busca | avançada
49427 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Sábado, 7/2/2009
Comentários
Leitores

Diverte e instrui
Texto excelente! Diverte, instrui e conscientiza o leitor. Parabéns, Pilar!

[Sobre "É a mãe!"]

por simone
7/2/2009 às
11h15

Maldade com o BBB
Engraçado esse texto, mas a vida é assim. Infelizmente a gente consome porcaria; e o pior: às vezes acaba gostando. Só temos que tomar cuidado para não viciar. Olhando pelo aspecto da psicologia vemos coisas interessantes no BBB, já ao tratar da norma culta da língua fica muito difícil, pois não falamos como escrevemos ou lemos, certo? Esse "internetês" cheio de naum, rss, lol eu também não "compreendo", mas temos que nos adaptar, não é mesmo? Sou estudante de Letras e estamos sofrendo bastante com a "nova ortografia", ainda mais que saí do Ensino Médio há mais de 10 anos, e tudo o que li até hoje é considerado arcaico para muitos dos meus futuros alunos, só que a vida é assim, e ainda bem que a língua também evolui, senão ainda estaríamos no "vossa mercê". Analisar o português falado no BBB dessa forma é muita maldade, até porque todo mundo tem um telhadinho de vidro, e isso não passa de puro preconceito com os nossos jovens (que deveriam ler mais, é verdade), mas... é a vida.

[Sobre "BBB matando o português"]

por Thaís Renata de Lima
6/2/2009 às
17h37

@anamariabahiana responde
Léo, tem resposta da Ana Maria Bahiana pra você...

[Sobre "Surf Hype, o maior blogueiro de São Paulo"]

por Julio Daio Borges
6/2/2009 às
17h11

Um autêntico transe dionisíaco
Jardel, texto A R R E B A T A D O R. A ele eu digo SIM, SIM, SIM!! Eu quero é mesmo me contradizer, pra sentir que estou vivo! A temática sobre o Gênio parece tornar o Digestivo num autêntico Ágora, ou, contradizendo-me, num autêntico transe dionisíaco! Grato pelo fabuloso texto! Abraços do Sílvio Medeiros. Campinas, é fevereiro de 2009.

[Sobre "Gênio: apontamentos ensaísticos"]

por Sílvio Medeiros
6/2/2009 às
16h36

Blogueiros querem ser imprensa
O que se faz com os blogs, de pagar por matérias e mandar presentes, sempre foi feito com a imprensa e com veículos, por parte das agências de publicidade. E ninguém falava nada. Aí agora os blogs surgem como bastiões do desapego material e da imparcialidade? Imparcialidade "panelística", só se for. A grande verdade é que a maioria dos blogueiros queria ser imprensa...

[Sobre "Surf Hype, o maior blogueiro de São Paulo"]

por Léo
6/2/2009 às
15h04

Little Joy toca direto
Little Joy não sai do meu som desde o dia em que lançaram sua página no Myspace. Tô ficando doente, viciado, só consigo sair de casa depois de escutar algumas músicas do cd, só consigo dormir depois de escutar outras... próximo passo: reencarnação.

[Sobre "Little Joy, ao vivo, em São Paulo"]

por Gabriel Pardal
6/2/2009 às
12h01

Experiência e Genialidade
Marta, isto é forte: "a felicidade anda cotada acima da genialidade, na nossa escala de valores..." Marta, o seu texto e, em especial, a frase sublinhada remetem-me ao pensamento de Walter Benjamin, sobretudo quando o filósofo alemão afirma a nossa pobreza de experiência: "eles [os modernos] 'devoraram' tudo, a 'cultura' e os 'homens', e ficaram saciados e exaustos. 'Vocês estão todos cansados - tudo porque não concentraram todos os seus pensamentos num plano totalmente simples e absolutamente grandioso'" (isto retraduz o último parágrafo do seu texto, Marta! A originalidade exige EXPERIÊNCIA, isto é, SABEDORIA, consoante Benjamin). Abraços do Sílvio Medeiros.

[Sobre "Gênio bom é gênio morto"]

por Sílvio Medeiros
6/2/2009 às
11h47

Literatura: um vício maldito
Obrigado pela reflexão, me fez sentir em grupo. Acho que a literatura é um vício maldito, não conseguimos nos livrar dela. Mas, através dessa dor pegajosa, às vezes damos bons frutos para as pessoas. E por causa de tudo que foi escrito aqui, eu resolvi usar meu blog para publicar crônicas, e não nóias pessoais; o mais "literato" possível, o menos "diário" possível. Se vou publicar os textos do blog, ou se alguém vai ler, isso não importa, o mais importante é o "aqui e agora", o presente, o texto saído do forno, e disponível para quem quiser ler e discutir. Nada de futuro, nada de expectativas. Acho que no fundo isso é um reflexo do espírito rock'n'roll. Valeu!

[Sobre "Não existe pote de ouro no arco-íris do escritor"]

por Leco Peres
6/2/2009 às
10h27

Gente que não lê
Concordo com seu ótimo texto. Dou aulas para alunos de graduação de primeiro semestre em uma universidade americana. Eles leem em média oitenta paginas por semana, só para minha aula. Quando dava aulas em um dos melhores cursos de letras de uma universidade pública no Brasil, os alunos não liam nem cinco. Isso pode mudar, mas muito gradualmente. Conversando ano passado com um casal de amigos de classe média percebi que eles lamentavam que o filho adolescente não era capaz de ler sequer um conto curto para a escola. São pessoas que exercem atividades culturais [fotografia e música], são pessoas inteligentes e interessantes, mas nenhum dos dois lê muito. No Brasil, o arquiteto, o engenheiro, o médico, o administrador [gente de classe média alta] acham que "não precisam" ler, às vezes nem para seus oficios!

[Sobre "Nossa classe média é culturalmente pobre"]

por Paulo Moreira
6/2/2009 às
03h27

Gênios e vidas passadas
Podem me apedrejar pelo que vou dizer... Mas acredito que genialidade vem de vidas passadas. É o resultado de muitas vidas em que um espírito se dedica a uma atividade em especial e a cada vivência atinge maior perfeição naquela arte. O mesmo vale para qualquer conhecimento. Quem é bom em exatas é porque já teve oportunidade de estudar exatas em vidas passadas. Por isso um filósofo dizia que "aprender é recordar"... Provas não tenho , mas é uma explicação mais lógica e plausível que as que temos (também sem nenhum comprovaçao).

[Sobre "Gênios"]

por Girl
5/2/2009 às
22h35

Julio Daio Borges
Editor

busca | avançada
49427 visitas/dia
1,7 milhão/mês