busca | avançada
68983 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Terça-feira, 5/11/2002
E.T.
Clarissa Kuschnir


Há 20 anos, Steven Spielberg fez o mundo inteiro se emocionar com seu filme "E.T.- O Extraterrestre". Para os que eram crianças, como eu, "E.T." marcou bastante pela mensagem que o filme trazia. Lembro como os cinemas todos lotavam (assisti na escada de uma daqueles salas do centro da cidade de que nem me recordo mais...).

Eu nunca me esqueci da famosa cena em que o personagem Elliott está andando de bicicleta com o "E.T." na cestinha, para a floresta, quando, de repente, começam a voar e passam pela lua leia. Essa cena virou até logotipo da Amblin, ex-companhia de Spilberg. E aquela frase que ouvimos até hoje em dia: "E.T. phone home (E.T. liga para casa)", naquela cena em que o personagem queria se comunicar com sua espécie e seu mundo fora da Terra.

Moldado a partir do rosto de um poeta, Carl Sandburg, misturado ao de Albert Eisnstein e ao de um cão, essa criatura tão feiosa conquistou o coração de milhões de pessoas. A superprodução de Spielberg rendeu centenas de milhões e, durante onze anos, "E.T." ficou em primeiro lugar na lista dos filmes que mais faturaram em bilheteria.

Passaram-se os anos e o filme nunca foi lançado em VHS para venda, apenas para locação. Depois de 20 anos, finalmente, Spielberg resolveu relançar seu grande tesouro e, desta vez, com 10 minutos a mais do que o original. "E.T." ficou, até alguns meses atrás, em cartaz nos cinemas, chegando agora em DVD e VHS para a venda.

Graças à moderna tecnologia digital, nesses "dez minutos a mais" Spielberg acrescentou algumas cenas antes descartadas. Em uma delas, por exemplo, ele tirou as armas das mãos dos policiais (ele disse que não queria armas em um filme para crianças). No total, foram mais de 100 mudanças. Spielberg pode usar e abusar de todos os recursos disponíveis nos dias de hoje, para deixar "E.T" do jeito que sempre quis.

O interessante também é ver todo elenco reunido depois de 20 anos. E ouvir deles o que achavam na época que o filme foi lançado. A música original, composta por Jonh Williams, ganhadora do Oscar, também passou por um "remix digital".

O alienígena mais querido do planeta vai continuar emocionando os que já viram e também toda uma nova geração de crianças. O DVD edição especial de "E.T. - O Extraterrestre" chega às lojas em lançamento nacional no dia 06 de novembro.

Para ir além



"E.T. - O Extraterrestre"
(E.T. - The Extra-Terrestrial, EUA, 1982)
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Henry Thomas, Drew Barrymore, Robert MacNaughton, Dee Wallace, Peter Coyote
Duração: 120 minutos
Distribuição: Universal
Disponível: VHS, DVD

O DVD edição especial ainda inclui:
* introdução de Steven Spielberg
* 20 anos Depois com Steven Spielberg
* trilha-sonora ao vivo com Jonh Williams
* evolução e criação de E.T.
* reunião do elenco
* première do 20º aniversário
* exploração espacial
* arquivos de E.T.
* DVD-ROM com acesso total

Clarissa Kuschnir
São Paulo, 5/11/2002

 

busca | avançada
68983 visitas/dia
2,1 milhões/mês