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Quarta-feira, 20/2/2002
Digestivo nº 69

Julio Daio Borges

>>> SI HAY CONTRA, SOY CONTRA O Pasquim voltou. Apesar da mudança de nome, e das ressalvas feitas no editorial, o fato é que ele voltou. Não o mesmo, é claro. E nem teria como. Mas, mesmo que tivesse, a pergunta crucial (não feita) é: “O Pasquim [na melhor acepção do termo] faria sentido hoje em dia, como publicação?”. Para quem apóia essa volta, certamente que faria. Para quem observa de fora [não tendo participado das primeiras dentições e não tendo vivido intensamente a imprensa dos últimos trinta anos], não. E por que “não”? Porque o Brasil mudou, porque o País mudou. Se O Pasquim quiser, como quer, revolucionar novamente o jornalismo tupiniquim, terá de – pelo menos – apelar para outros “alvos” e outras “armas” que não sejam os mesmos das revistas e dos jornais que aí estão. Trocando em miúdos [sendo curto e grosso]: O Pasquim de agora [ao menos nesse primeiro número] não acrescenta absolutamente nada ao que aí está. E tudo por culpa do mesmo Pasquim. E tudo por culpa da sua importância. E tudo por culpa da marca e da influência, que o Pasquim original deixou na imprensa brasileira. Passando do atacado ao varejo: dizer que os Estados Unidos, a Direita e a Globo são os grandes "vilões", não é propriamente uma novidade; nem dizer que o Socialismo, a Esquerda e o Lula são os grandes "salvadores". Esse tipo de polarização não funciona mais, porque não dá mais conta da complexidade do mundo de hoje. Onde estão as nuances? Onde estão os semitons? Onde estão os degradés? Será que a Terra parou? Será que não é hora de tentar outra fórmula?
>>> O Pasquim 21
 
>>> NEM SEQUER VACILA AO ABRAÇAR O SAMBA Depois da fúria e da folia, para além das considerações do sambódromo, é hora de escutar o verdadeiro cancioneiro. Em 2001, o Ministério da Cultura, através da Ordem do Mérito Cultural, trouxe às lojas o CD “Clássicos do Samba”, pela Gravadora Eldorado. O disco reúne, como o próprio nome diz, a fina flor das escolas Império Serrano, Portela, Vila Isabel e Mangueira. Mas não sambas-enredo e nem todo aquele alarido da Marquês de Sapucaí. Traz, ao contrário, obras consagradas, de autores como Dona Ivone Lara, Candeia, Jamelão, Paulo César Pinheiro, Noel Rosa, Martinho da Vila, Cartola e Paulinho da Viola, na interpretação dos próprios (ou de Eliane Faria), acompanhados pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, e escoltados pelas Velhas Guardas da Portela e da Mangueira. É a voz do morro, em arranjos sofisticados, e em noite de gala. O repertório é extremamente acessível e não requer que se conheça toda uma genealogia do samba. Foram incluídas, por exemplo, “Preciso me Encontrar” e “Esta Melodia”, que a mainstream Marisa Monte converteu para o cool, respectivamente, em 1988 (no seu álbum homônimo, de estréia) e em 1994 (no cultuado “Cor de Rosa e Carvão”). Também “Piano na Mangueira”, da dupla Chico Buarque e Tom Jobim, gravada por ambos e, agora, entoada pelos graves de Jamelão. Igualmente, “Sonho Meu” (um êxito de Maria Bethânia) e “As Rosas não Falam” (composição imortal de Cartola). O projeto todo, assim como os arranjos, é de extremo bom gosto. Tipo exportação mesmo. Para se ter em casa, e para indicar a quem quer saber da boa música que já se fez no Brasil.
>>> Clássicos do Samba
 
>>> A ARTE DE FALAR MAL Para quem quer entender a arte pós-moderna (ou conceitual), o Mam trouxe a exposição “Além dos Pré-conceitos – Experimentos dos anos 60”. Tendo a curadoria da tcheca Milena Kalinovska, ex-diretora do Institue of Contemporary Art de Boston, o painel, montado a partir dos trabalhos de 21 artistas em 14 países, permite ao expectador compreender todo o ideário que embasava a crise e a posterior ruptura com o modernismo, desde os anos 50 até os 70. Segundo Kalinovska, que promoveu uma palestra quando da abertura, os realizadores (ali elencados) quiseram romper com toda “arte” anterior (por isso talvez sejam acusados, por tantos, de justamente não fazer arte, no sentido original). Para isso, abandonaram as formas convencionais (pintura, escultura, etc.) e seus respectivos materiais, buscando inspiração no dia-a-dia, na vida cotidiana. Daí a presença de objetos, naquela época, estranhos a uma galeria ou museu, como roupas, livros e utensílios. De repente, a comunicação que se estabelecia entre, por exemplo, um quadro e o seu observador não mais se aplicava a aquele contexto – o que obrigou, novamente, os artistas a forjar um novo tipo de contato com o seu público. Assim, estão expostas as caligrafias bisonhas, a escrita ininteligível, as folhas de papel em branco – que anunciavam uma nova era do relacionamento humano (talvez não exatamente refletida nesses artefatos). A ordem era – para usar uma palavra da moda – “interagir”, questionar, redefinir códigos e símbolos considerados “antigos”. Apesar dessa tendência ter se acentuado a cada década, persistindo até hoje – e testando sempre a paciência de quem não tem razão para concordar com tudo – é importante saber como a coisa toda começou. E o Mam nos oferece essa oportunidade. (Nem que seja para discordar depois.)
>>> A gênese da contemporaneidade além dos pré-conceitos
 
