busca | avançada
55773 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Sexta-feira, 15/6/2007
Comentários
Leitores

Blogueiro não é escritor
Se algum novo escritor publica, podem acreditar, provavelmente ele já é do "meio" editorial, conhece algum escritor, tem algum parente lá, namora alguma editora, trabalha com alguém que conhece alguém lá, enfim, essas relações oligárquicas. Ok, não deixam de ser "novos" escritores, afinal, são debutantes, mas, todavia, não se constituem na nova literatura... Os novos escritores, que eu imagino, não chegam às livrarias, nem são recebidos nos corredores editoriais, e, portanto, infelizmente não os considero escritores. É triste isso, mas é verdade. Se o sujeito escreve divinamente no seu blog, ele é um blogueiro, jamais um escritor. Escritor implica, até o presente momento, em ter um papel impresso com seu nome na capa. Blogueiro não tem isso. Kara vc falou tudo!!!

[Sobre "Novos escritores? Onde?"]

por Ronaldo Teles
15/6/2007 às
13h20

Rio das Ostras é puro Jazz!
Rio das Ostras realmente é um cenário maravilhoso para o Jazz!!! Grande evento e boa cobertura com detalhes interessantes. Marialia Almeida relata com requinte de preciosidade todos os acontecimentos, desde o início até os respiros das ostras... Parabéns!!!

[Sobre "Rio das Ostras Jazz&Blues I"]

por Clovis Ribeiro
15/6/2007 às
12h51

Me senti na roda de viola
Um belíssima crônica e retrato do interior deste grande país. Me senti na roda de viola no quintal da casa de terra batida. O mais notável deste país é sua imensidão que possibilita esse tipo de descoberta, e, mais do que tudo, seus personagens. Você está de parabéns!

[Sobre "Coque, o violeiro de uma mão só"]

por Daniel M. Lisboa
15/6/2007 às
11h47

internet jamais vai substituir
Concordo com você, o prazer de ler um livro escrito é completamente diferente, é uma viagem que a internet jamais vai substituir.

[Sobre "Obsessão por livros"]

por semiramis fernandes
15/6/2007 às
09h36

Polêmicas da 1ª publicação
As primeiras publicações parecem gerar polêmica: o livro merece ou não ser lido? O autor tem ou não o direito a estar entre os já conhecidos? Lygia Fagundes Telles não permite a reedição do seu primeiro livro e é uma grande escritora. Concordo que o resultado inicial pode ser frustrante, até pela falta de incentivo; a visão que se tem é a de que o escritor nasce pronto, e isso é verdade? Então por que o primeiro da Lygia não foi tão bom? Será que a palavra aperfeiçoamento não tem sentido em literatura? Os jovens conseguem esperar por esse aperfeiçoamento? Não apenas de maturação da escrita, no sentido técnico, de domínio das regras e possibilidades, mas também de amadurecimento das vivências, para ter o que escrever? Já dizia Nelson Rodrigues que não existe escritor sem assunto ou que o assunto pode fazer um escritor. Escrever, por certo, é muito mais do que ter um assunto ou conhecer bem as regras da linguagem, mas talvez um bom começo passe por aí. Abraço, Cristina

[Sobre "Publicar um livro pode ser uma encrenca"]

por Cristina Sampaio
15/6/2007 às
08h25

Correção
Valeu, Julio. Só para reiterar: desestimulei-me com o formato poesia, mas não com a linguagem poética. Abraços.

[Sobre "Não leio mais poesia"]

por Rodrigo Xavier
15/6/2007 às
02h44

a literatura e o fogo
Rafael, creio que a relação sinestésica com o livro impresso é insubstituível. Como você, adoro o cheiro das páginas de livros, mas tenho preferência pelo das dos mais velhos. E não esqueçamos que as lombadas na estante a dialogar conosco têm uma presença muito mais forte do que um arquivo num disco rígido ou cd. E qual é o fim mais digno para uma obra literária: sumir devido a uma "pane" no computador ou ser consumida pelo fogo? Ah, o Borges soube captar muito bem o eterno embate entre a literatura e o fogo em seu conto O Congresso. Não sou contra a literatura em meio eletrônico, pelo contrário, só que a palavra impressa no papel tem presença muito mais forte em minha vida do que aquela digitalizada.

[Sobre "Obsessão por livros"]

por Marcelo Bueno
15/6/2007 à
01h24

Site muito bom...
Muito bom o site e gostaria de receber informações sobre o site. Parabêns!!!

[Sobre "Brothers gonna work it out"]

por Acacio
14/6/2007 às
23h03

leio tudo, observo tudo
Tem uma coisa que eu sinto falta na minha miopia: quando eu chegava em casa e retirava as lentes. Tenho um problema de fixação visual tremenda, leio tudo, observo tudo, de tal forma que preciso "me desligar" às vezes para poder, afinal, olhar sem ver.

[Sobre "Ex-míope ou ficção científica?"]

por Helana Gurgel
14/6/2007 às
21h30

necessidade de ter filhos?
não vejo qual é a necessidade em ter filhos, heh.

[Sobre "Infeliz Dia dos Namorados"]

por R. Duval
14/6/2007 às
17h20

Julio Daio Borges
Editor

busca | avançada
55773 visitas/dia
2,0 milhão/mês