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Sexta-feira, 20/10/2006
Les Indispensables

Julio Daio Borges




Digestivo nº 300 >>> Enquanto o formato CD atingia o auge e depois a queda, a imprensa musical não se animou a soltar novos títulos. Havia outras maneiras mais interessantes de se perder dinheiro, diziam. Por exemplo, com uma amante argentina. O irônico, ainda no tocante a publicações musicais, é que hoje a mesma Argentina serve de modelo para o Brasil. A Argentina não teve a sua Bizz – pelo menos, não com esse nome –, mas está na nossa frente com a sua versão da Rolling Stone (igualzinha à original, só que em espanhol) e com a sua adaptação para Les Inrockuptibles (esta uma revista inicialmente francesa). Por aqui, temos assistido às campanhas agressivas da velha Bizz (as últimas duas edições, respectivamente, com John Lennon e Renato Russo) e há quem anuncie a Rolling Stone brasileira (para quem não se lembra, já em sua segunda encarnação). Em termos de periódicos, e considerando-se o ocaso do CD (e do DVD), é um boom editorialmente tardio. Primeiro, porque havia muito mais dinheiro circulando, no reino da indústria fonográfica, nos anos 90. Segundo, porque imprimir papel, depois da internet, não faz muito sentido (sobretudo para as novas gerações...). Embora o público seja outro, os publishers parecem se inspirar no aumento recente da tiragem de uma New Yorker ou de uma Economist. No Brasil, vale repetir, é sintomático que o melhor site sobre música, nesse formato de revista eletrônica, seja ainda o CliqueMusic (do início do milênio, mas abandonado logo depois...). Apesar do TramaVirtual (outra proposta) e do Music News (mais uma newsletter). Será que uma nação musical como a nossa reencontrará sua fórmula? Não perca a resposta nos próximos, e emocionantes, capítulos.
>>> Los Inrockuptibles
 
>>> Julio Daio Borges
Editor
 

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