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Quarta-feira, 9/9/2009
Comentários
Leitores

Se beber, não case
Olha, decidi explorar algo um pouco mais atual. Tenho alguns filmes muito bons na gaveta, mas o melhor roteiro que vi atualmente foi o do filme "Se beber, não case". Este roteiro é simplesmente genial. Por ser um filme de comédia, achei que ele iria explorar piadas batidas e um apelo absurdo ao sexo, mas não, e isso me surpreendeu. O filme reúne os elementos mais variados como amizade, relacionamentos, buscas e superações. E, apesar de colocar elementos bizarros à primeira vista (como o tigre no hotel, a falta de um dente, o sumiço de um companheiro e um bebê no armário), o filme não perde seu ritmo nem fica maçante ao tentar explicar cada coisa, e aborda todas. Isso me surpreendeu, principalmente por se tratar de uma comédia, geralmente mais descompromissada. Além disso, é sempre bom ver que alguns roteiristas que criam elementos absurdos, em suas obras, conseguem explicá-los ao longo de seu trabalho... talvez esta seja uma grande escola para Stephen King. rs [São Paulo - SP]

[Sobre "Promoção Manual de Roteiro"]

por Renan De Simone
9/9/2009 às
09h29

O final era óbvio...
O roteiro que mais me irritou nos últimos tempos veio de um filme chamado "Slumdog Millionaire". Minha raiva começou quando eu percebi que o final era óbvio. Sim, o mocinho vai ficar com a mocinha. Ah! Claro, ele vai ganhar um milhão. Eles já contaram. Já está dito. Então por que eu estou tão ligado? Por que não consigo tirar os olhos dessa tela? Tudo acontece conforme o previsto, não existe frustração, mas tudo é melhor, é mais inteligente que eu imaginei, é mais bonito, é mais sensí­vel e, por fim, o grande fim, absolutamente previsí­vel, consegue ser incrí­vel e surpreendente. Ah! Se eu pudesse apertar a mão deste roteirista! Iria parabenizá-lo com uma verdadeira admiração. Mas ia ser um aperto de mão forte, dolorosamente forte, tão forte quanto a raiva que eu senti quando pensei: é a história de um garoto que vai ganhar um milhão... Como eu queria ter escrito isso! [Porto Alegre - RS]

[Sobre "Promoção Manual de Roteiro"]

por Fábio Henckel
9/9/2009 às
09h28

O Sexto Sentido
A despeito da opinião de alguns, eu adoro o roteiro de "O Sexto Sentido", de M. Night Shyamalan. Quando assisti a primeira vez, a mãe de uma amiga já havia revelado o final. Sem me surpreender, o roteiro, que acho bem amarrado, conseguiu me fazer achar outros detalhes naquela primeira e nas quatro ou cinco outras vezes que o revi. [Rio Branco - AC]

[Sobre "Promoção Manual de Roteiro"]

por Andre Alexandre
9/9/2009 às
09h28

Pulp Fiction, a história
"Pulp Fiction", mesmo com a narrativa fragmentária, em nenhum momento a história se perdeu. [Vila Velha - ES]

[Sobre "Promoção Manual de Roteiro"]

por Silvio Alencar
9/9/2009 às
09h27

Quanto custa um bom Lattes
Caro Marcelo Spalding, faço coro com suas críticas em relação ao "quanto custa um bom Lattes"... A prática é ridícula e humilhante para quem realmente quer seguir a carreira acadêmica em nosso país. Faço aqui alguns comentários "brainstorm", de modo que estes não estão muito amarrados ainda. Mas espero que compreenda. Utilizando um grande clichê, comecemos pelo início. Quem está na pós-graduação por opção? Sempre reclamamos que as bolsas são insuficientes. Que o valor destas é irrisório, principalmente se os bolsistas residem em capitais, nas quais o custo de vida é relativamente maior. O fato é que a maioria dos alunos de pós não estão na pós por opção, mas sim por falta desta, porque, ao se formarem em seus cursos de graduação, ficam totalmente desnorteados...

[Sobre "Quanto custa rechear seu Currículo Lattes"]

por marco
8/9/2009 às
16h35

A Malvada
Para mim, na construção de um roteiro a estruturação de bons diálogos deve ser imprescindí­vel, além de uma narrativa envolvente. "A Malvada" tem absolutamente todos os elementos de um bom roteiro: boa história, personagens bem construí­dos (fugindo daquele arquétipo maniqueí­sta que geralmente rodeia a maioria dos textos) e excelentes diálogos. [Rio de Janeiro - RJ]

[Sobre "Promoção Manual de Roteiro"]

por Guilherme Macedo
8/9/2009 às
13h38

Casa de Areia
O roteiro deste filme é sensacional. O autor conseguiu imprimir um tom forte e ao mesmo tempo delicado à narrativa, tendo em quase 90% do filme apenas a participação de duas atrizes: Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, que vão se revezando em papéis na passagem de gerações. A história é fantástica, nos faz pensar sobre os sonhos perdidos, sobre a vida e o embate entre enfrentar o novo ou prender-se ao passado. Em nenhum momento o telespectador sente-se cansado pela falta de trilha sonora ou de mais movimentação em cena, porque além do trabalho indiscutí­vel das duas atrizes, o roteiro te prende, pois é impossí­vel não querer saber o desfecho desta história. [Americana - SP]

[Sobre "Promoção Manual de Roteiro"]

por André Luí­s
8/9/2009 às
13h37

Encontros e Desencontros
O melhor roteiro, para mim, é do filme "Encontros e Desencontros", de Sofia Coppola, pois a metáfora da solidão das pessoas, do cotidiano, da mesquinharia das pessoas é expressa em cenas com poucos diálogos e uma representatividade sem precedentes, sem contar a fotografia e a trilha sonora que harmonizam o que há de bom no filme. [Votuporanga - SP]

[Sobre "Promoção Manual de Roteiro"]

por Edgar de Oliveira
8/9/2009 às
13h37

Sempre androides
"O caçador de androides", pela criatividade e originalidade. [São José - SC]

[Sobre "Promoção Manual de Roteiro"]

por Hélio Filho
8/9/2009 às
13h37

Como um abre-alas
"Cidade de Deus". Por tudo o que ele permitiu de bom à direção, à fotografia, à edição. O roteiro quando é bom funciona como um "abre-alas" pra todas as outras categorias do filme, ele dá as melhores possibilidades, e isso em "Cidade de Deus" foi inquestionável, haja vista as diversas categorias indicadas ao Oscar. [Salvador - BA]

[Sobre "Promoção Manual de Roteiro"]

por Alberto de C. Freita
8/9/2009 às
13h36

Julio Daio Borges
Editor

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