busca | avançada
74821 visitas/dia
1,8 milhão/mês
Segunda-feira, 26/9/2005
Cultura FM Reloaded
Julio Daio Borges


Eu estava em uma das aulas do Milton Hatoum quando ouvi aquela voz rouca inconfundível do Estação Cultura: era a Gioconda Bordon fazendo uma pergunta. No intervalo, na Casa do Saber, não agüentei e abordei minha apresentadora predileta em matéria de happy hour.

A conversa engrenou entre um copo de vinho e outro — naquela época eu ouvia o Estação Cultura praticamente todos os dias; aproveitei o ensejo para sugerir uma pauta sobre "internet e novas tecnologias" — uma pauta cultural, portanto. A Gioconda topou. No dia seguinte, mandei um e-mail de confirmação.

Acontece, porém, que a Gioconda ficou tão impressionada com o Digestivo Cultural que praticamente me obrigou a falar dele no programa. Logo, uma pauta que seria antes sobre internet & novas tecnologias — numa entrevista de, no máximo, trinta minutos — se converteu num programa inteiro de uma hora (metade sobre o Digestivo Cultural).

Me preparei sobremaneira, como sempre faço: e levei material não para um programa, mas para vários... Só de música, levei um CD com dez faixas e aproximadamente meia-hora de trilha sonora. (Eu sabia que não conseguiria aproveitar nem metade, mas eu queria estar bem preparado.)

Resumi o meu currículo em uma lista de tópicos em uma página e enchi uma outra só com sites e blogs que eu gostaria de ter abordado (para quem pretende destrinchar a internet de uma maneira inteligente e cultural). Entre os tais — cito os que não são tão óbvios —: Wired, Wired News, Arts & Letters Daily, Salon, Slate, ALT 1040 e John Battelle's Searchblog (o livro dele ainda não havia sido publicado).

Fora os podcasts. Eu queria ser o primeiro a tocar podcasters em Freqüência Modulada (sei que não fui); o primeiro a tocar determinados podcasts. Levei então outro CD só com programas (ou trechos) de meus heróis daquele tempo (e da área): Guilherme Werneck, Fred Leal e Alexandre Aguiar (hoje sei que não é mais novidade citá-los, quando até a Trip consegue encartá-los em suas páginas...).

O resultado você escuta agora. Clique aqui e ouça, Leitor.

Obrigado à Gioconda Bordon, mais uma vez. Obrigado à torcida toda.

Abraço forte e boa audição!

Julio Daio Borges
Segunda-feira, 26/9/2005

 

busca | avançada
74821 visitas/dia
1,8 milhão/mês