busca | avançada
122 mil/dia
2,0 milhões/mês
Sexta-feira, 26/6/2009
Comentários
Leitores

Em termos
Caso olhemos através do prisma econômico, será inevitável notar ganhos no setor financeiro e cultural (através do acesso a mais informações e a outros olhares); entretanto, corremos o sério risco de passarmos por um esvaziamento, um esquecimento do que compõe a identidade do que é o Brasil. [Santos - SP]

[Sobre "Promoção Mundo Plano"]

por Fabiana Lara Dias
26/6/2009 às
15h27

Um player global
Sim. O Brasil se tornou um grande player global. No entanto, ainda depende muito da agroexportação. Seria necessário investir mais em Educação, Ciência e Tecnologia, no intuito de vender produtos com alto valor agregado. [São Paulo - SP]

[Sobre "Promoção Mundo Plano"]

por Tarcizio
26/6/2009 às
15h27

Importar e exportar
Foi boa, sim. O paí­s vinha de uma crise e com uma inflação altíssima, mas com a Globalização passou a importar e exportar com mais liberdade, retomando o crescimento econômico. [São Paulo - SP]

[Sobre "Promoção Mundo Plano"]

por Gilvanete da Silva
26/6/2009 às
15h27

Não vou rasgar meu diploma!
Não creio que minha profissão esteja suplantada. Além disso, depositar o futuro do jornalismo no blog só não é mais clichê que afirmar que o papel é "um dos suportes (...) virtualmente condenados". Cursar a universidade me deu sim experiência e gabarito para exercer o ofício de jornalista. Não vou rasgar meu diploma. Assim como não vou me preocupar com quem pretende ser jornalista sem ter um.

[Sobre "O fim da obrigatoriedade do diploma no jornalismo"]

por Rodrigo Ramthum
26/6/2009 às
15h16

Este é o Brasil, amigos
Meu caso é parecido, durante meus 5 anos de faculdade fiz questão de estagiar, engoli muito sapo e recebi baixos salários (até trabalhei de graça) em busca de experiência, após 5 anos me formei no curso de direito, me formei em dezembro e já na primeira tentativa passei no famigerado exame da ordem dos advogados do Brasil, mesmo sem cursinho preparatório e confesso estudando bem pouco, afinal passei 5 anos estudando e me preparando para ser um bom profissional, hoje recém-formado me deparo com poucas oportunidades de trabalho, a maiora das vagas as quais envio meu currículo nem ao menos me respondem, só uma entrevista onde o empregador queria me contratar como estagiário e desdenhou meu currículo por ser recém formado, enquanto isso, colegas que só bebiam cerveja e se divertiam em baladas, colavam nas provas e só fizeram estágios arrumados pelo papai no final do curso para não sairem da faculdade sem experiência alguma estão trabalhando em escritórios, este é o Brasil, amigos.

[Sobre "Diário de uma desempregada"]

por André Payão
26/6/2009 às
13h14

A obrigatoriedade do diploma
Quando eu cursava jornalismo,um grupo de alunos reuniu-se para reforçar a obrigatoriedade do diploma.Pediam que os estudantes assomassem ao pátio e baseavam seu protesto no fato dos grandes jornais estarem contratando estagiários para fazer o serviço das redações.Pagavam menos e despediam jornalistas antigos.Conhecido meu não foi,argumentando que,se estagiários podiam fazer o que pretendíamos depois de 4 anos de estudos,para que o diploma?Até nos formarmos,fez campanha contra a exigência legal do curso de jornalismo para exercer a profissão.Se o curso não me capacita, não me diferencia,não aceito que uma lei o faça,ele dizia.Ora,não é o jornalista o homem que deve sair pelas ruas a fim de conhecer o problema da comunidade e divulgá-lo?E todo o problema social não vem da estratificação?E reserva de profissão,tem que nome?Alguém o elogiou abertamente:bom seria se todos fossem assim, nada elitistas. Quê?Respondeu ele. Sou o maior dos elitistas. Só não quero diplomar a minha incompetência.

[Sobre "O fim da obrigatoriedade do diploma no jornalismo"]

por mauro judice
26/6/2009 às
12h56

O Brasil saiu ganhando
A globalização nunca poderia ser evitada. Tecnologicamente e cienti­ficamente o Brasil saiu ganhando com a globalização a partir dos anos 90. Milhares de pesquisas brasileiras ganharam destaque no cenário internacional. Já culturalmente a globalização iria acontecer mais cedo ou mais tarde no Brasil. Fomos criados com uma diversidade cultural imensa e vários povos, principalmente os asiáticos e orientais, sempre buscaram suas raí­zes. O único equí­voco foi a nossa educação (modelo norte-americano) que estimulou basicamente a individualidade e o consumo. Exemplos são exemplos e poderí­amos ao menos ter puxado um pouco os americanos no nacionalismo, o que nos tornaria mais fortes e conscientes politicamente. [Ribeirão Preto - SP]

[Sobre "Promoção Mundo Plano"]

por Rodolfo Costa
26/6/2009 às
11h58

MJ
Nossa... Esse texto é de 2003 e agora é mais atual do que nunca =/ Muito bom, mesmo!

[Sobre "Quem somos nós para julgar Michael Jackson?"]

por Camila
26/6/2009 às
10h20

Rei morto, Rei posto
E viva o "new journalism"!!! Competência vale mais que qualquer diploma em qualquer carreira.

[Sobre "O fim da obrigatoriedade do diploma no jornalismo"]

por Sergio Gonzaga
26/6/2009 às
09h13

Experimentar sempre
Sim, sim... Concordo com essa transformação substancial do ofício jornalístico, mas concordo ainda mais em relação às instituições de Ensino, sobretudo por proporcionar um período de experimentações, infelizmente pouco - ou mal - utilizado.

[Sobre "O fim da obrigatoriedade do diploma no jornalismo"]

por Salomão Terra
26/6/2009 às
08h02

Julio Daio Borges
Editor

busca | avançada
122 mil/dia
2,0 milhões/mês