem conhece bem o diretor e ator não pode deixar de Assistir Trapaceiros, que está chegando este mês nas locadoras pela Europa Filmes.

Pense em Woddy Allen como Ray Winkler, um golpista cujo o apelido é cérebro e que junto com um grupo de amigos planejam um grande assalto. O que ele não imagina é que o golpe vá fracassar. Mas ele consegue se tornar milionário com os biscoitos de sua mulher.

Montaram uma pequena fábrica e começam a cavar buracos para poder chegar ao banco e aplicar o grande golpe. O que não dá certo de um lado, dá de outro. Ray e sua mulher, interpretada por Tracy Ullman, tornam-se donos de uma das maiores fábricas de biscoito dos Estados Unidos.

O dinheiro passa a não ser mais problema para Ray e sua mulher; mas o excesso de cafonice acaba sendo motivo de piada para muitos de seus conhecidos.

Perua e loira, a mulher de Ray contrata um professor para lhe ensinar boas maneiras, artes, literatura, etc. Protagonizado por Hugh Grant, que faz muito bem papel de cafajeste, o professor acaba conquistando a perua loira. Quando o bonito e galante preceptor acaba descobrindo que ela perdeu tudo, não hesita em abandoná-la na rua da amargura. Mesmo querendo dar o golpe do baú novamente, depois de ter perdido tudo, Ray acaba se envolvendo em mil trapalhadas.

Os filmes de Allen não teriam graça sem ele como o protagonista, afinal Woody escreve, dirige e interpreta. E seus personagens sempre são sujeitos intimidados por mulheres fascinantes. De últimos filmes de Woody Allen, posso dizer que Trapaceiros é um dos que mais me agradou ultimamente (assim como o maravilhoso musical "Todos Dizem Eu Te Amo", que já revi algumas vezes)

Pela sua atuação em Trapaceiros, Tracey Ullman foi indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz (na categoria comédia/musical).

Para ir além



Trapaceiros (Small Time Croocks, EUA, 2000)
Direção e roteiro: Woody Allen.
Elenco: Woody Allen, Carolyn Saxon, Traccey Ullman, Michael Rapaport, Tonny Darrow, Sam Josepher, Jon Lovitz.
Minutagem: 94 min
Distribuidora: Europa Filmes

Clarissa Kuschnir
São Paulo, 10/7/2002

 

busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês