busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Segunda-feira, 21/8/2006
Perguntas & Respostas
Julio Daio Borges

1. Como surgiu o Quem Somos?
Surgiu um 2002, quando o site começou a ultrapassar a barreira dos amigos e dos "amigos dos amigos". Era uma maneira de explicar o que era o Digestivo Cultural para quem chegava por conta própria, sem nenhuma referência. Era, sobretudo, uma maneira de posicionar o Digestivo no mercado, com números - para os anunciantes.

2. Funcionou?
Em alguns aspectos, sim; em outros, não. As pessoas, efetivamente, ficaram sabendo o que era o Digestivo Cultural e quem era eu (se impressionavam com o meu currículo...). Mas, ao contrário do que eu imaginava, os anunciantes não se convenciam apenas com as estatísticas - tinham de ser localizados e convencidos ao vivo. Os Leitores foram fisgados quase sempre; os Anunciantes, nem sempre.

3. E quando surgiu a idéia do Novo Quem Somos?
Foi surgindo com o próprio amadurecimento do site. No início, nós mesmos tínhamos de dizer o quanto éramos bons, não possuíamos muitas informações objetivas para fornecer... Com o passar dos anos, esses dados da realidade, digamos assim, começam a aparecer, vão se acumulando - e o Quem Somos se escreve sozinho hoje mais do que é escrito por nós.

4. Por exemplo...?
Por exemplo, os primeiros Parceiros do Digestivo... Não havia um histórico de Parcerias quando a coisa começou em 2003, então o convencimento requeria muita conversa, muita argumentação - era um vínculo quase pessoal. Hoje, depois de quase três anos de Parcerias, os argumentos são: Livraria Cultura, Companhia das Letras, Casa do Saber, FGV... Percebe a diferença?

5. De um Quem Somos para outro, o que muda na estrutura?
O primeiro Quem Somos - falo aqui do texto - contava uma historinha do Digestivo, como ele começou, quem eram as pessoas... A idéia é transformar isso num histórico, com mais substantivos e menos adjetivos: feitos & datas - porque, com mais de 5 anos de existência, você já tem uma trajetória, não é mais uma promessa.

6. Mais na linha da FAQ...?
Sim. Porque você não conta simplesmente a história que você quer contar - para sair bem na foto -, mas a história que interessa saber... ao Leitor, ao Anunciante. A FAQ foi elaborada assim: quais são as dúvidas mais freqüentes? Vamos tentar respondê-las de uma vez? O resto é adendo.

7. Do Quem Somos original, o que permanece?
Permanece a Audiência e os Anúncios. A primeira porque continua ainda essa "sede" por números; na verdade, até incrementamos um pouco - com outras estatísticas que podem ser interessantes... E "Anúncios", quando eu falo, são os formatos - o tipo de coisa que a gente faz. O que é, como é, exemplos. De maneira bem direta, porque ninguém quer perder tempo.

8. O Modus Operandi também continua?
Continua, mas transformado numa espécie de "Mapa do Site" - que é o que as pessoas procuram. Eu, em geral, procuro num site novo, quando não entendo direito a navegação. Então o modus operandi, apesar desse nome dúbio, continua sendo o "manual de instruções", onde cada seção é descrita e esmiuçada em termos de objetivos e de atualização.

9. E o Expediente, qual é a idéia por trás dele?
Quando o Digestivo era menor, havia os Colunistas e o Editor - pra quê mais? Uma Ilustradora ou outra... Agora, além dos Colunistas, há os Colaboradores dos Especiais, há os Ensaístas quase fixos, há uma Ilustradora idem, uma Ilustradora-webdesigner... Agora estamos ensaiando um Revisor... A estrutura cresceu, é dinâmica e complexa. E eu faço questão de dar sempre os créditos.

10. Qual o maior desafio desse Novo Quem Somos?
Justamente, reproduzir o "estado" do Digestivo hoje. O site tem algumas vezes o tamanho do que tinha há alguns anos... Tem outras responsabilidades. O primeiro Quem Somos, eu acho, é o que você idealiza para o projeto, para o futuro; o segundo é a experiência acumulada, é mais como as pessoas enxergam a coisa, a posição que você chega a ocupar - que se confunde com aquela que você gostaria de ter ocupado... Um problema de identidade, no fim. Um problema de Quem Somos...!

Julio Daio Borges
Segunda-feira, 21/8/2006

 

busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês