busca | avançada
75378 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Terça-feira, 26/10/2004
Comentários
Leitores

polêmicas gratuitas
Andrea, moro em Porto Alegre e acompanhei através da imprensa daqui a briga entre LFV e Juremir. Não questionei a veracidade do manifesto assinado por Erico Verissimo, só quis dizer que Juremir havia dado outras estocadas em LFV, mas este só reagiu quando seu pai foi atingido. Juremir Machado da Silva é conhecido no RS por suas tentativas de criar polêmicas gratuitas, imitando seus ídolos Paulo Francis e Diogo Mainardi. Muitas vezes ele força a mão, mas nem por isso deixo de apreciar seus textos. Assim como também admiro Francis e Mainardi...

[Sobre "Em defesa da Crítica"]

por Flávio
26/10/2004 à
00h52

prismas próprios
os jovens vem p/ a coletividade do homo "sapiens sapiens" com direcionamentos pré moldados a interesses que certamente nao se procupam realmente com eles como seres humanos, senao como mao de obra, mercado consumidor e estatísticas. é extremamente mais difícil conseguir emergir nessa realidade, constituir prismas próprios. E está tudo já tão organizado para a manutençao desse cenário que, infelizmente, os jovens estao presos em círculo vicioso. Talvez até se utilizem da expressao "nao de pérolas aos porcos" para se justificarem, e quem define quem serão os porcos? Gostei muito do texto, mesmo discordando parcialmente dele. Já que acredito que construçao de uma ideologia individual possua grande importancia. Somos seres Políticos, lembrando Platão. podemos deixar nosso natural egoísmo e fazer parte de algo maior. Toda a história é marcada por uma série de revoluçoes, de correntes que se formam, pela urgencia de mudanças na sociedade. Gandhi ousou falar pessoalmente aos chefes políticos britanicos que mais cedo ou mais tarde sariam da India (nao que a trajetoria da descolonizao tenha sido feito de discursos e flores). Mas há a necessidade de mudanças, quais serao as revoluçoes desse novo século. Quem ditará seu ideais? Que escola estamos construindo para nossos filhos? Ainda quero lembrar de Emmanuel Kant "ninguem poderá obrigar-me a ser feliz à sua maneira" estao longe das minhas inteções querer fazer algo assim, porém não podemos cruzar os braços e resguardarmos a solucionarmos nosso caos interno, nao estamos sós...

[Sobre "Ideologia: você quer uma pra viver? Eu, não"]

por Beatriz
25/10/2004 às
19h52

versões...
Caro Flávio: também na verdade, em entrevista à Rede Paraná Educativa, há cerca de dez dias, Juremir contou a história como eu contei acima. Sobre essa acusação à Érico, acredito que um jornalista como ele, que checa fontes, entrevista incansavelmente e investiga muitas vezes um fato (como você pode ver no livro dele "Getúlio", o romance) não seria capaz de inventar algo assim apenas para conseguir uma polêmica. No mínimo, algum fato suspeito sobre isto deve existir. Acho ainda que é um caso de pura vaidade ferida. Em tempo: nunca conheci em minha vida este senhor, mas claro que o admiro muito.

[Sobre "Em defesa da Crítica"]

por andrea trompczynski
25/10/2004 às
18h35

Veríssimo vs. Juremir
Na verdade, o motivo da saída de Juremir Machado da Silva da Zero Hora foi um ataque a Érico Veríssimo, o pai de Luis Fernando. Juremir já vinha criticando FLV há algum tempo, sem receber resposta. Então, ele desencavou um manifesto favorável à invasão da Abissínia pelas tropas de Mussolini, que Erico Verissimo teria assinado nos anos 30. LFV considerou isto um ataque baixo à memória do seu pai e exigiu uma retratação de Juremir, ou se demitiria da ZH. Como Juremir não aceitou se retratar, a corda, obviamente, arrebentou do lado mais fraco. Ou seja, ninguém é totalmente santo nesta história.

[Sobre "Em defesa da Crítica"]

por Flávio
25/10/2004 às
12h09

show de um bom instrumentista
realmente, um show de um bom instrumentista é completo por si só. o fulgor do som se guarda naquelas horas idas que ficam.

[Sobre "Música instrumental brasileira"]

por beatriz
25/10/2004 às
11h12

agua com açucar
por incrível, que pareça até mesmo filmes assim, leves e, como disse, sem maiores pretensões, tem sido dificíl encontrar nos lançamentos. Duas horas de embarque em uma história que nada mais faça do que trasportar para um estado de boas sensaçoes, conclusivamente, nao é fácil. sao filmes como a historia de nós dois, um lugar chamado nothin hill, lisbela e o prisioneiro, que ficam na categoria agua com açucar, mas sao merecedores de elogios, por preservarem a qualidade do entretenimento.

[Sobre "A dona da história e do seu amor"]

por beatriz
25/10/2004 às
11h06

supreendente a atitude do LFV
é decepcionante ler uma noticia assim sobre LFV, nao acompanhava integralmente suas publicaçoes, mas conheço alguns textos. Assumir uma postura desta diante de uma crítica, para um escritor, é triste. Então, acima do bem e do mal, a aquisiçao de uma obra dele é inquestionável? Até um político sabe lidar com campanhas que desaconselhem (utilizando o melhor dos termos) o voto nele! é supreendente essa atitude do LFV (nao espero dele a perfeiçao, pois é humano e ponto, mas ele já possui toda uma trejetoria e parecia estar longe de ser ignorante em um aspecto como esse), um escritor, aquele que trabalha no incrível mundo das idéias e da palavra...

[Sobre "Em defesa da Crítica"]

por beatriz
25/10/2004 às
10h54

nós, os cucarachas
Francamente, se vmb fosse realmente palco da música brasileira, nao seria esse show cançoes comerciais, limitando a extensa lista de talentosos artistas que existem Brasil a fora. Para variar, são aqueles mesmos Globo-alizados. E assim entopem a maioria dos meios de comunicaçao com toda essa "musica", ainda tem alguns que vendem "atitude", seria comico se nao fosse tragico, pois toda essa problematica que acaba por guiar as idéias que estarao em pauta, e continuar influenciando a sociedade de acordo com interesses economicos egoístas. Mas enfim, o mundo é muito antigo, e como as coisas vao indo nao parecem mudar. os governantes abrem mao da educaçao (sinonimo de um Futuro) para promover e preservar nossa dependencia (foi de portugal - inglaterra- e agora eua). A sociedade civil, que poderia ser atuante numa engrenagem consciente, nao de conflitos ingenuose ignorantes, na experença de mudança, mas crescendo no campo intelectual e construindo uma naçao brasileira. ver uma das mais fortes expressoes da nossa cultura imersa nisso tudo é como estar lendo -america é dos americanos (q sao eles lá de cima e nós os cucarachas).

Microsoft OLE DB Provider for ODBC Drivers error '80004005'

ERROR: column "titulo" does not exist; Error while executing the query

/comentarios/imprimir.asp, line 457