>>> O CONSELHEIRO TAMBÉM COME (E BEBE) Apesar das altas e baixas da grande rede, a gastronomia também está presente na internet. No Brasil, alguns sites se especializaram no assunto e – embora os retornos não tenham sido os esperados, afinal, eles permanecem estacionados há meses, sem inovações – continuam como uma opção para pesquisa, fornecendo informações bastante razoáveis aos visitantes. Dentre os destaques, está o “SeuRestaurante” que, aparentemente, não mereceu a devida divulgação, mas que apresenta uma das listas mais atualizadas e completas de estabelecimentos para se comer e beber. A única crítica a ele vai para esse mesmo aspecto: por ter se convertido num catálogo de acesso fácil, manteve outras seções de molho (desatualizadas) ou criou subitens que não passam de variações sobre o mesmo tema. Nesse sentido, quase que para suprir essa falha, surge o portal “Basilico”. Certamente apresentando o conteúdo mais rico e variado, com um time de colunistas de primeiríssima linha (dentro e fora da web). Merecem atenção as receitas, as entrevistas com personalidades que cozinham, e um curso de vinho, escrito por Ennio Frederico, ex-presidente da SBAV (Associação Brasileira dos Amigos do Vinho). Por outro lado, a ferramenta que permite ao usuário encontrar um lugar para almoçar ou jantar, replica o Guia Josimar Mello e não funciona a contento. Por último, o primeiro e mais conhecido, o “GuiaSP”. Ainda que nominalmente restrito à capital paulista, traz novidades semanalmente, enviando boletins aos internautas cadastrados. O problema é que fica só nisso, esquecendo-se, às vezes, de rever informações passadas que mudaram. Tem também canais específicos para Noite, Música, Artes e Espetáculos – contando com um recurso que é um tremendo diferencial: fornece mapas detalhados para todas as localidades cadastradas. Conforme visto, há que se melhorar um bocado. De qualquer jeito, existe toda uma gama de serviços inexplorados, que dependem não só de vontade para ser implementados, mas também da maturidade dos internautas para exigi-los e utilizá-los. Bon Apetit virtual.
>>> SeuRestaurante | Basilico | GuiaSP
 
>>> UNE JEUNE FILLE NORMALE “O fabuloso destino de Amélie Poulain” estreou na sexta-feira de Carnaval, com grandes chances de ser ignorado pela audiência. Mas não foi. Após o primeiro fim de semana, já repercutiu em comentários. O cinema francês passou os últimos tempos vegetando na ignorância do público brasileiro, e na covardia dos exibidores nacionais (que andam conservadores até mesmo para apostar em blockbusters). De qualquer forma, a saga de “Amélie Poulain” furou esse bloqueio (obviamente por causa de seu sucesso de milhões de expectadores na França), e, independentemente das querelas sobre seu “valor artístico”, pode implicar numa reconciliação com a cinematografia francesa, que não parou em truffauts e godards (como as cinematecas fazem crer). A história de “Amélie”, como um todo, pode soar banal. E talvez seja mesmo. A novidade está no “como” e não no “o quê”. As personagens são aquelas tipicamente parisienses: a menina criada por pais ausentes e insensíveis; o vizinho “pantouflard” (que não sai de casa), fechado em suas obsessões; a zeladora (“concierge”), feia e destrambelhada, sonhando com um amor antigo; o verdureiro, altivo e agressivo, humilhando os passantes e o irmão mais novo; etc. – uma fauna repleta de solitários, imersos em suas patologias. A partir disso, as piadas são engenhosas e até engraçadinhas, mas o que salta aos olhos é o aspecto plástico. Parece incrível, mas os franceses incorporaram a sucessão vertiginosa de imagens e o retrato quase caricatural dos atores e atrizes, emulando produções consideradas “de vanguarda” como “Corra Lola, Corra” (Alemanha, 1998) e “Magnólia” (Estados Unidos, 1999). Claro, os primeiros minutos evocam diretamente o narrador que atropela as palavras no início de “Jules et Jim”, mas, tirando isso, a influência “exterior” é patente, inclusive, no uso de cores e na trilha. Se a discussão técnica cansa um pouco, a diversão é garantida. “Amélie Poulain” é uma fábula sobre a metrópole, e seus zilhões de infelizes felizes.
>>> Le fabuleux destin d'Amélie Poulain
 
 
>>> Julio Daio Borges
Editor
 

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