busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Domingo, 15/10/2006
Comentários
Leitores

Legião Urbana aos 40
O Legião Urbana foi uma das bandas mais marcantes da minha vida. Comecei a ouvir ainda muito jovem e hoje, com 39 anos, ainda ouço. Não perde a magia.

[Sobre "Entre o tempo que passou e todo o tempo do mundo"]

por Necilda
15/10/2006 às
19h49

Bravo!
Palmas, bato palmas para este texto.

[Sobre "Simplicidade: um objetivo cultural"]

por juliana galvao
15/10/2006 às
19h07

A dificuldade na leitura
Sou professora, me especializei em educação especial e sou advogada, mas atuo apenas como educadora, o que, aliás, tem me dado muito prazer... Atualmente sou membro da Equipe de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, trabalhando com as escolas indígenas do estado. Durante minha trajetória como educadora, as reclamações mais freqüentes de pais, com filhos em idade escolar, é a de que as instituições de ensino, públicas, privadas, populares ou burguesas, não têm dado uma resposta adequada e, em tempo hábil, às crianças que sofrem com as dificuldades de leitura e de escrita no ensino fundamental. Tais dificuldades atingem ricos e pobres, brancos ou negros, europeus ou latinos, que estão nos bancos escolares. Infelizmente nossas escolas não têm dado conta de responder de forma eficaz ao desafio de trabalhar com as necessidades educacionais das crianças especiais, especialmente às relacionadas com as dificuldades de linguagem como dislexia etc.

[Sobre "Conversas sobre literatura"]

por Wanda Fortunato
15/10/2006 às
17h53

Mia Couto fez-me apaixonar-me
Mia Couto sem dúvida é um excelente escritor. Li O ultimo voo do flamingo e me apaixonei. Sua simplicidade pessoal também se reflete na sua literatura apesar dos maravilhosos neologismos. Mia Couto fez-me apaixonar-me também por Moçambique.

[Sobre "Mia Couto revisitado"]

por Priscila Jodas
15/10/2006 às
16h13

com profundidade e sem medo
Excelente entrevista. Daniel Piza é a voz mais interessante no atual jornalismo cultural, que peca pela crítica rasteira e açodada de obras mal digeridas. É bom ouvir alguém que fala com profundidade e sem medo. A entrevista só confirma isto.

[Sobre "Daniel Piza"]

por Marcilio Adjafre
15/10/2006 às
09h27

Ênfase na educação
Guga, fiquei impressionada com a ênfase dada na educação, pois sendo professora há 44 anos, acredito ser esta nossa única saída viável e ainda possível... Me fez bem saber que ainda temos reflexões neste nível e que elas podem chegar a um grande numero de pessoas no país.

[Sobre "Voto fulo"]

por Lea Anastasiou
14/10/2006 às
19h11

O dilema das urnas
Caro Guga, Primeiro, esclareço que sou (sempre fui) a favor do voto facultativo. Por maior que fosse a abstenção, isso em tese levaria às urnas pessoas realmente interessadas no processo eleitoral. Mas, por favor, dê-me licença para acreditar que algumas mudanças podem, sim, acontecer por meio do voto. Também sou classe média, também pago contas (muitas, aliás), mas não creio em "elite moral". Em 1964, houve um golpe em nome de conceito semelhante, e deu no que deu. Alguém sempre irá assumir o poder, e eu prefiro que seja pelo voto.

[Sobre "Voto fulo"]

por Vitor Nuzzi
14/10/2006 às
13h36

Mestre Tim Maia
E viva o Tim Maia!!! Realmente é sempre bom ler e ver relançamentos sobre o Mestre Tim Maia. O Tim foi o nosso representante da black music, funk, soul, e tantas outras modalidades de estilo. Grande Tim, meio racional e outras vezes totalmente irracional, esse é o cara que traduz o ritmo de uma geração black brasileira.

[Sobre "Tim Maia Racional"]

por Clovis Ribeiro
14/10/2006 às
12h13

Pra qualquer hora
Grande entrevista! Perfeita pr'um sábado de manhã!

[Sobre "Daniel Piza"]

por Adriana
14/10/2006 às
10h43

Obsessão pelo poder
Além da qualidade estética - que, de tão presente nos textos do Guga, a gente nem se preocupa mais em destacar -, o conteúdo revela uma posição super-saudável de liberdade frente a uma infinita hipocrisia. Destaco a observação sobre o tempo do político ser gasto quase inteiramente com a obsessão de se manter no poder, e também o comentário final sobre a imposição que nos transforma em catadores de lixo.

[Sobre "Voto fulo"]

por Faiçal Carvalho
14/10/2006 à
00h02

Julio Daio Borges
Editor

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês